quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Red Dawn (Filme) - Resenha

Info: Em Red Dawn, uma cidade no estado de Washington acorda para a surreal situação de tropas estrangeiras a cair dos céus - os Estados Unidos estão a ser invadidos e a cidade deles é o alvo inicial. Rapidamente e sem aviso, os cidadãos encontram-se a si próprios sendo presos e a sua cidade sendo ocupada por inimigos. Determinados a lutar de volta, um grupo de patriotas jovens encontra refúgio na floresta, treinando e reorganizando-se num grupo de lutadores. Tendo como inspiração a mascote da sua escola, eles chamam-se a si próprios Wolverines, lutando juntos para se protegerem, libertarem os seus dos captores, e recuperar a liberdade.   
Nome do Filme: Red Dawn
Nome em Português: Amanhecer Violento
Duração: 01:33:21h
Género: Guerra
Ano do Filme: 2012
Resenha: Acabei agora de ver o filme e sinceramente não percebo o porque de este filme receber tantas criticas, porque eu simplesmente adorei. Eu não vi a versão do filme de 1984, então não posso comparar com essa. Mas sei bem o filme que vi e vai ser esse que vou comentar. 
Tal como diz na descrição do filme, passa-se num estado de Washington e segue dois irmãos: Jed, um militar da marinha Americana que veio passar uns tempos a casa e o Matt, o seu irmão mais novo que ainda se encontra na escola. 
Quando a sua cidade é invadida pela Coreia do Norte, eles conseguem escapar junto com alguns dos seus amigos e vão para a cabana da família na floresta - Neste caso não posso dizer muito mais ou seria spoiler. 
Jed decide treinar os rapazes para combater pois acha que é preferível lutar que render-se. A ideia dele é que este grupo (que se chamam a si próprios de Wolverines) mostre tanta violência e mostre tanto sangue, que faça as tropas recuar. Este grupo vai deixar as tropas bastante irritadas e pôr em risco toda a invasão. Mas ao mesmo tempo as pessoas começam a ouvir. Inclusive tem uma cena em que eles atacam os soldados que estavam de frente da prisão em que prenderam todos os que consideravam que podiam vir a ser traidores e todas as pessoas, os presos e os que estavam na rua, a começar a gritar 'Wolverines'. 
Sinceramente eu gostei do filme, muita gente o criticar (inclusive eu li muitas dessas criticas antes de o ver) e eu acho que não é nada do que falam. Eu gostei sinceramente e está nos melhores filmes de guerra que já vi (sendo que nessa lista o Fury - ou Fúria - está em primeiro lugar, obviamente). Bem, espero que vejam o filme e me digam se gostaram do filme ou não. 



Quotes/Melhores momentos do filme:
  • «When you're fighting in your own backyard, when you're fighting for your family, it all hurts a little and makes a little more sense. That's our biggest advantage. For them, this is just a place. For us, this is our home.» (Quando está a lutar no teu próprio quintal, quando estás a lutar pela tua família, tudo magoa um bocado e faz um bocado mais de sentido. Essa é a nosa vantagem. Para eles, isto é apenas um sítio. Para nós, isto é a nossa casa.)
  • «We inherited our freedom. Now it's up to all of us to fight for it.» (Nós herdamos a nossa liberdade. Agora cabe-nos a nós lutar por ela.)
  • «-It's a good day to die gentleman's (Está um bom dia para morrer senhores)
    • -Don't worry. Marines don't die. They just go to Hell and regroup.» (Não se preocupes. Marines não morrem. Eles apenas vão para o inferno e reagrupam.) 


Sem comentários:

Enviar um comentário