domingo, 14 de agosto de 2016

Viagens Na Minha Terra - Opinião

Viagens Na Minha Terra


Sinopse: «Vou nada menos que a Santarém: e protesto que de quanto vir e ouvir, de quanto eu pensar e sentir se há de fazer crónica.

E assim nasceu a obra que viria a ser o marco do movimento romântico em Portugal. A narrativa de viagens (o percurso de Lisboa a Santarém) enreda-se na perfeição com a novela trágica de Carlos e Joaninha e ainda com todas as singulares e geniais divagações e reflexões de Garrett sobre o estado do seu país.»
Nome do livro: Viagens Na Minha Terra
Nome no Brasil: Viagens Na Minha Terra
Nome do Autor: Almeida Garrett
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 293 páginas

Opinião: Depois de ouvir muitos elogios ao Almeida Garrett, decidi ler um dos seus livros mais aclamados, o Viagens Na Minha Terra, e devo dizer que não fiquei nada fã deste livro.
Primeiro de tudo, temos o narrador do livro que é extremamente maldoso e egocêntrico, além de que a o livro é muito arrastado e chato, tendo várias partes que são, na minha opinião, completamente desnecessárias. 
Além disso, o livro tem demasiadas referências literárias e históricas que requerem muito mais que o simples conhecimento geral e que acabam por, mais uma vez, dificultar a leitura. 
Entretanto surgiu algo que para mim fez realmente sentido: apareceu uma história de romance, entre o Carlos e a Joaninha, que eu achei que estava a ser mesmo boa e que me deixou a pensar que este era mais um daqueles livros que a ação demora para acontecer mas quando acontece é incrível. Infelizmente, não foi o caso. No entanto, ao fim de alguns capítulos a ação voltou a abrandar e depois o autor volta a perder-se em pormenores desnecessários e aborrecidos. Além disto, eu achei que o Carlos era realmente uma péssima pessoa. 
Portanto, se me pedirem para vos descrever o que fala o livro, eu não o consigo fazer. Em geral é um livro que não recomendo. Tem umas partes boas sim mas acho que, vendo em geral, pelas partes boas que tem, não vale a pena ler o livro todo. Infelizmente, foi uma desilusão. 
Boas leituras. 

(2 em 5 estrelas)

Sem comentários:

Enviar um comentário