sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Lua de Joana - Opinião

A Lua de Joana

Nome do livro: A Lua de Joana
Nome da Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Editora: Editora Verbo
Número de páginas: 157 páginas
Sinopse: «Ao lermos a «Lua de Joana», não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…Foi já há quinze anos que «A Lua de Joana» foi publicada. Com mais de 300 000 exemplares vendidos nas suas inúmeras edições, com traduções em seis países, impôs-se como uma referência incontornável na literatura juvenil portuguesa e mundial.»


Opinião: Li pela primeira vez este livro quando era bem mais nova e lembrava-me o quanto o livro me tinha atingido. Então, mais de meia década depois, decidi reler o livro e que agradável surpresa não foi a de gostar ainda mais do livro da segunda vez.
O livro acompanha a vida de Joana, uma rapariga com uma vida completamente normal até que a sua melhor amiga, Marta, morre de overdose. O livro acompanha os relatos da vida de Joana cerca de um mês após a morte de Marta, enquanto ela tenta lidar com a morte desta, a relação complicada com a família e a escola.
Relativamente à escrita da autora, ela realmente conseguiu escrever como se de uma adolescente se tratasse e o livro flui muito bem.
Quanto às personagens eu gostei muito da Joana e, especialmente, do seu sentido de humor.
Muitas vezes quando as pessoas começam a ler este livro, esperam uma leitura leve acompanhada de uma moral. E realmente uma pessoa encontra a moral da história, mas o livro não é leve. A autora vai, lentamente, levando o leitor para temas cada vez mais pesados e importantes e quando damos por ela estamos frente a frente com temas tão pesados como a luta contra as drogas, que foi algo que a autora conseguiu descrever de forma louvável e, ao mesmo tempo, arrepiante.
Não vou mentir e dizer que não me lembrava de como o livro terminava. Eu lembrava-me e bem, acho que é impossível esquecer um final tão forte como este. No entanto, fui surpreendida pela emoção transmitida durante este final. O que mais me tocou relativamente a esta obra foi mesmo o facto de que, ao ler o livro agora, anos depois de ele ter sido lançado e de o ter lido pela primeira vez, o tema continua a ser tão atual e as palavras da autora continuam a ser tão pesadas e reais que o tornam num livro que todos deveriam, pelo menos uma vez na vida, ler. A Lua de Joana é um livro que recomendo imenso.
Boas leituras.
(5 em 5 estrelas)


Sem comentários:

Enviar um comentário