quinta-feira, 2 de julho de 2015

As Crónicas de Spiderwick 1: O Livro Fantástico - Resenha

As Crónicas de Spiderwick 1: O Livro Fantástico


Sinopse: "Após o divórcio dos pais, os filhos de Grasse - os gémeos Jared e Simon e a sua irmã mais velha, Mallory - foram viver com a mãe para uma antiga mansão, já um tanto decadente, que pertencia à tia-avó, Lucinda, que vivia agora numa instituição. Antes mesmo de terem desfeito as malas, James começa a suspeitar de que não estão sós no casarão. Há ali alguém a viver entre aquelas paredes. As suas investigações acabam por levá-lo a descobrir um livro cheio de imagens de criaturas fantásticas - o Guia Prático do Mundo Fantástico, de Artur Spiderwick. E James descobre outra coisa ainda mais misteriosa: Arthur Spiderwick, o pai da tia-avó Lucinda, tinha sido dado como desaparecido..."

Nome do livro: As Crónicas de Spiderwick 1: O Livro Fantástico
Nome dos Autores: Tony Diterlizzi e Holly Black
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 128 páginas
Resenha: Penso que muita gente já ouviu falar da história destes 3 irmãos, nem que seja pelo filme no qual se reúne os 5 livros. O Livro Fantástico conta o início desta aventura, na qual Jared, a personagem que o livro foca mais, Simon, o irmão gémeo de Jared e Mallory, a irmã mais velha, se mudam, depois do divórcio dos país, para uma casa que pertencia a uma familiar que vivia numa instituição. Jared é visto pela própria família como conflituoso por não ter aceitado bem o divórcio dos país, enquanto que Simon é que é o menino que nunca faz asneiras. Naquela casa, os irmãos descobrem um livro pertencente a Artur Spiderwick, um homem dado como desaparecido. No entanto, aquele livro vai levar a uma grande dose de complicações do qual Jared vai levar a culpa. Então, durante o livro, vemos as aventuras destes três irmãos e o próprio elo de ligação entre Jared e a mãe.
Embora estes livros sejam de um género mais infantil e de que normalmente eu não gosto tanto, eu gosto bastante das Crónicas de Spiderwick, a história é fácil para o publico mais jovem entender e ao mesmo tempo não é básica e esperada, é uma ideia bastante original na verdade. Percebo que para as crianças, eles fizeram bem em separar a história por cinco livros, mas, por outro lado, acho que foi um bocado de desperdício visto que a história de dois livros podia estar apenas num.
Adoro as ilustrações deste livro, são lindíssimas, e muito trabalhadas.
Simon é aquela personagem por quem praticamente toda as pessoas se identificavam um bocado ou, no mínimo, identificam-na a alguém chegado. Mallory, por outro lado, eu achei muito irritante. Parece que por ser mais velha, acha que manda mais do que qualquer um dos irmãos e isso irrita-me, além de que a sua constante desconfiança pelo Jared é desnecessária. Jared é aquela personagem que adora aventuras e que, por isso, se mete constantemente em confusões, mas eu adorei o espírito de aventura dele, eu provavelmente ia fugir a correr em metade das situações em que ele esteve, mas ele não, ele é bastante corajoso e isso é algo que adoro nesta personagem.
Eu li esta coleção à bastantes anos e lembro-me perfeitamente da história, é uma história que. por ser tão diferente, nos fica registado na memória, mas eu vou definitivamente reler os outros quatro livros. Não consegui tirar qualquer frase que me chamasse a atenção mas espero que seja diferente nos outros livros.
Recomendo completamente a leitura para quem se quer entregar a algo mais jovem ou quer um livro leve.
Boas leituras.

Trailer da adaptação dos 5 livros para o cinema:



Sem comentários:

Enviar um comentário