domingo, 5 de novembro de 2017

Milk and Honey/Leite e Mel - Opinião (Book Review)

(Post in english soon)
Milk and Honey

Nome do livro: Milk and Honey
Nome do livro em Portugal: Leite e Mel
Nome da Autora: rupi kaur
Editora: Andrews McMeel Publishing
(Editado em Portugal pela editora Lua de Papel)
Número de páginas: 208 páginas
Sinopse: «Leite e Mel é um conjunto de poesias sobre o amor, a perda, o abuso infantil e, finalmente, a cura. Transporta os leitores para momentos difíceis da vida, mas leva-os a descobrir neles a doçura e a fragilidade da vida, porque a doçura está em todo o lado, se estivermos abertos a recebê-la.
Leite e Mel é uma história de sobrevivência através da poesia. Para a autora, é o sangue, suor e lágrimas dos seus vinte e um anos.
Lançado originalmente pela própria autora na Amazon, o livro tornou-se tão famoso que não passou despercebido no mundo editorial e os seus direitos foram adquiridos.»

Neste momento, já quase todas as pessoas devem ter ouvido falar do livro Milk and Honey, o livro de poemas que tanto se fala ultimamente.
Os poemas encontram-se divididos em quatro capítulos, sendo eles o the hurting, o the loving, o the breaking e o the healing. Como dá para compreender pelo título dos capítulos, os poemas inseridos dentro de cada um seguem temáticas diferentes, por esse motivo, optei por dar uma nota diferente a cada uma das partes e vou, no final deste post, inserir um dos meus poemas preferidos de cada parte. 
Honestamente, comecei a leitura sem grandes esperanças, tinha visto umas quantas fotos do livro, mas sempre fui muito complicada quanto aos meus gostos por poesia. Logo no início, a divisão convenceu-me, mas ainda tinha algum receio. 
Receio esse que rapidamente se dissipou: os poemas são fáceis de compreender e uma pessoa acaba sempre por se identificar com algum.
Comecei no The Hurting e, honestamente, esperava um pouco mais do início, tanto que acabei apenas a dar-lhe 3 em 5 estrelas. O principal motivo por esperar mais foi memso pelo facto de que eu esperava poemas pessoais e baseados em experiências da autora, no entanto, nota-se que alguns são apenas de temas gerais e de experiências de várias pessoas para fazer com que um maior número de leitores se identifique, e esta questão desiludiu-me um bocado, apesar de ter gostado na mesma. 
No The Loving temos uma melhoria notável nos poemas, sendo que os achei muito mais interessantes e identifiquei-me mais com eles, além de que o ritmo de leitura é incrível, eu acabei por dar 4 em 5 estrelas a este capítulo. 
Em seguida entrei no The Breaking que foi, de longe, a minha parte preferida, tendo recebido 5 em 5 estrelas, sem dúvida nenhuma, os poemas foram mesmo excecionais. 
Por último, entramos no The Healing que, apesar de ter uma mensagem muito boa, achei que a qualidade dos poemas ficou aquém do capítulo anterior, recebendo 4 em 5 estrelas. 
Uma vez que é um livro de poemas não tem muito mais que se lhe diga, os poemas em geral são sim muito bons, as ilustrações são um bom complemento mas não são nada de mais (apesar de que eu vi fotos no instagram de pessoas que as coloriram e ficaram lindas) e a mensagem em geral é espetacular, seguindo as fases tão presentes na vida de qualquer pessoa. 
Assim sendo, recomendo e muito este livro, no entanto, aconselho a que procurem ler estes poemas quando estiverem a sentir-se num estado de espírito mais melancólico pois garanto-vos que os vão aproveitar muito mais. Mantenham ainda em atenção de que os poemas são bons, mas não são nada revolucionário. 
Boas leituras.
(4 em 5 estrelas)

«the idea that we are
so capable of love
but still choose
to be toxic» - página 23 (the hurting)


«love will come
and when love comes
love will hold you
love will call your name
and you will melt
sometimes though
love  will hurt you but
love will never mean to
love will play no games
cause love knows life
has been hard enough already» - página 60 (the loving)


«you said. if it is meant to be, fate will bring us back
together. for a second i wonder if you are really
that naive. if you really believe fate works like 
that. as if it lives in the sky staring down at us. as
if it has five fingers and spends its time placing us
like pieces of chess. as if it is not the choices we 
make. who taught you that. tell me. who
convinced you. you've been given a heart and 
a mind that isn't yours to use. that your actions 
do not define what will become of you. i want to
scream and shout it's us you fool. we're the only
ones that can bring us back together. but
instead i sit quietly. smiling softly through
quivering lips thinking. isn't it such a tragic thing. 
when you can see it so clearly but the other person 
doesn't.» - página 84 (the breaking)


«neither of us is happy
but neither of us wants to leave
so we keep breaking one another
and calling it love» - página 122 (the breaking)


«sometimes
the apology
never comes
when it is wanted

and when it comes
it is neitherwanted
nor needed
- you are too late» - página 163 (the healing)

3 comentários:

  1. Li este livro há alguns meses e gostei bastante. Concordo que algumas partes eram melhores que outras, mas suponho que haja muito de íntimo na forma como se lê este livro :) eu pessoalmente gostei muito do "The Hurting"!

    https://barbarareviewsbooks.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo. Mas, além disso, acredito que este livro seja daqueles que tudo depende do nosso humor durante a leitura. Em geral gostei bastante e sou capaz de dar uma chance ao novo livro da autora para ver se me apaixono mais um bocadinho :)
      Boas leituras

      Eliminar
    2. Ena, nem sabia que havia um livro novo! :) mas sim, sem dúvida que é um livro muito subjectivo nesse sentido!

      Eliminar