segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Se eu Ficar - Resenha

Se Eu Ficar


Sinopse: Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a sua família resolvem ir dar um passei de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, ela tem de tomar a decisão mais difícil de todas. 
Nome do Livro: Se eu Ficar
Nome do Autor: Gayle Forman
Editora: Editorial Presença
Número de Páginas: 216 páginas
Resenha: Não vou dizer que o livro é mau, porque não o é, mas também não vou dizer que foi o melhor ou dos melhores que já li, o final sim, foi incrível e realmente prendeu-me, mas lá para o meio eu estava meio que aborrecida ao ponto de arrastar a leitura e acabei o livro só porque odeio deixar livros a meio. Talvez eu tenha ficado com demasiadas esperanças neste livro, ouvi falar tanto dele e adorei tanto o trailer do filme que já levava uma imagem do que queria que acontecesse no livro, e depois fiquei decepcionada por não acontecer o que eu imaginei, e é assim que a mente funciona penso eu.
Apensa do livro não ter sido dos meus favoritos deixou-me com uma enorme vontade de ver o filme, o que normalmente não acontece, mas aconteceu. O problema é ver o filme, mas hei-de conseguir. Pelo trailer pareceu-me que o filme segue muito bem o livro e isso aumenta a curiosidade de qualquer leitor assíduo.
Uma personagem que nos apaixona desde o principio é o Adam, o namorado da Mia, sinceramente, ele é a coisa mais querida de sempre, e no momento em que ele lhe diz «O mesmo que és agora, é o mesmo tu que eu amava ontem, e o mesmo que eu vou amar amanhã» simplesmente derreteu-me, ele é super querido e mostra-se super querido para ela, mostra realmente o amor e isso tocou-me imenso.
Por outro lado não gostei muito da melhor amiga dela, nem sei o porque, ela não é uma pessoa má, até é boa e demonstra gostar mesmo muito da Mia, mas eu não fiquei grande fã dele pelo livro.
É assim, sinceramente eu não sei se recomendo o livro ou não. Admito que não adorei, mas também não odiei, tem umas cenas engraçadas e outras que me aborreceram, mas acho que cada pessoa não perde nada em lê-lo, tanto que é um livro pequenino.
Boas leituras :)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «É assim que a morte se sente? A melhor, quente e leve sesta sem fim? Se é assim que ela é eu não me importo.»
  • «O mesmo que és agora, é o mesmo tu que eu amava ontem, e o mesmo que eu vou amar amanhã»
  • «Eu quero que tudo desapareça. Eu quero desaparecer. Eu não quero estar aqui.»
  • «Eu só acho que os funerais são muito como a própria morte. Tu podes ter os teus desejos e planos, mas no fim do dia, está fora do teu controle.» 
  • «Eu queria ser como o meu corpo, quita e sem vida, nas mãos de outra pessoa.»
  • «Eu percebo agora que morrer é fácil, viver é difícil.»
  • «Às vezes tu fazes escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem-te a ti.»
  • «Se nós nos tocarmos, uma guerra - que será mais dolorosa do que a que estamos a travar silenciosamente nos últimos meses - vai começar.»
  • «A vida pode levar-nos por caminhos diferentes. Mas são vocês que decidem por qual vão seguir.»
  • «De qualquer forma tu vences e de qualquer forma tu perdes, que é que te posso dizer? O amor é uma merda.»
  • «Eu não sei se depois de estares morta tu te lembras das coisas que aconteceram quando estavas viva. Tem um sentido lógico que não te lembres e que estar morta pareça como antes de nascer, que é como dizer, montes de nada.»
  • «Eu lembro-me de observar tudo e ter um formigueiro no meu peito ao pensar para mim mesma: É assim que a felicidade se parece.»
  • «Embora pareça que ele se foi à uma eternidade, provavelmente só faz uma hora. Ele pediu-me para esperar, então eu vou. Isto é o mínimo que posso fazer por ele.» 
  • «Não existem palavras para o que aconteceu contigo. Não existe uma boa palavras. Mas existe algo para se viver.»
  • «Ela disse-me que talvez voltares para a tua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil esqueceres-te de nós. E isso seria uma porcaria, mas eu faço-o. Eu posso perder-te dessa forma se eu não te perder hoje. Eu deixo-te ir. Se tu ficares.»
  • «Não estou a sentir só a dor física, mas tudo o que eu perdi, e é profundo e catastrófico e vai deixar uma cratera em mim que nunca nada vai preencher.» 
Trailer da adaptação do livro para o cinema: 


Quotes/Melhores momentos do filme:
  • «Não te podes esconder naquela sala de ensaios para sempre. É demasiado tarde. Eu vejo-te.»
  • «Não é incrível como a vida é uma coisa e depois, num instante, se torna outra?»
  • «-Porque é que eu tenho este sentimento de que vais pôr a minha vida toda numa confusão?
    • -Um pouco de confusão nunca fez mal a ninguém.» 
  • «Não estás sozinho. Já não» 
  • «A pessoa que és agora é a mesma pessoa por quem eu estava apaixonado ontem. E a mesma pessoa por quem eu vou estar apaixonado amanhã.»
  • «Estar com o Adam era como aprender a voar. Era emocionante e assustador ao mesmo tempo.»
  • «Às vezes fazemos as escolhas na vida. E outras vezes as escolhas fazem-nos a nós.»
  • «A vida é uma gigantesca trapalhada do caraças. Mas essa é a sua beleza.»




Sem comentários:

Enviar um comentário