terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Relíquia - Resenha

A Relíquia

Sinopse: "A acção centra-se em torno de Teodorico Raposo – o protagonista e narrador.
Teodorico vivia com uma velha tia, rica e muito devota. Por influência de um amigo, Dr. Margaride, decide aproximar-se da tia e traçar uma estratégia para herdar a avultada fortuna da velha senhora. Para tal, mostra-se (falsamente) religioso e devoto.
Pede à tia que lhe financie uma viagem a Paris, mas esta recusa-se terminantemente afirmando que Paris era a cidade do vício e da perdição. A tia manda-o, então, numa peregrinação à Terra Santa."
Nome do livro: A Relíquia
Nome do Autor: Eça de Queirós
Editora: Europa-América
Número de páginas: 202 páginas 
Resenha: Sendo Eça de Queirós um dos maiores autores da literatura portuguesa, eu esperava muito deste livro e fui completamente dececionada.
O livro gira em torno de Teodorico Raposo, que vive com a sua tia, uma mulher irritante e demasiado devota que considera tudo pecado.
Mas pior do que a tia, é o Teodorico, que é tão manipulador que se torna desprezível. Pois ele passa o livro todo a dizer que a tia nunca mais morre e que ele está muito ansioso que isso aconteça, mas em frente à tia ele quase que parece um padre.
Além disto, ele apaixona-se depressa de mais, e quando se apaixona parece que não vê mais nada nem ninguém à frente.
O livro no geral não tem uma história que realmente vicie ou faça uma pessoa querer saber mais, na verdade, é uma história bastante chata e eu arrastei o livro imenso tempo.
Gostei sim do final, mas o resto do livro foi muito mau.
Sendo que eu já li os Maias do mesmo autor, neste livro ele parece um autor mais envelhecido e mais aborrecido, não há tanta ação, é um livro que arrasta muito.
Quanto a esta edição, devo dizer que é horrível para ler porque tem uma letra demasiado pequena que dá umas dores de cabeça terríveis e que parece que nunca mais passa.
Não é um livro que eu realmente recomendaria, mas imensa gente adora o livro, então podem sempre dar-lhe uma chance.
Boas leituras.


Quotes/Melhores Momentos:

  • «A ignorância é uma fogueira que devora o homem - alimentada pelas enganosas sensações de vida que os sentidos recebem das enganosas aparências do mundo.» - Página 11
  • «E a cruz realmente neste soberbo século pertence mais à ourivesaria do que pertence à religião.» - Página 92

6 comentários:

  1. É o meu livro favorito do Eça! Decididamente, acho que nunca concordamos ahah xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah decididamente não. Mas quem sabe se fosse a ler agora talvez gostasse mais!

      Eliminar
  2. Já experimentou ler "A Capital", também do Eça de Queirós? Quero aproveitar para dizer-lhe que, "A Relíquia", não sendo, de facto, o melhor dos livros deste autor, aborda a fanática religiosidade do século XIX. Também posso recomendar, se me permite, "O Crime do Padre Amaro", é um excelente livro que satiriza o clero e também o fanatismo religioso. É evidente que terá de ler todos estes livros sabendo da ambiência portuguesa desse século e, sobretudo, estar ao corrente dos usos e costumes do povo português na época.
    Aceite o sincero abraço do português
    Armando Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      "O Crime do Padre Amaro" é um livro que tenho na estante e bastante curiosidade em ler. Admito que nunca ouvi falar de "A Capital", mas vou pesquisar sobre o livro.
      Realmente devo ter escolhido como segunda leitura do autor um dos seus livros 'menos interessantes' pois, comparativamente aos "Maias", este livro nem parecia do mesmo autor. Vou ver se leio os dois livros que recomenda então dele.
      Um abraço e boas leituras.

      Eliminar
    2. Excelente!... Comece pela "A Capital". Tem um início um tanto monótono mas não desista. A primeira parte mostra-lhe a vida de um pequeno lugarejo no interior do país, pachorrenta, sem sabor, recolhida, familiar, católica. A segunda parte, o "grosso" do livro,essa sim, dá-lhe a conhecer Lisboa no século XIX, os "golpes" de ocasião, as vigarices de colarinho branco, a sociedade hipócrita. Tenho a certeza que é um retrato fiel dos dias de hoje, em pleno século XXI.
      O meu abraço amigo e... seja feliz

      Eliminar
  3. Boa tarde.
    Não teria entrado no seu "blog" se não escrevesse sobre Eça de Queiroz. Este autor é uma "Instituição Literária" em todo o mundo; obrigação de leitura nos liceus de Portugal;traduzido em todas as línguas do mundo, até mesmo o Senegalês, uma língua rara. Ignorar Eça de Queiroz acontece a milhões de pessoas no universo, entre elas se encontra a Mad Costa. Não é crime, não é falta de vontade, não é coisa nenhuma... há mais escritores nas livrarias... penso que seja isso, não é?.
    Mais um abraço amigo

    ResponderEliminar