sábado, 19 de dezembro de 2015

Such a Rush - Resenha

Such a Rush



Sinopse: "Heaven Beach, Carolina do Sul, não é nada se vives na zona de renda baixa no final da cidade. Por toda a sua vida, Leah Jones foi a adulta na sua família, enquanto que a sua mãe passa de namorado para namorado, vai deixando todo o seu dinheiro escapar-lhe pelas mães. Na escola, eles podem chamar a Leah de lixo, mas é ela que negoceia com o senhorio quando a renda não é paga. Aos catorze, ela é a que arranja um trabalho próximo dos aviões. 
Mas tem uma forma da Leah escapar da realidade. Ao salvar cada penny que consegue, ela implora ao Mr. Hall, o dono de uma empresa de publicidade em faixas em aviões e que dá aulas de voo, para lhe dar apenas uma aula de voo. Deixar o parque de caravanas bem atrás dela e voar por cima do mar dá-lhe uma adrenalina maior do que qualquer uma que ela já tinha experimentado, e quando o Mr. Hall se oferece para lhe dar lições de voo, ela sente-se pronta para tocar no céu.
Na altura em que ela é uma sénior no liceu, a Leah tornou-se boa a pilotar ao ponto de o Mr. Hall lhe oferecer um trabalho a voar com os aviões com faixas de publicidade. Parece um sonho tornado realidade... mas acaba por se tornar tão breve como qualquer sonho. Mr. Hall morrer de repente, deixando tudo o que tinha nas mãos dos seus filhos adolescentes: o rapaz de ouro, Alec e o viciado em adrenalina, Grayson. E eles decidem manter as faixas dos aviões no ar. Apesar da Leah ter um fraquinho pelo Grayson à anos, ela fica em dúvida quanto a envolver-se num negócio que parece condenado - até que o Grayson a trai cavando até encontrar o seu maior segredo. Usando-o para fazer chantagem, ele obriga-a a voar por motivos secretos, envolvendo o Alec. Agora a Leah encontra-se arrastada para uma batalha entre irmãos - e as consequências podem ser mortais."

Nome do livro: Such a Rush
Nome dos Autores: Jennifer Echols
Editora: MTVBooks
Número de páginas: 303 páginas
Resenha: A ação do livro decorre de uma forma tão parada a princípio, o que normalmente me irrita, mas a escritora escreveu de uma forma tão boa que eu não me importei que a ação fosse parada.
A ação do livro decorre de uma forma tão parada a princípio mas ao mesmo tempo tão boa, e normalmente a ação parada irrita-me, neste caso foi exatamente o oposto.
A escritora conseguiu algo que normalmente não acontece, faz o leitor sentir uma grande ligação com uma personagem que aparece muito pouco no livro. (Isto não é spoilers, está na sinopse, e acontece logo no início), o Mr. Hall e um dos filhos morre e isso deu-me vontade de chorar, mesmo que eles não apareçam em muitas páginas.
O livro acompanha a Leah, uma adolescente que vive só com a mãe (que passa a vida a mudar de namorado, de cidade e a dar cabo de todo o dinheiro). A Leah, ao contrário da mãe, tem cabeça e consegue um trabalho num escritório numa pista de aviação, e quando o patrão, o Mr. Hall, morre, ela e os filhos gémeros do Mr. Hall tentam manter o negócio a funcionar. E sim, ela é meio que obrigada como diz a sinopse, mas de resto não é bem como está escrito, tanto que eu não considero mesmo que exista um triângulo amoroso neste livro porque nós vemos desde cedo de quem é que ela realmente gosta e qual deles é que realmente parece gostar dela, ela não demonstra sentimentos por  o outro, e assim sendo eu não considero que exista assim uma batalha entre irmãos, como diz a sinopse.
De todas as personagens, a única que me irritou mais foi a própria Leah, porque ela é muito impulsiva e bipolar, mais para o final do livro é que nós vemos bem esse lado impulsivo dela, e isso irrita muito.
A história em si não é inesperada mas também não é completamente esperada, e foi escrita de uma forma muito boa para se ler, Jennifer Echols escreve bem sim.
É um livro que recomendo muito para quem gosta de um bom romance sem um grande triângulo amoroso que deixa o próprio leitor e a protagonista em dúvida. Vou definitivamente ler mais livros dela.
Boas leituras.
(4 em 4 estrelas)
Quotes/Melhores Momentos (traduzidas por mim):
  • «Most people hear an airplane in the sky and think, 'There's an airplane', and go back to what they were doing. A few folks look around for the airplane, try to figure out what kind of plane it is, and watch it from the time they spot it to the time ir disappears on the horizon, maybe after that. Those kids are the ones who will be pilots.» (A maior parte das pessoas ouve um avião no céu e pensa, 'Ali vai um avião', e volta a fazer o que estava a fazer. Algumas pessoas olham à volta para o avião, tentam perceber que tipo de avião é, e olham para ele desde o momento em que o viram até que o avião desaparece no horizonte, talvez até depois de desaparecer. Essas crianças são aquelas que iram ser pilotos.) - Página 18
  • «Most of my life was a huge effort to look like everybody else. Occasionally I realized there was no point in making the effort, and there was a certain delicious luxury in giving up entirely.» (A maior parte da minha vida foi um grande esforço para parecer como todos os outros. Ocasionalmente eu percebi que não havia necessidade em me esforçar, e que existia uma certa luxúria deliciosa em desistir completamente.) - Página 207
  • «Taking care of yourself makes you a target.» (Tomares conta de ti próprio torna-te um alvo.) - Página 214
  • «It's easier to remember your lies if they're close to the truth.» (É fácil lembrares as tuas mentiras se elas estão perto da verdade.) - Página 265

Sem comentários:

Enviar um comentário