City
Nome do livro: City
Nome do Autor: Alessandro Baricco
Editora: Difel
Número de páginas: 266 páginas
Sinopse: «Este livro intitula-se City. Estou consciente de que, depois de Seda, teria sido melhor encontrar algo que soasse um pouco diferente. Mas este livro está construído como uma cidade, como a ideia de uma cidade. Gostava que o o título o dissesse. Agora di-lo.
As histórias são bairros, as personagens são ruas. O resto é tempo a passar, vontade de vaguear e necessidade de olhar. Viajei por City durante três anos. O leitor, se quiser, poderá percorrer o meu caminho. É isso que é o bom, e o difícil, de todos os livros: pode-se viajar na viagem de outra pessoa?
Assim, para que conste, queria dizer que pela primeira vez escrevi um livro que, pelo menos em parte, se desenrola nos dias de hoje. Há automóveis, telefones, autocarros, há até um televisor, a determinada altura há um senhor a vender uma caravana. Não há computadores, mas hei-de lá chegar, um dia. Entretanto descansei um pouco do esforço ao desenhar um ou dois bairros, em City, que deslizam para trás ao longo do tempo. Num, há uma história de boxe, nos tempos da rádio. No outro há um western. É muito divertido, e também muito difícil. Passamos o tempo todo a perguntar-nos como raio será que iremos escrever o tiroteio final.
Quanto aos personagens - as ruas - há um pouco de tudo. Há um que é gigante, um que é mudo, um barbeiro que à quinta-feira corta o cabelo de graça, um general do exército, muitos professores, pessoas que jogam à bola, um menino negro que joga basquete e acerta sempre. Pessoas assim.
Há um rapazinho chamado Gould e uma rapariga chamada Shatzy Shell (nada a ver com o da gasolina).
Vou sentir a falta deles.»

Esta opinião talvez seja das mais difíceis que algum dia vou ter de escrever, não só porque tive uma grande relação de amor-ódio com o livro, mas também porque, honestamente, ainda não consegui perceber bem sobre o que se trata.
City é, supostamente, um livro onde acompanhamos o que se passa na vida das pessoas da cidade. No entanto, seguimos maioritariamente Gould, um rapaz génio, Shatzy Shell, uma rapariga contratada para tomar conta dele, e dois homens que andam sempre com Gould. A história vai-se desenrolando a partir da vida destas personagens da forma mais estranha possível.
Comecei o livro exatamente sem saber nada sobre ele uma vez que a sinopse pouco ou nada dá sobre a história, e estava, honestamente, com algum receio.
O início do livro não ajudou uma vez que, logo o início em si, foi bastante estranho, e ao fim de 50 páginas eu estava muito confusa com a história e ainda não tinha percebido qual era a ação do livro em concreto, na verdade, esta sensação foi muito semelhante àquela que senti enquanto lia o Para Onde Vão os Guarda-Chuvas do Afonso Cruz.
Esta sensação deveu-se, não apenas pelo que referi anteriormente, mas também pela forma de escrita do autor que, ou escreve parágrafos compridos e super descritivos, que junto com a história esquisita, acaba por deixar o livro super aborrecido, ou escreve páginas inteiras de diálogo, sem usar uma única vez um travessão seguido da reação da personagem ao que tinha dito ou ouvido ou qualquer ideia de movimento, simplesmente diálogo.

Ao fim de 120 páginas, eu estava mais confusa do que nunca e já não conseguia sentir qualquer interesse ou curiosidade em terminar o livro. No entanto, sigo a filosofia de que um livro pode ser mau, mas o final pode compensar e ser incrível, então continuei. Mais 30 páginas, e a história continuava sem nexo, além de que parecia que o autor queria contar demasiadas histórias ao mesmo tempo e isso acabou por fazer do livro uma confusão de nomes e acontecimentos. O livro assemelhava-se agora, na minha mente, a uma causa perdida. A um daqueles livros que poucas vezes apanhamos na vida e que acabamos a dar uma estrela... porque não podemos dar zero. No entanto, milagres acontecem pelos vistos, chegamos à página 230 e o livro começa a ficar bom. Porquê? Porque a Shatzy Shell, que como o autor diz constantemente não está relacionada com a gasolina, começa a contar um western que ela está a escrever. E, honestamente, se este western fosse vendido em separado, eu comprava sem pensar duas vezes, a história dela é fantástica (se não quiserem saber do que se trata sigam para o próximo parágrafo) e passa-se numa terra em que o tempo está parado, as pessoas têm doenças e o corpo dói-lhes, mas elas não conseguem morrer, e é o que as pessoas querem, acham que já são velhas o suficiente para morrerem em vez de continuarem a viver cheios de doenças e de dores, então temos toda uma luta para fazer o tempo andar, à medida que vemos as pessoas que habitam essa terra, analisamos as suas peculiaridades e tentamos compreender todo o mistério que circunda aquele sítio parado no tempo.
O final do livro é bom, mas o final do western é maravilhoso. Honestamente, gostava que este fosse vendido em separado, porque ele é muito bom mas acaba por ser ofuscado pelo resto do livro, o que deve levar a que poucas pessoas leiam o suficiente ao ponto de chegar a esta parte maravilhosa, consequentemente, poucas tem a experiência de ler as palavras que acho serem as melhores do livro.
Assim sendo, recomendo muito, mas apenas pelo western e pelas frases boas que encontramos durante toda a obra. Atenção, não estou a dizer que é um mau livro, só não foi bom para mim, vi muitas opiniões de pessoas que amaram o livro, infelizmente não foi o meu caso.
Boas leituras.
(2 em 5 estrelas)
- «Com estas estradas na cara, velhice maldita, a mijar-se em cima de noite, o mal bastardo por baixo do cinturão, como uma pedra em brasa entre a barriga e o cu, nunca mais se faz dia, e quando nasce é um deserto de tempo vazio para atravessar, como é que cheguei aqui, eu?» - Página 118
- «Ouve-me bem, Gould: nunca encontrarás nada mais selvagem e primitivo do que dois intelectuais a bater-se em duelo. E nada mais desonesto.» - Página 165
- «Se perderes um cavalo podes fazer duas coisas: correr atrás dele, ou então ficares onde houver água e esperar que ele tenha sede. Na minha idade, corre-se mal mas espera-se divinamente.» - Página 229
City
Original Title: City
Author: Alessandro Baricco
Publisher: Difel
Pages: 266 pages
Synopsis: «This book is called City. I am aware that after Seda it would have been better to find something that sounded a little differently. But this book is built as a city, like the idea of a city. I would like the title to say so. Now say it.
The stories are neighborhoods, the characters are streets. The rest is time to pass, willingness to wander and need to look. I traveled through City for three years. The reader, if you want, can walk my way. This is what is the good, and the difficult, of all books: can one travel in another person's trip?
So for the record, I wanted to say that for the first time I wrote a book that, at least in part, takes place today. There are cars, telephones, buses, there is even a television, at some point there is a man selling a caravan. There are no computers, but I'll be there one day. In the meantime, I took some of the effort out of drawing one or two neighborhoods in City that slide backward over time. In one, there is a boxing history, in radio times. On the other there is a western. It's a lot of fun, and also very difficult. We spend all the time wondering how the hell we're going to write the final shoot-out.
As for the characters - the streets - there is a bit of everything. There is one who is a giant, one who is dumb, a barber who on Thursdays cuts hair for free, an army general, many teachers, people who play ball, a black boy who plays basketball and always hits. People like that.
There's a little boy named Gould and a girl named Shatzy Shell (nothing to do with gasoline).
I'll miss them.»

This opinion might be one of the hardest
I’ll ever right. Not only because I had a love-hate relationship with the book,
but because honestly, I still can’t really grasp what’s it about.
City is a book that, supposedly, you follow what happens to the life of
people of the city. However, most of the time we follow Gould, a boy that is a
genius, Shatzy Shell, a girl that was hired to take care of him, and two guys
that are always, with Gould. The story develops from the life of these
characters.
I started the book without knowing nothing
about it since the back cover gave little to none information about the story
itself and, honestly, I was afraid.
The beginning of the book didn’t help. It
was very odd and, after 50 pages, I was so confused about the story and I still
had no clue about what the plot was. I had this same feeling when I read Para Onde Vão os Guarda-Chuvas by Afonso
Cruz (this is a Portuguese book that it hasn’t been translated into English as the
date of this opinion).
The feeling of reading the book itself is,
honestly, very weird. Not just because of the absence of a clear plot, but also
due to the writing of the author. The book could either have long and super
descriptive paragraphs that, alongside the weird story line, makes the book
super boring. The over use of dialog without the reaction of a character also
supports this thought.
After reading 120 pages, I was more
confused than ever and I had no real interest in reading the book. However, my
motto is “a book might be bad, but the ending might be amazing”, so I kept
reading. 30 pages after? The storyline still made no sense. The author seemed
to be trying to tell way too many stories at the same time, making it a melting
pot of people and events. This book was, in my mind, a lost cause. One of those
book that you get to your hands in life and you end up giving one star because,
well, you can’t give 0.
However, miracles happen. We get to page
230 and the books starts to get good. Why? Because Shatzy Shell (not related to
the gas station, as the author constantly says), starts telling a western that
she’s writing. Honestly, if that western was a stand-alone book, I would buy it
with blinking. The story is amazing (if
you don’t want spoilers, go to the next paragraph). It happens in a land where
time is frozen. People are ill and their body aches, but they cannot die. But
that’s what they want, they have reached a certain age and they just want to
die instead of living sick. So, there’s a whole struggle to make time move
again. All of this while we see the people that live there, analysing their
peculiarities, and trying to understand why the heck time stopped there.
The end of the book is good, but the end of
the western is marvellous. Honestly, as I said before, I wish there was a
stand-alone book for this part. It is so good, but it’s overshined by the rest
of the book.
With this said, I recommend this book, but
just because of the western and thanks to the quotes you can find throughout
the book. Be careful, I’m not saying the book is horrendous, I just didn’t
enjoy it.
Good readings.
(2 out of 5 stars)
- «With these roads on my face, marks of old age, pissing on me at the top of the night, the bad bastard under the belt, like a burning rock between the stomach and the ass, it is never day, and when it is, it’s a desert filled with empty time to cross. How did I get here, me?» - Página 118
- «Listen to me: you will never find something as savage and primitive as two intellectuals battling on a duel. And nothing more dishonest.» - Página 165
- «If you lose a horse you can do one of two things: you can either run after it or you can stay where there’s water and wait until it’s thirsty. At my age you barely run, but you wait divinely.» - Página 229
Sem comentários:
Enviar um comentário