sábado, 19 de dezembro de 2015

Excecionais - Resenha

Excecionais


Sinopse: "Após a era dos Perfeitos, abre-se caminho a um novo mundo, embora não seja necessariamente um mundo melhor. Alguns anos depois de Tally Youngblood ter derrubado o regime, o mundo encontra-se num absoluto renascimento cultural, sem hierarquias nem regras definidas... em que a popularidade dita as regras. Ser famoso implica ter a casa mais sofisticada, a roupa mais luxuosa e inclusive os melhores amigos. Pelo contrário, ser um completo desconhecido faz de ti um alguém invisível, uma pessoa irrelevante, torna-te num excecional."

Nome do livro: Excecionais
Nome original do livro: Extras
Nome no Brasil: Extras
Nome do Autor: Scott Westerfeld
Editora: Vogais
Número de páginas: 324 páginas
Resenha: E com este excelente livro chegamos ao final de uma grande saga escrita por um grande autor. Neste livro temos personagens principais diferentes, a principal é a Aya, uma rapariga que ambiciona ser famosa, o objetivo de praticamente toda a gente no mundo em que ela vive (mundo esse que eu penso ser a China uma vez que ela diz que eles falam chinês). Este novo mundo está super bem criado e está muito interessante, eu realmente adorei o quanto as pessoas são obcecadas com a fama e que só conseguem realmente viver bem se forem famosas e tiverem visualizações nos seus blogs e vídeos, e isto é uma crítica tão grande e bem feita à nossa sociedade atual em que as visualizações e a fama são das coisas mais importantes, foi uma crítica realmente bem incluída.
Neste livro surge uma personagem que inventou uma operação que faz as pessoas dizerem sempre a verdade (e não considero isto spoilers visto que aparece logo nos primeiros capítulos), e eu achei essa personagem tão curiosa, porque ela realmente não consegue mentir, é engraçado ver como as pessoas reagem perante alguém que não lhes mente.
A Tally aparece sim neste livro, assim como outras personagens como a Shay, o Fausto e o David, mas achei que a Tally demorou demasiado a aparecer, além de que, quando aparece, está super revoltada com tudo. A Shay também é um bocado senhora do seu nariz, mas gostei da relação de amor-ódio dela com a Tally.
A resposta no final para todo o mistério do livro foi muito bem pensada, o Scott Westerfeld teve uma ideia incrível.
O final do livro em si é muito bom mas deixou-me demasiado curiosa ao que acontece depois do ponto que em que acabou o livro.
Apesar disto, os pontos positivos do livro foram muitos mais que os negativos, o que fez dele um livro realmente bom, e lhe valeu 4.5 em 5 estrelas, recomendo muito para quem leu os três primeiros, mais que não seja, para saberem o que aconteceu com as personagens principais e com o mundo que eles libertaram.
(4.5 estrelas em 5)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Também se pode desaparecer em frente de uma multidão.» - Página 86
  • «As vezes é preciso mentir para descobrir a verdade.» - Página 219
  • «Morrer é uma daquelas coisas que não pode ser consertada. Nem por se falar no assunto, nem por se fazer todas as operações cerebrais do mundo.» - Página 245
  • «Quando contamos a nós próprios a mesma história vezes suficientes, é muito fácil acreditar nela.» - Página 313

Sem comentários:

Enviar um comentário