segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Confissões de Uma Suspeita de Assassínio - Resenha


Confissões de Uma Suspeita de Assassínio


Sinopse: "Malcolm e Maud Angel eram pais altamente exigentes. Quando são assassinados, Tandy, a filha mais velha, de dezasseis anos torna-se a principal suspeita do crime. Nesse mesmo dia, ela decide descobrir quem é o verdadeiro assassino, ainda que seja ela própria ou um dos irmãos.
Tandy é uma rapariga-prodígio, incrivelmente inteligente e com conhecimentos fora do vulgar. E agora também é herdeira de uma grande fortuna... Ela guarda muitos segredos, que regressam para a atormentar. Sente-se perdida, vítima da educação recebida pelos pais. Mas não seria capaz de os matar... ou seria?
Um thriller emocionante e de leitura compulsiva, onde todos os segredos de Tandy, até os mais obscuros, são revelados. Quem sabe aquilo de que ela é, realmente capaz?"
Nome do Livro: Confissões de Uma Suspeita de Assassínio
Nome dos Autores: James Patterson com Maxine Paetro
Editora: Topseller
Número de Páginas: 284 páginas
Resenha:
Antes de mais eu tenho de vos dizer para olhar bem para esta capa perfeita, é das melhores capas da minha estante, provavelmente a melhor até. A imagem dá uma ideia linda ao leitor e as letras sobressaem criando uma espécie de chamamento. E para finalizar, aquela frase que dá a esta capa um toque perfeito, o toque final perfeito, a frase "Esta rapariga parece-lhe capaz de matar?" chama logo a atenção de quem vir este livro. 
O livro é contado pela filha mais velha do casal Angel, Tandoori ou Tandy Angel e segue como se fosse uma espécie de diário pessoal dela em que ela partilha com o leitor a sua história.
Tandy é uma adolescente filha de pais ricos e rígidos. Durante o livro a rapariga refere varias vezes os castigos fortes dos pais, a que eles chamam de grandes cortes, e as suas recompensas, a que eles chamam de grandes gongos, é referida também a pouca liberdade que os filhos recebem e o que os pais faziam para impedir tudo o que pudessem.
Além da sua extravagante casa, a família Angel eram quase que máquinas levadas a atingir a perfeição. Tandy era o génio da família, Harry era o artista, não só quanto a pintura mas também quanto à música, Matthew é o irmão mais velho e revoltado que é um grande atleta da liga e Matty é o irmão mais novo de apenas 10 anos que possui uma forma incrível para alguém da sua idade e um QI superior a 160. Estes irmãos foram treinados ao extremo e castigados para não voltarem a repetir os erros e ensinados a não demonstrar os seus sentimentos para o mundo exterior.
A história começa quando o sargento Caputo e o detective Hayes dizem que foram chamados por alguém que disse que Malcolm e Maus Angel tinham sido mortos no seu quarto.
Imediatamente o rabugento Caputo e face a esta família não demonstrar os seus sentimentos e gostar até de o provocar, ele levanta suspeitas sobre Tandy, os seus irmãos e Samantha, a ajudante da mãe.
Tandy não têm a certeza se os irmãos não seriam capazes de matar os próprios pais então durante o livro ela vai desconfiando do seu tio arrogante, dos próprios irmãos, dos vizinhos, de Samantha e do advogado de família e dela própria.
O livro leva-nos numa viagem pela mente perturbada de Tandy Angel, e devo dizer que pela forma como esta rapariga foi ensinada, como foi educada, por tudo o que passou, a cabeça dela está realmente perturbada, não é uma maluca ou burra, longe disso, mas uma pessoa perturbada.
Estes irmãos foram ensinados a esconder os sentimentos ao ponto de que sempre que algum mostrava sentimentos desmoronava, tinha medo de reprimendas, pedia desculpas aos pais mesmo com eles mortos, e embora de vez em quando eles mostrassem dor por os pais estarem mortos, nunca o mostraram diretamente, nunca o disseram diretamente.
E devo dizer que todo o livro deixa o leitor com o coração a saltar, mas lá para as últimas 100/125 páginas, o espanto é algo constante em cada capítulo.
A busca pela perfeição nos filhos mostra o quão isso era importante para os pais e isso arrepiou-me um bocado, porque estes pais fizeram dos filhos meio que experiências para uma nova geração mais inteligente, mais forte e com maiores capacidades.
Chega a uma altura em que Tandy começa a descobrir segredos que ela nunca pensou existir na sua família, quer dizer, ela sabia que a sua família escondia muitos segredos, sabia que a família não era normal, mas chega a uma altura em que ela descobre segredos realmente obscuros e diz que já não estava chocada com aqueles segredos e que não se admirava por os pais estarem mortos. Chega a um ponto que Harry, o irmão gémeo de Tandy diz que não precisava de fugir para um circo, porque ele já vivia num.
Este foi daqueles livros em que eu estava a meio e já só pensava no final. O livro foi de leitura fácil e rápida, muito mesmo.
A ideia em si do livro é bem engraçada, porque nós vemos o relato em primeira pessoa de um dos filhos de um casal milionário, vemos as suas suspeitas, as suas duvidas e o que sente ao incriminar os próprios irmãos, é interessante também o momento em que ela já não tem a certeza ou não se num momento de raiva o teria feito e eliminado da mente sem sequer ter conhecimento disso. Vemos uma família diferente que lida com o ódio do mundo exterior mas que apesar de tudo se mantém unida, e acho que essa mensagem passou na perfeição.
Durante o livro vão sendo revelados segredos da família que deixam o leitor de queixo caído.
O facto de que Tandy está constantemente em dúvida se poderá ter sido ela ou não e o facto de que tem alturas que não acredita que os irmãos fossem capazes de matar os pais e outras em que acredita que foi algum deles deixa-nos um bocado confusos quanto ao final, mas o final é simplesmente incrível e devo admitir que não esperava de todo isto.
Espero que gostem do livro :)
Boas leituras.

Quotes/Melhores momentos:

  • «A minha cabeça é um lugar estranho - e talvez um tanto perigoso para se ficar durante muito tempo.» - Página 35
  • «Conseguia ver-me como de cima, voando no vento, olhando para o mergulho seguinte e para a subida que aí vinha, numa fusão com a montanha russa. Não queria que acabasse. Mas acabou.» - Página 61
  • «A própria atmosfera tinha mudado. Era como se um dos elementos do planeta tivesse desaparecido; não a água, o fogo, o ar ou a terra, mas um quinto elemento. Talvez o Poder da lei.» - Página 63
  • «A vida é uma coisa séria. Ou se perde, ou se ganha e é muito melhor ganhar.» - Página 72
  • «O tipo era um vampiro de uma nova espécie. Sugava a vida às pessoas. Só respeitava o seu próprio instinto de sobrevivência.» - Página 76
  • «Um dia eu ia provar-lhes o meu valor. Não tive oportunidade de o fazer antes de eles morrerem. E morreram a pensar que eu era um inútil.» - Página 79
  • «Sou uma leitora. Leio muito. Na minha modesta opinião, a estrutura da história predeterminada, a duração limitada e outras restrições inerentes ao cinema fazem com que a verdade seja tratada como um defeito. Manipular o público passa a ser uma virtude.» - Página 103
  • «Ele já era uma bomba ambulante. Quando é que iria explodir?» - Página 108
  • «De certa forma essa experiência desenterrou outros sentimentos proibidos, escondidos no mais fundo de mim. (...) Como o sabor e o cheiro do desejo, uma vibração tão lá no fundo que convenceu a minha mente científica de que a alma era mesmo um órgão físico do meu corpo. E uma farpa num coração a sangrar.» - Página 113
  • «Estávamos todos fora da cadeia, mas não éramos livres.» - Página 180
  • «A sorte protege os audazes.» - Página 259

«Esta rapariga parece-lhe capaz de matar?»


Sem comentários:

Enviar um comentário