quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Red Queen (A Rainha Vermelha) - Resenha

Red Queen


Sinopse: "Este é um mundo dividido pelo sangue - vermelho ou prateado.
Os vermelhos são plebeus, governados por uma elite de prateados que tem poderes divinos. E para a Mare Barrown, uma rapariga de 17 anos com sangue vermelho da pobre e arrasada Stilts, parece que nada nunca vai mudar.
Isto é, até que ela consegue um trabalho no Palácio dos Prateados. Aqui, rodeada pelas pessoas que ela mais odeia, Mare descobre que, apesar do seu sangue vermelho, ela própria possui um poder mortal. Um que ameaça destruir a balança do poder.
Com medo do potencial da Mare, os prateados escondem-na à frente de todos, declarando-a uma princesa prateada à muito perdida, agora noiva de um príncipe prateado. Apesar de saber que um passo em falso iria significar a morte, Mare trabalha silenciosamente para ajudar a Guarda Vermelha, um grupo de resistência militar, e para destruir o regime dos prateados. 
Mas este é um mundo de traições e mentiras, e a Mare entrou numa perigosa dança - Vermelhos contra prateados, príncipe contra príncipe, e a Mare contra o seu próprio coração...
O poder é um jogo perigoso."

Nome do livro: Red Queen (A Rainha Vermelha)
Nome da Autora: Victoria Aveyard
Editora: Orion Books
Número de páginas: 383 páginas
Resenha: Já tinha ouvido falar tão bem deste livro que o comprei diretamente em inglês, e não me arrependo nem um bocadinho.
Ouvi bastante críticas a este livro, e até que percebo que realmente as pessoas achem essa coisa toda de revolta do povo e da faísca para a revolução muito parecido com Hunger Games, mas não acho que tenha grande coisa a ver com a Seleção, como algumas pessoas dizem.
E é exatamente relacionado com isso uma das únicas críticas que tenho a fazer ao livro: a história é um bocado cliché em algumas partes.
Uma coisa que me deixou um bocado confusa neste livro, é que não parece haver um triângulo amoroso, mas sim um quadrado. Pode ter sido só impressão minha, mas além dos príncipes, acho que ainda existe ali qualquer coisa com o melhor amigo, apesar de o romance nestes livros nem ser assim algo muito principal, eu gostei disso. Mas passei o livro todo a preferir que ela ficasse com um e depois preferia com outro, e acabei a achar que ela devia era ficar sozinha porque os dois (e desculpem a forma como vou dizer) só fazem merda.
O livro tem bastantes revelação e plot twists inesperados, apesar de que muito gente ficou chocada com algo que eu já meio que esperava.
A única outra coisa negativa que tenho a apontar ao livro é a incerteza da Mare, nem ela sabe o que quer, de quem gosta ou de que lado está, e passa o livro a mudar, torna-se bastante irritante. Isso fez o livro perder meia estrela, passando para 4.5, que dá 5 arredondando para cima.
A última frase do livro arrepiou-me toda e deu-me imensa vontade de ler o próximo. A linguagem usada pela autora no livro, permite uma leitura muito rápida, mesmo em inglês. 
Agora para quem quer ler em inglês: este é um livro minimamente fácil de ler em inglês. Tem sim algumas palavras mais difíceis, mas nada que uma pessoa com um lápis e um tradutor ao lado não consiga perceber. Podem sempre ler as frases abaixo para terem uma ideia de como é o inglês do livro, e vão ver que não é um muito difícil.
É um livro que recomendo imenso, e estou completamente ansiosa pelo segundo.
Quotes/Melhores Momentos (tradução no sublinhado):
  • «Their blood is a threat, a warning, a promise. We are not the same and never will be.» (O sangue deles é uma ameaça, um aviso, uma promessa. Nós não somos o mesmo e nunca seremos.) - Página 9
  • «In school, we learned about the world before ours, about the angels and gods that lived in the sky, ruling the earth with kind and loving hands. Some say those are just stories, but I don't believe that. The gods rule us still. They have come down from the stars. And they are no longer kind.» (Na escola, nós aprendemos sobre o mundo antes do nosso, sobre os anjos e deus que viviam no céu e governavam a terra com bondade e amor. Alguns dizem que isso são só histórias, mas eu não acredito. Os deuses ainda nos governam. Eles desceram das estrelas. E eles não são mais bondosos.) - Página 11
  • «I'm a shadow, and no one remembers shadows.» (Sou uma sombra, e ninguém se lembra das sombras.) - Página 43
  • «As beautiful as this world is, it's just as dangerous. People who are not useful, people who make mistake, they can be removed. You can be removed.» (Por muito bonito que o mundo seja, tem o mesmo de perigoso. Pessoas que não são úteis, pessoas que cometem erros, elas podem ser removidas. Tu podes ser removida.) - Página 92
  • «I used to think there was only the divide, Silver and Red, rich and poor, kings and slaves. But there's much more in between, things I don't understand, and I'm right in the middle of it. I grew up wondering if I'd have food for supper; now I'm standing in a palace about to be eaten alive.» (Eu costumava pensar que só haviam as divisões prateados e vermelhos, ricos e pobres, reis e escravos. Mas há muito mais no meio, coisas que eu não entendo, e eu estou mesmo no meio de isso. Eu cresci a perguntar se teria comida para sobreviver; agora estou aqui no palácio prestes a ser comida viva.) - Página 96 
  • «Behind every false smile is a reminder: they are watching. Every eye scaping over me, looking for cracks and imperfections (...) but I cannot break.» (Por detrás de cada falso sorriso está um aviso: eles estão a assistir. Cada olho aguçado sobre mim, à procura de uma falha e imperfeições (...) mas eu não me posso quebrar.) - Página 108
  • «In the fairy tails, the poor girl smiles when she becomes a princess. Right now, I don't know if I'll ever smile again.» (Nos contos de fadas, a rapariga pobre sorri quando se torna uma princesa. Neste momento, eu não sei se algum dia voltarei a sorrir.) - Página 114
  • «Words can lie.» (Palavras podem mentir.) - Página 134
  • «I see a world on the edge of a blade. Without balance, it will fall (...) You don't know how precarious things are, how close this world is to falling back into ruin.» (Eu vejo um mundo no limite de uma lâmina. Sem balanço, ele vai cair (...) Tu não sabes o quão precárias as coisas são, o quão perto este mundo está de cair em ruínas.) - Página 151
  • «Revolution needs a spark. (...) And even sparks burn.» (Revoluções precisam de faísca. (...) E até as faíscas queimam.) - Página 191
  • «A soldier doesn't blink until the battle is won.» (Um soldado não pestaneja até que a batalha esteja ganha.) - Página 204
  • «It's our nature (...). We destroy. It's the constant of our kind. No matter the color of blood, man will always fall.» (É a nossa natureza (...). Nós destruímos. Não importa a cor da sangue, O Homem vai sempre cair.) - Página 227
  • «I am finally learning my lesson. Anyone can betray anyone.» (Estou finalmente a aprender a minha lição. Qualquer pessoa pode trair outra pessoa.)- Página 338
  • «The truth doesn’t matter. It only matters what the people believe» (A verdade não importa. Só importa aquilo em que as pessoas acreditam) - Página 342
  • «One day your lies will strangle you (...). My only regret is I won't be alive to see it.» (Um dia as tuas mentiras vão estrangular-te (...). O meu único arrependimento é que eu não vou estar viva para o ver.) - Página 352
  • «The truth is what I make it. I could set this world on fire and call it rain.» (A verdade é o que tu constróis. Eu podia colocar o mundo em chamas e chamar-lhe chuva.) - Página 352
  • «I told you to hide your heart once. You should have listened.» (Eu disse-te uma vez para esconderes o teu coração. Tu devias ter ouvido.) - Página 354
  • «Many things led to this day, for all of us. A forgotten son, a vengeful mother, a brother with a long shadow, a strange mutation. Together, they’ve written a tragedy.» (Muitas coisas levaram a esta dia para todos nós. Um filho esquecido, uma mãe vingativa, um irmão com uma longa sombra, uma estranha mutação. Juntos, eles escreveram uma tragédia.) - Página 355
  • «I have lived that life already, in the mud, in the shadows, in a cell, in a silk dress. I will never submit again. I will never stop fighting.» (Eu já vivi aquela vida, na lama, nas sombras, numa cela, num vestido de ceda. Eu não me vou rebaixar nunca mais. Eu nunca vou parar de lutar) - Página 382

Sem comentários:

Enviar um comentário