quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

2019 TBR - Introdução | Introduction

Olá!
Como já devem saber (tendo em conta a quantidade de vezes que já o mencionei), 2018 foi um ano extremamente lento para mim a nível de leituras. No entanto, nos últimos três meses do ano, altura em que li mais em menos tempo, eu comecei a definir listas de TBR (to be read, em português 'para ser lido'), algo que eu sempre vi a comunidade internacional fazer mas que sempre pensei que não iria funcionar pois, ao chegar à hora, não me iria apetecer. Mas, já desesperada com a minha reading slump, decide experimentar, e fiquei surpreendida com os resultados. 
Além de ler mais, senti muito mais vontade de o fazer por ter o incentivo de completar a minha TBR. Assim, para 2019, decidi fazer TBRs mensais, com 6 categorias distintas, categorias essas que eu escolhi serem abrangentes exatamente para não perder vontade de ler. Também por esse motivo, e apesar de só costumar ler 4 livros por mês em média, decidi escolher 6 categorias para ter uma maior margem de escolha.  
Sem mais demoras, vamos conhecer as categorias e os livros que se podem inserir em cada uma. 
As duas primeiras categorias são as mais abertas: corresponde cada uma a um livro que eu queira muito ler. Aqui, não existe qualquer restrição, pode ser qualquer coisa. 
A terceira categoria diz respeito a um livro escolhido por outra pessoa. Aqui, envio a minha lista da TBR completa e peço a alguém para escolher um livro, sendo que essa pessoa nunca pode escolher um livro que me deu ou, caso seja autora, um livro que escreveu.
Na quarta categoria eu decidi colocar duas opções: ou um livro que já tenha estado na minha TBR e que não foi iniciado (cor azul na tabela seguinte) ou um livro que eu já comecei e não terminei (cor vermelha na tabela seguinte). Neste caso, as opções são as seguintes:
A Peregrinação de um Rapaz Sem Cor
Haruki Murakami

A Queda de um Anjo
Camilo Castelo Branco

As Cinquenta Sombras Livres
E. L. James

Ave de Mau Agoiro
Camilla Läckberg

Biggest Flirts
Jennifer Echols

Como Ser Solteira
Liz Tuccillo

Deixa Dormir o Diabo
John Verson

Glass Sword
Victoria Aveyard

Heartbreakers
Ali Novak

Koldbrann Parte 3: Imprudentes
Ana Cláudia Dâmaso

Não atires pedras a estranhos porque pode ser o teu pai
Fernando Alvim

O Livro das 1001 Noites
Vários Autores

O Velho e o Mar
Ernest Hemingway

Poesias
Júlio Dinis

Prisioner of Night and Fog
Anne Blankman

Sail
James Patterson

Sangue Vermelho em Campo de Neve
Mons Kallentoft

The Kiss of Deception
Mary E. Pearson

No entanto, no decorrer deste 'desafio', quando não conseguir terminar um livro, eles passam a poder enquadrar-se também nesta categoria (apesar de que podem também enquadrar-se noutras categorias, como na 1º, na 2º ou na 3º). 
Também para a quinta categoria eu pus dois possíveis desafios: um livro de parceria ou um livro escolhido de forma aleatória. No caso de ser um livro de parceria, este será lido por ordem de recebimento. No caso do livro aleatório, este será escolhido ao tirar um papel de uma caixa onde eu tenho escrito os títulos dos livros da minha TBR. 
Por último, para a última categoria, temos também duas opções: um livro do clube do livro do qual eu faço parte e que foi criado pela @lovepeaceandwrite ou, nos casos em que eu já li o livro (como vai acontecer em fevereiro), um livro de um dos diversos desafios que eu vou fazendo ao longo do ano. 
Este é então um projeto que eu vou tentar fazer e manter em 2019 e, se vir que realmente funciona, manter para os anos seguintes. 
Boas leituras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário