Eliza e os Seus Monstros
Nome da Autora: Francesca Zappia
Editora: Topseller Editora
Número de páginas: 400 páginas
Sinopse: «Na net, ela é mundialmente famosa.
Cá fora, ninguém sabe o seu nome.
No mundo real, ela é Eliza, uma miúda solitária, invisível e sem amigos. Online, ela é LadyConstellation, a famosa e anónima criadora de Monstrous Sea, um dos webcomics mais populares do mundo. Wallace é novo na escola. É um rapaz estranho, misterioso e que raramente fala. Mas na Internet ele é Rainmaker, o escritor da fanfiction de Monstrous Sea mais lida nos fóruns da série, e é seguido por mais de um milhão de fãs.
Os caminhos de Eliza e Wallace cruzam-se inesperadamente e, quando percebem que têm a mesma paixão por Monstrous Sea e a mesma forma de ver o mundo, surge uma relação improvável que vai alterar as suas vidas para sempre. No entanto, ambos julgam que o outro é apenas um fã comum de Monstrous Sea. Ela não sabe que ele é o seu maior fã, e ele não sabe que ela é a própria autora.
Um livro esplendoroso sobre a vida online e offline!»
Eliza e os Seus Monstros é um livro Young Adult muito diferente do normal. Através de capítulos contados na primeira pessoa, e intercalados com banda desenhada e histórias, Eliza, uma adolescente de 17 anos, conta-nos sobre a sua vida: como é ser uma das autoras mais famosas de banda desenhada publicada online, como é ninguém o saber, e os desafios diários que isso lhe causa, especialmente quando conhece Wallace, aquele que é o autor da fanfic mais famosa da sua própria história.
Fundo da Imagem: Página 397 de 'Eliza e os Seus Monstros' (na edição da Topseller) |
Não estou, de todo, a querer dizer que o livro é perfeito. Como em qualquer caso, tem as suas falhas: os pais, e os próprios irmãos mais novos da personagem principal irritaram-me em diversos momentos, mas até aí eu considero que a autora fez um bom trabalho. Afinal, que adolescente é que não se irrita constantemente com os pais e com o facto de "eles não compreenderem", e nós estamos a ver a história pelos olhos de uma adolescente, tinha de ser criado este ambiente em que o próprio leitor se sentisse a adolescente, e consequentemente aquela raivazinha a nascer por dentro.
Apesar de, como já referi, este livro se tratar de um Young Adult, considero que a autora abordou, com sucesso, temas mais pesados e, mesmo assim, não fez a situação parecer demasiado exagerada para adolescentes. A ansiedade ocupa um espaço importante neste livro e esse foi, aos meus olhos, um ponto positivo muito forte.
Simultaneamente, o desenrolar final da história não foi exagerado nem apressado. As coisas aconteceram ao ritmo que deviam acontecer e como deviam acontecer. Como aconteceria se esta situação fosse a realidade. Assim, e apesar de o livro não ser perfeito, é uma boa e rápida leitura, e eu recomendo bastante.
(4 em 5 estrelas)
"As pessoas destroçadas não se escondem dos seus monstros. As pessoas destroçadas deixam-se ser devoradas." - Página 337
Sem comentários:
Enviar um comentário