segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Goodbye 2018 | Hello 2019

E assim termina mais um ano. De uma maneira geral, 2018 foi o melhor ano da minha vida. Foi aquele em que eu mais me diverti, senti que as coisas corriam melhor e mais orgulhosa fiquei de mim mesma. 
No entanto, e como este blog é maioritariamente literário, vamos focar-nos nesse aspeto. 
Relativamente às minhas leituras, como nos anos anteriores, eu tinha uma meta de leitura de 50 livros, o que dá cerca de 4/5 livros por mês. Mas, e pela primeira vez em três anos, eu não consegui terminar o desafio. 
Comecei o ano bastante bem e dentro da média. Foi a partir de março, que o desafio descarrilou, pois eu não conseguia sentir vontade de ler, tudo o que começava parecia-me aborrecido e arrastado e eu só queria parar de ler e ir fazer outra coisa qualquer. Então, passei mais de metade do ano a 'obrigar-me' a ler na tentativa de acabar com a minha reading slump (a pior que tive até hoje). Mesmo os livros que eu me conseguia obrigar a ler, não sei bem porquê, parava de os ler a menos de 50 páginas do fim e não voltava a pegar neles para os terminar durante uns três meses. Assim, o meu número de leituras diminui nitidamente. A partir de outubro, já no último trimestre do ano, recomecei a sentir a minha vontade de ler, mas, por ironia do destino, era a altura em que, devido à universidade, eu menos tempo tinha para o fazer. Estranhamente, e apesar da falta de tempo, nos últimos três meses do ano consegui terminar 11 livros, o mesmo número de livros que tinha lido durante a minha altura do ano com mais tempo, entre maio e setembro. 
Relativamente a filmes, este foi dos anos em que menos assisti. Os poucos filme que vi foi, a maioria, no cinema e foi porque eram filmes que eu queria muito ver, como o Mamma Mia: Here We Go Again. Simultaneamente, e como passei as últimas semanas do ano a tentar terminar todos os livros que tinha deixado por terminar durante o ano, não assisti, pela primeira vez em anos, um único filme de natal. 
Por último, e relativamente a séries, este ano, durante os meus meses com mais tempo em que não tinha vontade de ler, eu passei muito tempo a ver séries e procurei ver, principalmente, aquelas que já tinha iniciado anteriormente. De uma maneira geral, entre filmes, séries e livros, foi no campo das séries onde eu tive um maior sucesso em 2018. 
Esta foi então a minha retrospetiva de 2018. Agora vamos falar do que eu espero/quero de 2019. 
Primeiramente, a nível pessoal, espero e acredito que 2019 seja tão bom ou melhor que 2018. Do pouco que eu já tenho planeado e sei que em princípio vai acontecer, estou extremamente entusiasmada para este ano. 
Quanto aos livros, vou voltar a colocar o desafio de ler 50 livros e espero que consiga volta ao meu ritmo normal de leitura, mas se não o conseguir, aceito sem problemas. Também por causa disso, vou tentar voltar a adotar um 'desafio' diário que fazia em 2015 e que voltei a adotar na reta final de 2018, que é ler 50 páginas por dia e, nos dias em que não o conseguir, compensar nos dias seguintes. De resto, vou tentar fazer um desafio com a Tânia do blog Thinking Like a Fangirl, de que vocês deveram ouvir falar muito em breve. 
Em 2019 diversos filmes vão ser lançados em cinema que eu quero ver (como o live action de Aladdin e do Rei Leão, adaptações de livros que eu tenciono ler e o Uma Luta Desigual/On The Basis of Sex, baseado na história verídica da primeira mulher a chegar ao Supremo Tribunal de Justiça nos EUA) e são esses filmes os que eu quero principalmente ver este ano. 
Relativamente a séries, o meu objetivo continua a ser o mesmo de 2018, continuar a ver séries já iniciadas para terminar as que conseguir, uma vez que tenho demasiadas iniciadas e nunca terminadas. 
Esta é então a minha retrospetiva de 2018 e objetivos para 2019. O novo ano que venha, e que seja ainda melhor do que o anterior. 
Boas leituras e bom ano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário