sábado, 31 de dezembro de 2016

As Dez Figuras Negras - Opinião

As Dez Figuras Negras

Resultado de imagem para as dez figuras negras asaNome do livro: As Dez Figuras Negras
Nome original do livro: And Then There Were None
Nome do livro no Brasil: O caso dos Dez Negrinhos
Nome da Autora: Agatha Christie
Editora: Edições ASA
Número de páginas: 190 páginas
Sinopse: «Dez desconhecidos que aparentemente nada têm em comum são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo. Nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino se encontra entre eles como se prepara para atacar uma e outra vez…»





Opinião: Depois de tanto ouvir falar da Agatha Christie eu quis ler um livro dela e acabei por escolher um dos mais famosos dela: As Dez Figuras Negras. 
Antes de mais deixem-me já avisar que não vou puder dizer muita coisa sem ser spoiler. A premissa da história é a seguinte: por algum motivo, dez estranhos são chamados a uma ilha. Quando lá chegam, inesperadamente, perdem contacto com o exterior e acabam por, um a um, serem assassinados. Assim, temos o medo de ser o próximo a ser morto, a tentativa de parar com as mortes e a desconfiança que reina entre as personagens. 
O meu maior problema com este livro acho que foram mesmo os nomes. Do nada somos apresentados a dez personagens diferentes com histórias diferentes e com profissões diferentes e, por vezes, acabava por me esquecer quem era quem e tive de ir atrás ver, mas nada que não possa ser ultrapassado ao escrever-se os nomes numa folha e quem são (como eu fiz, admito). 
Apesar de já ter ouvido falar muito da autora, o talento dela para a escrita conseguiu surpreender-me assim como o facto de que ela consegue dar um tom arrepiante à história com uma facilidade e subtileza louváveis. 
Algo que eu realmente gostei imenso é que, perto do final, ainda é difícil perceber qual vai ser o desfecho e o final é completamente inesperado e altamente lógico. Gostei bastante do livro e, por isso, recomendo muito. 
Boas leituras.
(4 em 5 estrelas)

Trailer da adaptação do livro:





Sem comentários:

Enviar um comentário