sábado, 10 de outubro de 2015

Maus - Resenha

Maus


Sinopse: "Maus é a história em BD de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada pelo seu próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Este recurso à imagética da fábula, aliado à ausência de cor, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações."
Nome do livro: Maus 
Nome do Autor: Art Spiegelman
Editora: Bertrand Editora
Número de páginas: 296 páginas
Resenha: Sendo que eu não sou uma pessoa muito dedicada a BD, fiz um esforço para ler este livro sobre um tema que eu realmente gosto de ler: a força dos judeus contra a Alemanha nazista.
No final é um livro que se lê em poucas horas e com uma história capaz de arrepiar até o mais frio dos leitores.
O livro acompanha a história do pai do cartonista, ao logo da sua fuga, da sua sorte, do seu castigo, da sua tortura e da sua sobrevivência, perdendo todos aqueles que amava.
Vi tantos bloggers e booktubers a falar deste livro que tive de pegar nele e o ler.
Esta BD relata de uma forma bastante clara, não só pelas palavras mas também pelos desenhos, a força que foi necessária para sobreviver a tal acontecimento.
A única coisa que não gostei muito no livro foi de, entre os momentos em que contavam a história da Segunda Guerra Mundial, haver aqueles momentos entre o filho e o pai, achei o pai bastante irritante e esses momentos chatos. Quer dizer, iria perceber esses momentos se o pai estivesse traumatizado da guerra, mas ele parece apenas um homem bastante forreta.
Seja como for, a leitura é rápida, os desenhos estão muito bem feitos e a história é arrepiante.
Algumas imagens partiram-me o coração.
A tradução deste livro está muito mal feita, mas pelos vistos isso foi feito de propósito pela editora por exigência do autor, então isso irrita às vezes mas foi o próprio autor que quis.
É um livro que recomendo a qualquer pessoa e especialmente para aquelas que gostam deste tema ou que estão a passar uma ressaca literária.
Boas leituras.

2 comentários:

  1. Eu adorei este livro e também adorei a personagem do pai, achei-o super cómico. Atenção que em Portugal há uma edição que foi dividida em dois volumes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nem sabia que havia uma edição dividida em dois, mas eu li a edição completa (uma amiga minha comprou, recentemente, no bookdepository a edição em inglês e eu folheei o livro porque já não me lembrava a 100% da história, e começa e acaba como a edição que li em 2015). Foi uma história bastante interessante e é um tema que me interessa, tive pena de não ter ficado um favorito da vida.
      Obrigada pelo comentário e boas leituras.

      Eliminar