quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Pequeno Herói - Resenha

O Pequeno Herói


Sinopse: "O Pequeno Herói é uma novela de Fiódor Dostoiévski, escrita em 1849, na época em que o autor cumpria pena de prisão. Segundo o próprio autor, trabalhar nesta pequena obra foi a salvação em meio ao horror que o cercava, transportando-se assim, para a pureza de sentimentos de um adolescente ao despertar para o amor."
Nome do livro: O Pequeno Herói
Nome do Autor: Dostoievski
Editora: Editora Europa-América
Número de páginas: 67 páginas
Resenha: Sendo Dostoievski um autor tão comentado e apreciado, eu decidi dar-lhe uma oportunidade começando por ler um livro mais pequeno antes de partir para uma obra dele maior. E devi dizer que não fiquei muito interessada em ler outra obra dele.
Para começar, o leitor é colocado logo no meio de um evento. Ou seja, não existe apresentação nenhuma, pelo que o leitor não sabe absolutamente nada da personagem nem o que se está a passar, o que dificulta imenso a princípio e é um ponto bastante negativo num livro tão pequeno.
Neste livro as personagens não tem nome, pelo que cada uma é designada por uma letra do abecedário, isso acaba por ser bastante interessante e facilita até na leitura da obra, visto que o leitor não tem sequer chance de se confundir com dois nomes parecidos.
Ao longo da obra, e mesmo já sabendo o que se estava a passar a princípio, o facto de sabermos pouco da personagem principal continua a dificultar a relação entre o leitor e a personagem e o entendimento completo da obra por parte do leitor.
Na minha opinião, mais valia o autor ter feito um livro maior, mas mais completo. Porque, assim como o início, o final é demasiado repentino e rápido até, parecendo incompleto.
E a história da obra é bastante dificil de perceber qual é realmente, pelo que eu acabei o livro e fiquei sem perceber bem de que é que se tratava.
Achei um livro bastante desinteressante e, embora só tenha 67 páginas, custou-me bastante a ler.
Não é um livro que eu recomende. Não posso dizer o mesmo do autor, porque ainda não li mais nenhuma obra dele (o que tenciono fazer visto ser um autor tão famoso).
Boas leituras. 

2 comentários: