quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Vinha do Anjo - Discussão (com spoilers)

Eu estava a pensar em não fazer discussão para este livro porque os livros deste género por norma não têm muito que se diga, mas este livro irritou-me a um ponto que esta discussão dos acontecimentos que se segue era mesmo necessária.
A minha primeira queixa é a sinopse que coloca o foco na relação entre a Angelica e o chef Tancredi após o acidente de mota, mas, na verdade, ele não aparece nem em metade do livro e quando aparece, não existe realmente uma relação entre os dois, apenas uma troca de palavras mais calorosas.
Depois temos o marido traidor dela que eu simplesmente odiei, que só depois de a trair é que percebe que amava sempre a mulher e que já não queria nada com a outra. Ou seja, traiu a mulher, ela descobre e só aí é que ele percebe que é errado, depois de o fazer à imenso tempo, mas tudo bem, essa parte eu podia ignorar, tanto que existe aquela história do "as pessoas só valorizam quando perdem".
Mas depois vem a filha totalmente infantil dela. Primeiro, quando a Angelica pede o divórcio ao marido que a traiu, a filha age como se a culpa do casamento acabar fosse da mãe e como se ela o devesse perdoar sem sequer pensar duas vezes, e depois responde aos pais exatamente como quer, além de parecer super mimada. Mas o momento que a envolve que me irritou mais foi quando ela, uma miúda de 14 anos, se envolve sexualmente com um rapaz de 19 anos, trai o namorado que tinha, fica profundamente irritada quando o outro não quer nada com ela e acaba por rastejar de volta para o namorado, que no final do livro dá a entender que a aceita de volta.
Ok, eu meio que percebo o facto de a Angelica perdoar o marido, porque são muitos anos ao pé de uma pessoa, existe uma filha em comum e toda uma vida entrelaçada. Mas uma relação entre um adolescente de 16 e uma de 14 anos, sendo que ela não o traiu apenas ao beijar outro rapaz, ela traiu-o sexualmente, eu achei parvo perdoar.
Depois temos o amor demasiado rápido que o chef sente pela Angelica, quase como se ela fosse um anjo capaz de conquistar até o homem mais frio. E eu digo isto porque toda a gente que fala dele diz que ele é um homem totalmente fechado e que ninguém sabe nada dele, mas ele acaba por lhe contar a vida toda (o que eu achei um momento meio chato do livro), então acho que ele ganhou confiança com ela demasiado depressa.
Depois houve ainda a forma como os pais reagiram ao que a filha fez. É uma adolescente de 14 anos, que trai o namorado que é amigo da família à anos, envolve-se sexualmente com um rapaz de 19 anos, e acha que pode estar grávida, e a família age com demasiada calma e quase sem a punir, o que eu penso que foi muito irreal, qualquer pai minimamente normal iria tentar ter calma sim, mas ia punir a filha.
Mas eu nunca tive na maioria destas situações então não sei bem como iria agir, o que me levou a ignorar a maior parte destes problemas, pelo menos até ao final que me irritou.
O livro acaba com a Angelica a planear uma viagem de avião ao lado do chef Tancrendi e basicamente pensa que vai viajar com aquele de quem realmente gosta. Então porque é que ela perdoou o marido? O final deixou demasiado a desejar.
Atenção, isto é apenas a minha opinião e eu não achei o livro mau (dei 3 estrelas em 5, o que é positivo), e achei pontos positivos no livro, aqui estou só a discutir aqueles que para mim foram negativos.

Resenha (sem spoilers) AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário