sexta-feira, 21 de julho de 2017

A Máquina do Tempo/The Time Machine - Opinião (Book Review)


If you can't read this in english, please click on the title of the post and try again

 Ler em Português      Read in English

A Máquina do Tempo

Nome do livro: A Máquina do Tempo
Nome original do livro: The Time Machine
Nome da Autora: H. G. Wells
Editora: Europa-América
Número de páginas: 105 páginas
Sinopse: «No final da época vitoriana, um cientista inventa a Máquina do Tempo e viaja até ao ano 802, 700, onde encontra tudo mudado. Nesta época, muito mais utópica, as criaturas que encontra pareciam viver em perfeita harmonia. O Viajante do Tempo pensa poder estudar estes magníficos seres humanos, desvendar-lhes os segredos e regressar ao seu tempo. Até que descobriu que a sua invenção, o seu passaporte para a fuga, tinha sido roubada...»


A minha principal curiosidade quanto a este livro deve-se à fama que ele tem no género da ficção científica.
No entanto, o livro não tem nada a ver com o que eu esperava. De uma forma geral, o livro acompanha a descrição da viagem do tempo de um cientista que viaja milhares de anos para o futuro e que o encontra completamente diferente, sendo o planeta Terra habitado por criaturas estranhas que o cientista vai procurar estudar. A sua curiosidade acaba por o levar a ter de enfrentar o problema de recuperar a sua máquina do tempo roubada por essas mesmas criaturas.
O livro não me convenceu logo no início, em parte devido ao excesso de explicações científicas que, durante várias páginas, acabaram por arrastar a leitura. 
Entretanto, quando eu estava à espera de se iniciar uma viagem no tempo, começa uma descrição extremamente longa e chata da viagem ocorrida já no passado.
Só no final de cerca de 70 páginas, é que o livro acabou por se tornar mais interessante quando a própria viagem se torna mais curiosa, no entanto, ter de esperar tantas páginas para um livro tão pequeno melhorar não é um bom sinal. 
O livro foi, para mim, extremamente aborrecido e arrastado, em parte pela descrição da ação, e em parte pela ação em si. No entanto, mais para o final, o livro apresentou uma melhoria e, o final, acabou mesmo por ser feito de uma forma interessante e inesperada que lhe valeu um aumento do número de estrelas que recebeu.
Apesar de não ter sido tão bom como eu esperava, é um clássico do género da ficção científica e, apesar de arrastar um bocado a ação, é rápido de ler, além do final ser realmente muito bom. Por estes motivos, é um livro que recomendo.
Boas leituras. 
(3 em 5 estrelas)

  • «A Natureza nunca apela à inteligência senão quando o hábito e o instinto se tornam irrelevantes. Não existe inteligência onde não existir mudança nem necessidade de mudança.» - Página 90


The Time Machine (1960)

Sem comentários:

Enviar um comentário