terça-feira, 18 de agosto de 2015

Frei Luís de Sousa - Resenha

Frei Luís de Sousa


Sinopse: "Drama representado pela primeira vez em 1843, publicado em 1844, é considerado a obra-prima do teatro romântico e uma das obras-primas da literatura portuguesa.
O enredo, inspirado na vida do escritor seiscentista Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho, tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina.
Na célebre memória 'Ao Conservatório Real' que acompanha a peça, Garrett critica o modo como na sua época se pretende fazer o drama, com um excesso de violência e de imoralidade, e alega ter desejado 'excitar fortemente o terror e a piedade', usando de contenção e simplicidade."
Nome do livro: Frei Luís de Sousa
Nome do Autor: Almeida Garrett
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 120 páginas 
Resenha: Sendo esta obra bastante conhecida em Portugal, decidi dar-lhe uma chance, mas devo dizer desde já que não vai para o meu top de livros deste ano.
Frei Luís de Sousa é uma peça de teatro entre a tragédia e o drama, que segue especialmente Madalena de Vilhena, uma mulher que tem muito azar na vida. Madalena era casada com D. João de Portugal que desapareceu na batalha de Alcácer Quibir onde Portugal perdeu o seu rei D. Sebastião. Durante 7 anos, Madalena procurou-o sem sucesso.E acabou por casar com outro homem, Manuel de Sousa Coutinho, mais tarde Frei Luís de Sousa, e tiveram uma filha, Maria.
O livro segue as paranóias de Madalena de que o primeiro marido possa regressar, tornando o seu segundo casamento inaceitável e a sua filha em bastarda. Tem ainda a vinda de um romeiro com notícias de D. João de Portugal.
Não acho que seja um mau livro, mas penso que tem partes demasiado exageradas.
A verdade é que D. Madalena é paranóica em demasia, mas o autor também exagerou no drama (mesmo para uma tragédia).
O Romeiro também tira ideias precipitadas sem sequer ter a certeza, mas tendo em conta a sua vida, eu até que percebo.
Não é um livro que eu realmente goste, embora se consiga ler em poucas horas. E algumas pessoas realmente adorarem o livro, o que eu respeito completamente.
O final foi o que eu achei mais exagerado, especialmente no que toca a Maria, que durante o livro se torna bastante irritante.
É difícil falar mais sem entrar em spoilers, então se querem saber, leiam o livro, apesar de não ser um livro que eu realmente fosse recomendar.
Boas leituras :)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Não há espectros que nos possam aparecer senão os das más ações que fazemos.» - Página 79 (numa versão mais antiga da Porto Editora)
Vídeo da adaptação do livro para o cinema:


Sem comentários:

Enviar um comentário