quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Insurgente - Resenha

Insurgente

Sinopse: "A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer decisão tem consequências e, à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria. 
O dia da iniciação de Tris devia ter sido marcado pela celebração com a fação escolhida. No entanto, o dia termina da pior maneira possível e a guerra parece ser inevitável. 
Transformada pelas suas decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente as consequências dessa escolha.
Uma escolha pode significar um sacrifício. 
Um sacrifício pode implicar uma derrota.
Uma derrota pode ser um fardo. 
Um fardo pode tornar-se numa batalhar.
A tua escolha pode destruir-te."

Nome do Livro: Insurgente
Nome da Autora: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Número de Páginas: 371 páginas
Resenha: Demorei muito para começar a ler este livro porque gostei tanto do Divergente que tinha medo de me dececionar com este. Bem, isso não aconteceu. Houve partes em que o meu coração saltou e só me apetecia gritar "Oh por amor de Deus!", mas pelo lado positivo. O livro desperta emoções como se fossemos nós a viver a história.
Quanto ao filme, eu quero muito vê-lo. Quanto vi o trailer eu fiquei super ansiosa. Mas, tem um problema, parece-me que tem cenas muito diferentes do livro e eu estou com medo de me dececionar. Para isso não acontecer já sei que vou ter de ver o filme como se nunca tivesse lido o livro, como se não fosse inspirado no livro. Mas espero gostar dele.
A história do livro combina com a anterior, e está cada vez a ficar mais emocionante. Agora fiquei mais curiosa para saber o que se vai passar no terceiro, mas já sei o final, o que diminui um bocado a vontade de ler.
A história em si começa logo a seguir ao final de Divergente com as fações a desmoronarem-se. Neste livro as fações em si são mais exploradas e isso foi algo que ficou muito bem. Porque, por exemplo, os Cordiais só falava deles assim por alto no primeiro livro e explicava um bocado e tal, mas não havia muita interação com eles nesse livro, enquanto que neste eles tem um papel muito importante (não, não é spoiler porque praticamente todas as fações - e até os sem-fação - tem um papel importante neste livro). Eu gostei muito da parte da Tris lutando contra o que aconteceu ao Will. O Quatro neste livro houve momentos que me irritaram um bocado porque parecia duvidar de tudo na Tris. Isso deu-me vontade de lhe bater. Mas pronto. Este livro não tem muitos momentos em que eu fiquei tipo "ai o que?" como aconteceu no primeiro. Tem um momento assim quando se descobre algo sobre o passado de Quatro, mas nada demais. O problema de este ser o segundo é que eu não posso falar muito sem dar spoiler, então...
Quanto ao final, eu gostei mas já estava à espera praticamente desde a metade do livro, então ai a autora meio que desiludiu, mas também não acho que a história pudesse ter tido outro final e ter ficado tão bem.
O livro em si é bom e eu estou muito curiosa para ler o terceiro.
Boas leituras :)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Seria ótimo que a vida fosse assim, com um processo que nos limpasse de toda a porcaria e que nos devolvesse ao mundo já puros. Mas há coisas que não se conseguem limpar.» - Página 37
  • «Às vezes as pessoas só querem ser felizes, mesmo que a vida real não seja assim.» - Página 54
  • «-Do que estás à espera, precisamente?
    • -Do fim do mundo. E o mundo já acabou.» - Página 72
  • «Sinto-me completamente nua. Não percebi que usava os meus segredos como uma armadura até eles terem desaparecido, e agora todos me podem ver como realmente sou.» - Página 112
  • «Não sei o que hei de dizer, ou fazer, relativamente a este lado imprevisível que nele se revela e que agora está aqui bem à vista, a borbulhar por baixo da superfície a cada coisa que ele faz e que é parecido com a parte mais cruel da minha própria pessoa. Há uma guerra dentro de cada um de nós. Às vezes, ajuda-nos a manter-nos vivos. Outras vezes ameaça destruir-nos.» - Página 176
  • «A batalha que estamos a travar não é contra um grupo específico. É contra a própria natureza humana... ou, pelo menos, aquilo em que ela se transformou.» - Página 370
Trailer da adaptação do livro para o cinema:


Quotes/Melhores momentos do filme:

Esta parte do post vai ser atualizada quando o filme sair e eu o assistir


Sem comentários:

Enviar um comentário