quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Alice no País das Maravilhas | Alice's Adventures in Wonderland - Opinião (Book Review)

Alice no País das Maravilhas

Título do livro: Alice no País das Maravilhas
Título Original: Alice's Adventures in Wonderland
Nome do Autor: Lewis Carroll
Editora: Expresso | Visão
Número de páginas: 148 páginas
Sinopse: «É um dos mais extraordinários contos de fadas de sempre, onde a imaginação reina como senhora absoluta, o absurdo e o nonsense delirante dominam e onde tudo é possível. O Coelho Branco, o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco, a Rainha de Copas…e, claro, Alice…Quem não se lembra das personagens que Lewis Carroll imortalizou e que fazem parte do imaginário de várias gerações?
Um livro mágico de Lewis Carroll, numa edição de colecionador com anotações manuscritas de Rui Reininho e novas ilustrações de João Lemos»
Quem me conhece, sabe que, desde pequenina, tenho um amor incondicional pela história do Peter Pan. Mais recentemente, e depois de ler a versão original, decidi ler a versão original de outro livro muito famoso, Um Conto de Natal, e, depois da Expressa lançar a edição de Alice no País das Maravilhas ilustrada e comentada, eu tive de ler a versão original da tão famosa história da menina que caiu numa toca de coelho.
Para quem não conhece a história, na famosa obra escrita por Lewis Carroll, acompanhamos Alice, uma menina que, um dia, cai numa toca de coelho e vai parar ao 'País das Maravilhas', um mundo completamente diferente àquele a que Alice (e o próprio leitor) está habituado.
Antes de mais, e como já mencionei acima, esta edição é ilustrada, pelo João Lemos (que pelos vistos trabalha para a Marvel) e pelo Rui Reininho, o famoso vocalista da banda GNR. As ilustrações são, de facto, lindíssimas, tornando este livro talvez das melhores edições que já vi desta obra, que tem bastantes edições diferentes. No entanto, os comentários não me convenceram - são extremamente confusos e desnecessários: em nada acrescenta à história e, na maior parte das vezes, nem tem nada a ver, isto é, quando eu conseguia perceber do que é que ele estava a falar. Senti que tinha de referir tanto as ilustrações como os comentários para quem esteja interessado nesta edição, no entanto, em nada eu ter gostado das ilustrações e o eu não ter gostado dos comentários vão influenciar a minha opinião do livro.
Relativamente à história, devo dizer que fiquei extremamente desiludida. Todos conhecem a história da Alice, mas a versão original é bastante diferente e bem mais chata. Nada e tudo acontece ao mesmo tempo, a história é extremamente confusa e os eventos são completamente desconectados. Já para nem falar que são mais de 100 páginas sem qualquer propósito e apenas as últimas duas páginas acrescentam algo.
Assim sendo, e de uma maneira geral, Alice no País das Maravilhas não foi, definitivamente, história para mim. Recomendo mais não seja para matarem a curiosidade, mas não esperem a história que ouviram em criança, vão ficar desiludidos.
Boas leituras.
(2 em 5 estrelas)

Sem comentários:

Enviar um comentário