quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Persuasão - Resenha

Persuasão


Sinopse: "É em Persuasão, o último romance acabado de Jane Austen, que encontramos a sua heroína mais notável – Anne Elliot. Naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia, é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos. Uma história de amor, desenvolvida com profundidade e subtileza, proporciona o campo ideal para um estudo reflectido, que sustenta na sua linha de horizonte o complexo relacionamento entre os dois sexos, e no qual homem e mulher surgem como seres moralmente análogos."
Nome do livro: Persuasão
Nome da Autora: Jane Austen
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 253 páginas
Resenha: Depois de amar Orgulho e Preconceito, eu finalmente decidi dar uma chance a mais um da Jane Austen, e ainda bem que o fiz, porque este livro só reforçou a posição de Jane Austen no meu top 5 de autores. Embora não tenha sido tão bom como Orgulho e Preconceito, é um livro bastante bom.
Anne, a personagem principal deste livro, e Elizabeth, a personagem principal de Orgulho e Preconceito, são completamente opostos, pelo que Anne se deixou persuadir pelas outras pessoas 8 anos atrás, perdendo a oportunidade de casar com o amor da sua vida.
Anne é praticamente ignorada por todas as pessoas e ao mesmo tempo persuadida, é uma personagem bastante diferente das normais de Jane Austen, mas é uma verdadeira heroína cheia de coragem.
Agora, 8 anos depois, ele está de volta. Mas certas coisas mudam com o tempo, e a Anne vai perceber isso.
Logo no início dos livros achei que os nomes se tornavam um bocado confusos, mas ao fim de umas páginas umas pessoa vai se adaptando.
Por volta do meio, algumas coisas parecem que se arrastam, mas são momentos necessários à história, então esses momentos são facilmente esquecidos perante o resto do livro.
Embora o final fosse esperado, eu simplesmente adorei, achei o final super bonito e romântico.
No final, o livro tem uma mensagem enorme sobre a separação, a espera e o amor verdadeiro que consegue aguentar até anos separado.
Foi um livro bastante fácil e rápido de se ler, visto que Jane Austen tem uma maneira viciante de escrever.
É um livro que recomendo completamente a qualquer pessoa. Os pequenos pontos negativos serviriam apenas para retirar meia estrela a esta grande obra, e arredondando para cima dá 5 estrelas que são muito bem merecidas a esta grande escritora.
Boas leituras.

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Um marinheiro torna-se velho mais depressa do que qualquer outro homem.» - Página 26
  • «Que aqueles que desejam ser felizes sejam firmes!» - Página 93
Trailer da adaptação do livro para o cinema:


Resenha do filme AQUI 
Opinião do livro vs filme AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário