quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Orgulho e Preconceito e Zombies - Opinião

Orgulho e Preconceito e Zombies

Nome do livro: Orgulho e Preconceito e Zombies
Nome original do livro: Pride and Prejudice and Zombies
Nome do livro no Brasil: Orgulho e Preconceito e Zumbis
Nome do Autor: Seth Grahame-Smith (e Jane Austen)
Editora: Gailivro
Número de páginas: 352 páginas
Sinopse: «Orgulho e Preconceito e Zombies é uma versão alargada do bem amado romance de Jane Austen. Apresenta cenas completamente novas, com a violência capaz de esmagar ossos, ao ser introduzida a presença dos zombies. A destemida heroína Elizabeth Bennet está decidida a varrer a ameaça dos zombies, mas rapidamente se vê afastada desse objectivo com a chegada do altivo e arrogante Mr. Darcy. Segue-se uma encantadora comédia de costume, com inúmeras lutas civilizadas entre os dois apaixonados e com lutas muito mais violentas, em campos de batalha ensopados de sangue. Munido de relações amorosas, corações despedaçados, lutas com espadas, canibalismo e milhares de cadáveres putrefactos, Orgulho e Preconceito e Zombies transforma uma obra-prima da literatura mundial em algo que o leitor não vai querer perder.»

Opinião: Deixem-me começar por vos dar duas informações: Primeiro, amo Orgulho e Preconceito, é um dos meus livros preferidos da vida; Segundo, odeio zombies, não gosto de histórias com zombies, metem-me impressão e um certo nojo e não gosto de nada que envolva estas criaturas, mesmo que sejam jogos. 
No entanto, eu meio que gostei deste livro. Porquê? Orgulho e Preconceito e Zombies é basicamente o livro tão conhecido e adorado da Jane Austen mas as personagens são todos caçadores de zombies e estas criaturas atacam constantemente. Claro que algumas coisas mudam mas, em geral, o livro segue as mesmas linhas e existem até passagens praticamente idênticas apenas com uns zombies à mistura. 
Começamos logo o primeiro capítulo com "É uma verdade universalmente aceite que um zombie que consiga deitar a mão a um cérebro tem necessidade de mais cérebros", o que foi, sem duvida, um início, no mínimo, interessante. Ao fim do primeiro capítulo eu já estava a gostar. Ao ser tão parecido com o original, e ao mesmo tempo tão diferente, o livro torna-se bastante engraçado e, a partir do momento que o leitor pensa neste livro como um livro individual, sem ter nada a ver com o clássico, até que passa um bom tempo a ler este livro. 
O meu maior problema foi mesmo as personagens. O autor mudou tanto algumas personagens que eu passei a não gostar delas, como o pai da Elizabeth que neste livro é um bocado para o mauzinho. Ao mesmo tempo, também gostei menos deste Mr. Darcy porque ele é mais maldoso ainda do que no original e os sentimentos dele mudam demasiado depressa. Por sua vez, também a Elizabeth é diferente do original e, o que eu não estava à espera, bem exibicionista. 
Relativamente às descrições das próprias criaturas eu até que gostei, apesar de que algumas descrições de morte foram descritivas demais em certos pontos e arrepiaram-me um bocado. 
No fundo, acaba por ser um livro bastante diferente, interessante e divertido, é preciso é entrar no livro com noção de que as personagens não vão ser como no original, são mais mesquinhas, mas é sempre bom mergulhar neste mundo, mesmo que seja meio distorcido, no final até que gostei e recomendo que leiam, mais não seja por ser tão diferente. 
Boas leituras.
(3.5 em 5 estrelas)
Quotes/Melhores Momentos:
  • «A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam, muitas vezes, empregues como sinónimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho tem mais a ver com a opinião que temos de nós próprios e a vaidade com o que achamos que os outros pensam de nós.» - Página 21
  • «Deus não é misericordioso. E nós também não o podemos ser.» - Página 67

Trailer da adaptação do livro para o cinema:

Sem comentários:

Enviar um comentário