terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Grande Gatsby - Opinião

O Grande Gatsby



Nome do livro: O Grande Gatsby
Nome original do livro: The Great Gatsby
Nome do livro no Brasil: O Grande Gatsby
Nome do Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Biblioteca Visão
Número de páginas: 189 páginas
Sinopse: «A existência de F. Scott Fitzgerald coincide literariamente com os dois decénios que separam as duas guerras, repartindo-se entre a América onde nasceu, numa pacata cidade do Middle West, no Minnesota, e a França, onde viveu durante vários anos com a família. O seu nome evoca-nos uma geração que associamos à lendária idade do jazz, vertiginosa e fútil. Fitzgerald pertenceu a essa geração, foi um dos seus arautos. A sua vida tão precocemente visitada pela fama, e tão cedo destruída, é a carne e o sangue de que é feita a sua obra. O Grande Gatsby é o seu maior romance, talvez porque nele se fundem com rara felicidade essa matéria-prima, a sua própria experiência de vida, e uma linguagem de grande qualidade poética.»

Opinião: Decidi, depois de muito ouvir falar do livro, finalmente ler O Grande Gatsby, do qual eu não sabia absolutamente nada. 
E realmente é muito difícil explicar a premissa do livro sem entrar em spoilers. Mas aqui está o que posso dizer: a história acompanha o Gatsby, um homem misterioso e famoso naquela zona, através dos olhos do seu recente amigo, Nick, que pouco dele. 
Uma vez que o livro, além de ser um clássico, se passa na época de prosperidade americana da década de 1920, eu esperava que fosse um livro denso a nível de escrita, no entanto, o livro é acessível e sem grandes complicações. 
Relativamente às personagens, eu gostei bastante do Gatsby, apesar de ele não parecer ser uma pessoa honesta em momento algum do livro. Acho que eu gostar dele se deu em parte por todo o mistério que surge à sua volta dele e à volta do seu passado, mas eu realmente gostei bastante desta personagem, ao contrário do Nick de quem não consegui gostar tanto. 
O meu único problema com este livro acho que foi mesmo quando o autor descreve o passado das personagens, em que é preciso tomar atenção ou acabamos por nos perder nos acontecimentos, mas tomando atenção acaba por não ser nada de muito complicado.
Entretanto eu estava quase a chegar ao final do livro e estava a gostar. Gostei das personagens, adorei a descrição da época, estava a ser muito interessante todo aquele cenário das pessoas materialistas e de uma sociedade decadente. E depois veio o incrível final que é, provavelmente, dos finais que mais gostei até hoje. 
Este final levou a que a minha cotação do livro subisse até ao máximo, assim sendo, obviamente que recomendo este incrível clássico que nos prende de tal forma na história que quando damos por ela já o terminámos. 
Boas leituras.
(5 em 5 estrelas)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «E ocorreu-me então que não havia entre os homens, em inteligência ou raça, uma diferença tão profunda como aquela que separa os doentes dos sãos.» - Página 132


Trailer da adaptação do livro para o cinema:


Sem comentários:

Enviar um comentário