sábado, 10 de outubro de 2015

Os Homens Que Odeiam as Mulheres - Resenha

Os Homens Que Odeiam as Mulheres


Sinopse: "O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar."

Nome do livro: Os Homens Que Odeiam as Mulheres
Nome do Autor: Stieg Larsson
Editora: Bis Editora
Número de páginas: 551 páginas
Resenha: Depois de tanto ouvir falar desta (ex) trilogia, decidi dar-lhe uma chance. E, lamento para aqueles que adoram estra trilogia, mas, embora eu tenha gostado, não a achei nada de mais.
O livro vai acompanhar o Mikael, um jornalista, sócio da revista Millenium, que se vê envolvido num escândalo por difamação. Afastado do jornalismo, Mikael vai envolver-se num mistério que envolve uma família muito poderosa e, assim, conhecer a Lisbeth, uma hacker, que o vai ajudar a desvendar este mistério à medida que descobrem coisas obscuras sobre a família Vanger.
O prólogo começa logo muito misterioso, o que eu gostei muito.
Os capítulos vão alternando entre acompanhando o Mikael e acompanhando a Lisbeth. A Lisbeth Salander é uma personagem incrível e viciante, embora por vezes tenha atitudes fechadas que me irritaram bastante e me fizeram gostar um bocadinho menos dela.
Uma das coisas que menos gostei mas que era (quase) inevitável foi o facto de a família Vanger ser tão grande que chega a uma altura que uma pessoa já está confusa e não sabe quem é que é quem.
Uma das ideias que temos é que a Lisbeth vai logo conhecer o Mikael mas isso ainda demora bastante a acontecer, e a primeira metade da história é demasiado lenta, parece quase que é a introdução a toda a ação que vai acontecer depois.
Outra coisa que não gostei foi a relação que o Mikael desenvolve com uma das personagens, que eu achei quase que nojenta.
Uma das pessoas ligadas a estes segredos obscuros da família era bastante óbvio e a forma como o Mikael reage quando descobre é simplesmente estúpida e mal pensada, isso irritou-me bastante. Por outro lado, o que acontece à sobrinha-neta do Henrik Vanger é bastante surpreendente.
Não sei quando ou se vou ler a continuação, mas é um livro que recomendo sim.
Boas leituras. 

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Toda a gente tem segredos. É só uma questão de descobrir quais são.» - Página 123
  • «Toda a gente tem de ter qualquer coisa em que acreditar.» - Página 302

Sem comentários:

Enviar um comentário