quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pura Coincidência - Opinião

Pura Coincidência

Nome do livro: Pura Coincidência
Nome original do livro: Disclaimer
Nome da Autora: Renée Knight
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 298 páginas










Sinopse: «E se de repente se apercebesse de que é o protagonista do aterrador romance que está a ler? Catherine tem uma boa vida: goza de grande sucesso na profissão, é casada e tem um filho. Certa noite, encontra na sua mesa-de-cabeceira um livro de título O perfeito desconhecido.»

Opinião: Quando, logo após o lançamento do livro, o vi numa livraria, fiquei apaixonada pela capa e pelo título. Li a sinopse e também a premissa do livro me parecia interessante. Comprei o livro mas foi apenas meses depois que decidi pegar nele, o que foi uma ótima decisão. 
A história segue a vida de uma família completamente normal até ao momento em que um livro, com a descrição da vida de uma das personagens, surge na vida deles e desvenda segredos do passado. 
Relativamente às personagens, eu não gostei completamente de absolutamente ninguém, além de me parecerem pessoas demasiado ingratas, o marido da personagem principal só sabe pensar em si próprio e o seu filho só se sabe auto-arruinar, enquanto que a personagem principal se mantém calada sem nunca realmente dizer o que pensa ou admitir as coisas. Depois temos ainda as personagens secundárias que, além de não terem escrúpulos, se recusam perdidamente a aceitar que talvez as coisas não seja bem como elas pensam. 
O livro em si é bastante intrigante e, durante as primeiras cem páginas, cada novo capítulo acaba por levantar apenas mais duvidas e, talvez por isso mesmo, essas primeiras páginas passem de forma muito lenta. Além disto, um dos narradores, o masculino, é completamente louco, o que torna estas primeiras páginas ainda mais estranhas. No final, gostei destas cem páginas? Gostei, só acho que, se o livro todo fosse escrito como é escrito daí para a frente, poderia mesmo ser um livro de cinco estrelas, o que, infelizmente, não é. 
Depois temos, como em todos os bons livros, a reviravolta que eu achei que estava muito bem escrita, no entanto, eu já a esperava, então não foi todo aquele impacto que podia ter sido. 
O final esse sim, que eu gostei, foi completamente inesperado e deixou-me a pensar bastante. Consegui apenas duas quotes mas gostei bastante de ambas. Em geral Pura Coincidência é um thriller muito bom e, acima de tudo, muito bem escrito. Recomendo completamente.
Boas leituras.
4 em 5 estrelas

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Para ser um escritor, para ser um bom escritor, a pessoa precisa de coragem. Precisa de estar preparada para se expor. Precisa de ser corajosa.» - Página 21
  • «O acto de manter aquele segredo só para si quase se tornou maior que o próprio segredo.» - Página 32 

Sem comentários:

Enviar um comentário