sábado, 31 de dezembro de 2016

Illuminae - Opinião

Illuminae

Nome do livro: Illuminae
Nome original do livro: Illuminae
Nome do livro no Brasil: Illuminae
Nome dos Autores: Amie Kaufman e Jay Kristoff
Coleção: Illuminae
Editora: Nuvem de Tinta
Número de páginas: 599 páginas
Sinopse: «Estamos em 2575 e duas empresas rivais estão em guerra por um planeta que fica para lá dos confins do Universo. Infelizmente, ninguém se lembrou de avisar os habitantes do malogrado planeta Kerenza. Debaixo do fogo inimigo, Kady e Ezra, que acabaram de se separar, tentam fugir numa frota de evacuação composta por três naves diferentes: Kady e a mãe ficam numa; Ezra, noutra. 
Como se não bastasse estarem a ser perseguidos por naves inimigas que tentam aniquilar as últimas testemunhas da catástrofe em Kerenza, uma praga mortífera deflagra a bordo da nave. Kady descobre que o sistema de inteligência artificial da frota, que deveria protegê-los, poderá ter-se transpoformado no seu pior inimigo. Quanto tenta descobrir a verdade, torna-se claro que só Ezra, a quem jurou nunca mais dirigir a palavra, poderá ajudá-la a impedir uma calamidade.»

Opinião: Não sou, nem nunca fui, fã de ficção científica. Adoro ficção mas o espaço e as naves nunca me puxaram tanto como mundos criados a partir da ideia da terra. No entanto, fiquei complestamente rendida a este livro. 
O início do livro é logo interessante quando nos é apresentado um email enviado de um grupo Illuminae para um diretor que nós não sabemos quem é no qual diz que está anexado o relatório da aventura que quase matou o remetente, a partir daí o livro conta-nos a história de como um planeta foi invadido e a sua população teve de fugir em naves enquanto foram perseguidos e uma doença mortífera se espelhava tudo em forma de emails, relatórios, descrições de câmeras de segurança, entre outros. 
Acho que o que mais gostei neste livro todo foi mesmo o humor das personagens principais, a Kady e o Ezra, que tinham as melhores piadas e as melhores reações possíveis. Relativamente a estas personagens adorei ainda a confiança que têm um com o outro que fez com que eu adorasse a relação entre eles.  
Nas primeiras páginas a ação e o mundo ficam um bocado confusos porque somos colocados do nada na história, no entanto, à medida que o livro avança o que se passa vai ficando mais nítido e ao fim de umas páginas o leitor já percebe tudo o que se passa e vai ficando cada vez mais curioso. 
Houve ainda momentos em que eu realmente me surpreendi bastante e tudo o que eu pensava saber mudou. 
Depois temos a incrível, e completamente louca, RADIA, a inteligência artificial, que se encontra danificada nalgumas partes, de uma das naves que é espetacular e dá muita mais emoção ao livro. 
O final deixou-me a pensar duas coisas: "A Kady é a melhor personagem de sempre" e "Oh. Meu. Deus. Aquele final!!". Portanto leiam este livro incrível, escrito de uma forma super original, e digam-me o que acharam. 
Boas leituras. 
(4.5 em 5 estrelas)
Quotes/Melhores Momentos:
  • «Pensar mata-nos, é o que nos ensinam.» . Página 45
  • «Mas são demasiado lentos. Demasiado pequenos. Demasiada carne. 
    • Danificada como estou, ainda assim sou mais do que mil deles. 
    • Que par tão estranho, ela e ele. 
    • Um duelo de códigos e electrões. 
    • Idade e juventude e cinismo e esperança.
    • Ele é mais rápido do que ela - de longe mais conhecedor. Mas ela. Ela não tem medo. Demasiado jovem para conhecer o fracasso e o medo que traz. Leva-o a lugares que ele não teria explorado sozinho. 
    • Ela é o catalisador. 
    • Ela é o caos. 
    • Percebo porque é que ele a ama.» - Página 279 
  • «Perdia todos os jogos. Mas continuava a insistir em jogar. 
    • Eu pensava na futilidade de tudo aquilo.
    • Se a definição de loucura é repetir o mesmo processo e esperar um resultado diferente, a maior parte da humanidade deve ser louca.» - Página 299

Booktrailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário