domingo, 21 de junho de 2015

O Último Minuto na Vida de S. - Resenha

O Último Minuto na Vida de S.

Sinopse: "Ela era bela, divorciada, escandinava, culta. Chegara a Lisboa em princípios dos anos 60 e Portugal era para ela o país mais arcaico da Europa. Ele era português, casado, político, primeiro-ministro. Apaixonaram-se e amaram-se intensamente, contrariando códigos politicos e sociais. Morreram ambos, abraçados, na explosão de uma avioneta em viagem para o Porto. Ficção, O Último Minuto na Vida de S. é a história do último grande amor português, o de Snu Abecassis e Francisco Sá-Carneiro. Cruzando um estilo ora satírico-jocoso, ora realista e apoiando-se na realidade portuguesa entre as décadas de 60 e 70 em três ou quatro factos verdadeiros, visa retratar um Portugal que já não existe, o Portugal desaparecido nas duas décadas seguintes pela voragem dos costumes europeus."

Nome do livro: O Último Minuto na Vida de S.
Nome do Autor: Miguel Real
Editora: QuidNovi
Número de páginas: 126 páginas
Resenha: O Último Minuto na Vida de S. é um livro narrado por Snu Abecassis, a última mulher com quem Francisco Sá Carneiro (antigo político português teve) desde o primeiro casamento falhado desta mulher até à morte dela e de Sá Carneiro num acidente de avião, com causas indeterminadas, em 1980. O livro nunca diz diretamente que é destas duas pessoas que se trata, mas para quem conhece um bocado da história deste político, nota-se nitidamente.
A princípio eu não estava muito bem a perceber o livro visto que o próprio nome das personagens nunca nos é dado muito diretamente. O livro é sim um bom retrato de portugal na época antes e depois de Salazar.
A princípio é um pouco confuso e tem certas partes demasiado aborrecidas. Mas nas últimas páginas torna-se completamente interessante.
É um livro curto, de apenas 126 páginas que se lê depressa e com uma história super interessante, tem-se uma visão mais clara da relação entre Snu e Sá Carneiro, do povo na época de Salazar, do próprio país em si e, obviamente, da morte de ambos.
É um livro que recomendo completamente para quem se interessa por história, sobretudo pela portuguesa ou pela moderna, lê-se rápido e é muito interessante, o verdadeiro retrato de um povo.
Boas leituras :)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «A multidão afigurava-se-me como um jardim zoológico, retrato humano de um povo boçal, crédulo, bárbaro, silvestre, trajado de roupetas arqueológicas, fácies anivalescas, gorduroso de banhas escorrentes, faces vermelhas avinhadas, um povo cego de obediência a Salazar.» - Página 25
  • «Cabe aos ingénuos endireitar o mundo que os espertos têm entortado.» - Página 43
  • «Para ganhar é preciso saber perder.» - Página 56
  • «Nunca fui muito religiosa, mas creio no Deus da minha infância, o Deus que me anima a continuar quando quero desistir e a lutar quando me sinto vencida, este é o meu Deus, o Deus dos corajosos que nunca perdem a esperança, o Deus que, creio, me ampará na velhice, prolongando-a serenamente até ao momento do suspiro final.» - Página 98
Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis

Sem comentários:

Enviar um comentário