quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Uma Família Inglesa - Resenha

Uma Família Inglesa


Sinopse: "Entre os súbditos da rainha Vitória, residentes no Porto, ao principiar a segunda metade do século dezanove, nenhum havia mais benquisto e mais obsequiado, e poucos se apontavam como mais fleumáticos e genuinamente ingleses, do que Mr. Richard Whitestone.Por tal nome era em toda a cidade conhecido um abastado negociante de fino tato comercial e génio empreendedor, cujo crédito nas primeiras praças da Europa e da América, e com especialidade nos vastos empórios da Grã-Bretanha, se firmava em bases de uma solidez super abundantemente provada."
Nome do livro: Uma Família Inglesa
Nome do Autor: Júlio Dinis
Editora: Círculo de Leitores
Número de páginas: 402 páginas
Resenha: Sendo eu uma apaixonada pelas Pupilas do Senhor Reitor deste mesmo autor, decidi dar uma chance a outra das suas grandes obras. A princípio custou-me imenso entrar na leitura, mas quando consegui, acabei o livro muito depressa. E acho que esta é uma das características do Júlio Dinis, o início é tão lento que custa um pouco, mas quando uma pessoa lhe apanha o jeito é bastante rápido. Sendo que a partir do meio o livro tornar-se até bastante viciante e rápido de se ler.
Achei que a princípio o livro teve demasiadas referências literárias portuguesas da época em que foi escrito, então eu não estava a entender a maioria e isso estava a irritar-me imenso. Além disso, as personagens apresentadas são aquelas personagens tipo mesmo cliché, como a rapariga santa e pura, como que um anjo, que une a família, o rapaz que só quer saber de festa e o pai de família rico, conhecido e forte, achei muito cliché nesse aspeto.
O livro vai acompanhar Carlos, um rapaz que adora festas e que um dia, numa festa, se apaixona por uma rapariga sem saber quem é, sendo que depois descobre que é uma pessoa chegada à família mas de riqueza inferior.
Uma das coisas que mais gostei neste livro foi da mudança que Carlos apresenta, de uma pessoa que adora festas, para uma pessoa completamente apaixonada que prefere ficar em casa a pensar na rapariga de quem gosta do que se ir divertir com outras numa festa, essa mudança que se dá ao longo do livro é realmente incrível.
O livro é ainda uma excelente forma de ver como agiam as família inglesas que habitavam em Portugal e que tiveram um papel muito importante no desenvolvimento da cidade do Porto, e ainda como era a cidade antes.
Achei o final completamente esperado, mas isso é normal nas obras de Júlio Dinis. Como ele consegue escrever de uma forma boa, o facto de o final ser esperado acaba por nem influenciar muito a minha opinião sobre o livro.
É um livro que recomendo sim, embora não seja, na minha opinião, o melhor do autor, visto que As Pupilas do Senhor Reitor é uma obra com melhores personagens e uma história mais inesperada.
Boas leituras. 

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Mais se aprende na leitura meditada de um só livro, do que no folhear levianamente milhares de volumes.» - Página 20
  • «Mas quem é o governo? Eu não sei quem é o governo! Uns valdevinos, que hoje são tudo e amanhã não são nada...» - Página 87


Fotos do Porto, cidade onde se desenrola a ação do livro

Sem comentários:

Enviar um comentário