quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

E Depois... - Resenha

E Depois...


Sinopse: A vida de Nathan, um dos advogados mais brilhantes de Nova Iorque, está prestes a mudar pela segunda vez. Aos oito anos, depois de ter mergulhado num lago para salvar uma menina, entrara num túnel luminoso de «quase-morte». Agora Nathan é procurado por um médico excêntrico que diz ser um Mensageiro e que marcará mais uma mudança na sua vida. O advogado irá descobrir então por que razão regressou à vida...

Nome do Livro: E Depois...
Nome do Autor: Guillaume Musso
Editora: XO Éditions
Número de Páginas: 379 páginas 
Resenha: Primeiro devo dizer que este é o segundo livro que eu leio deste autor e que estava com medo que ele me fosse desiludir visto que eu amo o outro dele. E como é óbvio eu gostei mais de um do que do outro, e o outro continua a ser uma obra-prima para mim.
O livro conta a história de Nathan, um advogado, que teve uma experiência de quase-morte em criança. Nathan é procurado por um médico que o tenta convencer de que consegue saber quando alguém vai morrer. Óbvio que depois acontece muitas mais coisas, e mais interessantes, mas isso seria spoiler então vou-me calar.
As personagens meteram-me confusão em algumas partes. Nathan pareceu-me umas duas vezes uma pessoa idiota a quem só apetece gritar "Acorda para a vida ou vais perder tudo!!". O pai da ex-mulher do Nathan irritou-me profundamente a princípio mas quando a história dele é revelada eu meio que gostei dele.
Quanto à história do livro em si é, sem dúvida, um excelente livro para refletir.
O tema da morte, e da vontade de viver, está muito presente no livro. Tal como aquela fase da vida em que já nada vale a pena.
O final por si só eu já o esperava, mas a forma como o autor escreve é tão boa que acabamos por ignorar esse facto e ler como se fosse totalmente novo. O final fica meio que em aberto para nós ficarmos a refletir nele.
Espero ter a oportunidade de ler mais deste autor e recomendo. Boas leituras :)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «A morte está por toda a parte. Em todo o ser humano, e em todas as etapas da vida, existe uma tensão entre duas forças contrárias: as forças da vida e as da morte.» - Página 20
  • «O nosso amor é inexorável como a morte.» - Página 29
  • «O seu rosto marcado pelo sofrimento, tinha-se congelado para todo o sempre a meio de um grito de terror. Os seus olhos, esbugalhados e sem brilho, não viam mais do que o vazio. (...) Imediatamente o advogado soube que nunca mais se conseguiria livrar desta imagem, que ela voltaria para o assombrar, sempre, sempre nos meandros das suas noites e nos momentos de extrema solidão.» - Página 42
  • «Na sala, perto do balcão, os acordes de jazz do piano de Bill Evans elevavam-se de um aparelho de rádio. Era uma canção triste.» - Página 58
  • «O erro não cabia a ninguém para além dele. Estivera demasiado ocupado a subir a escaada do êxito para se aperceber de que a mãe precisava mais do seu amor do que do seu dinheiro.» - Página 71
  • «Por todo o lado onde fosse, faziam-lhe sempre a mesma pergunta: como vai a tua mulher? Sempre a sua mulher. E ele? E a mágoa dele? Quem se preocupava com ele? Nunca ninguém lhe perguntara como é que ele estava, ele. Como vivia aquilo tudo. Achavam que era forte. A tough man. Era mesmo isso que ele era na sua profissão, ou não? Um duro, um carniceiro, um impiedoso que não tinha direito à lágrimas nem ao desespero.» - Página 88
  • «Mas, contrariamente ao que acreditara durante muito tempo, sabia hoje que o dinheiro não lhe chegava. Faltava-lhe alguém com quem partilhá-lo. Sem uma mão para o acompanhar, não queria mais ir a lado nenhum; sem uma voz para lhe responder, ele não passava de silêncio; sem um rosto em frente do seu, ele já não existia.» - Página 148
  • «Mas como poderia resolver-se a aceitar um mundo em que a vida e a morte estavam de tal modo inscritas no destino?» - Página 158
  • «Corro tão depressa que a morte nunca me apanhará.» - Página 194
  • «Ontem, foi o meu aniversário, mas tenho a impressão de já não ter idade.» - Página 195
  • «Vejo o céu e o oceano. Bebo mais do que convém. Chega a ser lamentável. Achava-me tão diferente dos outros e afundo-me no álcool como um principiante. Pensava que atenuaria a minha dor e me permitiria esquecer este inferno. Mas é completamente o contrário.» - Página 196
  • «-Um dia arriscas-te a perder-me. 
    • -Eu encontro-te.
    • -Estás muito seguro de ti.
    • -Estou seguro de nós.» - Página 224 e 225
  • «Somos depressa surpreendidos pelo nosso passado, mesmo quando passámos a vida inteira a afastar-nos dele.» - Página 241
  • «Agora, a morte estava atrás de cada um dos seus passos. Perseguia-o em cada esquina da rua para lhe lançar vítimas inocentes à face, à espera que chegasse a vez dele. Garett tinha razão: a morte estava por toda a parte. Esta terrível realidade que ele nunca ousara olhar de frente explodia-lhe agora na cara, alterando-lhe a sua visão do mundo.» - Página 303
  • «A bebida e o dinheiro, o maldito dinheiro que pervertia tudo, que tirava o sentido a tudo, enquanto tudo acabava sempre assim: com a morte.» - Página 313
  • «Ganhem dinheiro e o mundo inteiro concordará em tratá-lo por Senhor.» - Mark Twain, página 327

Sem comentários:

Enviar um comentário