quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Adrian na Crise da Adolescência - Resenha

Adrian Mole na Crise da Adolescência


Sinopse: "Em plena adolescência, Adrian Mole continua profundamente atormentado pelos dramas e peripécias que se sucedem na sua vida. Como se não bastassem as borbulhas, as discussões dos pais e os arrufos com a sua amada Pandora, vê-se perante a mais inesperada das notícias – vai ter um irmão e... quase em simultâneo, um meio-irmão!! O que poderia acontecer-lhe de pior?"
Nome do livro: Adrian Mole na Crise da Adolescência
Nome original do livro: The Growing Pains of Adrian Mole
Nome no Brasil: Adrian Mole na Crise da Adolescência
Nome dos Autores: Sue Townsend
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 292 páginas
Resenha: Eu estava um bocado receosa para ler este livro pelo facto de ser para um público mais jovem e, no final, achei ainda mais problemas neste livro do que os esperados.
Este livro acompanha a história de Adrian Mole e é o seu 2º de muitos diários, e o facto do livro ser escrito em diário torna tudo mais interessante, mas de resto, não gostei de praticamente nada.
As personagens do livro são completamente malucas e irreais, isso vê-se logo pelo Adrian Mole em si que é tão ingénuo que quase dói ao leitor, e pelo facto dos seus pais serem completamente malucos (além de terem ambos amantes) e que a namorada do Adrian muda de paixão como quem muda de roupa, e não podem dizer que é por terem uns 12/13, porque neste livro já são mais velhos e não é algo que considero normal na idade das personagens.
Além disso, existem vários momentos do livro que não são, definitivamente, feitos para os mais novos, além de que mostra uma família onde realmente não gostam uns dos outros e demonstram isso abertamente, e isso não é algo que, na minha opinião, os mais jovens devam ler.
Mas, em geral, o maior erro foi, na minha opinião, as piadas forçadas. O livro está cheio delas e não me conseguiu fazer sorrir em nenhum desses momentos.
É um livro escrito de uma forma interessante sim, e como é para os mais novos espera-se que seja rápido de ler, mas este livro foi tortura só pelas personagens malucas e ingénuas e pelas piadas forçadas, além de que não consegui nenhuma frase/quote (que nos livros para os mais novos costumam aparecer nas lições de vida - que este livro não teve).
Para quem quer ler este livro, aviso que não acho que seja preciso ler o 1º, claro que se se ler o 1º ficasse a conhecer melhor as personagens, mas logo no início do livro tem um mapa familiar que explica tudo e que torna desnecessário lermos os outros.
Se recomendo o livro? Não, mesmo assim vou dar 2.5 estrelas porque, mesmo não tendo gostado, tenho a certeza que os mais novos iriam achar mais piada do que eu.

(2.5 em 5 estrelas)

Sem comentários:

Enviar um comentário