sábado, 27 de janeiro de 2018

Koldbrann Parte 1: Rebeldes - Opinião (Book Review)

If the "Read in English" feature isn't working, please click on the title of the post and try again

 Ler em Português      Read in English

Koldbrann Parte 1 - Rebeldes

Nome do livro: Rebeldes
Nome da Autora: Ana Cláudia Dâmaso
Coleção: Koldbrann
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 452 páginas
Sinopse: «Num mundo apocalíptico, a população saudável vive em cidades-bunker, chamadas de fortalezas, que os protegem dos perigos do mundo exterior, onde é melhor morrer, que deixar de ter o sangue vermelho. 
A limitação da liberdade alheia cria estruturas sociais muito restritas que todos são são obrigados a cumprir.
Esta é a história de Diana Salvatore, uma jovem que se revolta contra o destino que lhe foi imposto.»

Antes de ler este livro, vi diversos comentários positivos quanto à história e, obviamente, fiquei curiosa. Por isso, quando tive a hipótese de o ler, aproveitei-a, e ainda bem que o fiz. Apesar de ser a minha primeira leitura do ano, vai ser, sem sombra de dúvidas, dos meus livros favoritos de 2018 e um dos meus livros de ficção preferidos da vida. 
O primeiro livro da série Koldbrann, Rebeldes, conta a história de Diana Salvatore, uma rapariga que vive num mundo apocalíptico onde as pessoas são fechadas em fortalezas e as raparigas férteis são obrigadas a casar, até aos 20 anos, e a ter filhos. Enquanto que os homens e as mulher não férteis são obrigados a seguir a carreira militar. No entanto, Diana, desde nova, que deseja seguir os passos da sua mãe adotiva, ser militar. Num mundo onde tal não lhe é permitido, ela vai tentar, por todos os meios, mudar o que lhe está destinado. 
Como podem perceber pelo que acabei de descrever, o livro centra-se muito na ideia de não aceitarmos aquilo que nos é imposto, de lutarmos e de seguirmos os nossos sonhos. E essa foi, sem dúvida nenhuma, uma vertente muito bem explorada. Na verdade, em geral, todo o livro, e o mundo em que a história ocorre, foi extremamente bem criado e dá para perceber que cada detalhe foi pensado e repensado ao pormenor. 
Quanto às personagens em si, é nos apresentado um conjunto completamente diferente e realista onde as pessoas erram e sofrem com os seus erros. No entanto, e isso é o melhor das personagens, ninguém é perfeito. Tenho de realçar uma personagem por quem eu me apaixonei perdidamente, o Josh, o melhor amigo da Diana e que é, na minha opinião, das melhores personagens masculinas que encontrei enquanto leitora, assim como a amizade entre os dois. 
Tive uma ótima experiência de leitura, não apenas pela maravilha que é o livro, mas também porque tive a oportunidade de ler em conjunto com a @writer_gabby e a @600páginas (sendo que foi muito interessante ver as diferenças entre os pensamentos das três relativamente aos acontecimentos) e fui ainda comentando a leitura com a própria autora, o que tornou a leitura ainda mais interessante, e é algo que vocês próprios também podem fazer, mandado mensagem no instagram para @mazapower
Relativamente à história em si, acho que foi muito bem construída, repleta de ação e com uma representação dos acontecimentos extremamente realista, assim como, em momento nenhum, senti a história arrastar. Pelo contrário, somos constantemente bombardeados com acontecimentos e informação que só nos faz querer ler mais, até que, quando damos por ela, encontramos as palavras "Fim da primeira parte" e não podemos esperar até pegar o segundo livro. 
Um pormenor que, inicialmente, me meteu um pouco de impressão, foi o facto de que as personagens por vezes intercalam o português com outras línguas. No entanto, rapidamente o leitor se habitua, tanto que são sempre pequenas frases ou até mesmo palavras, nada que prejudique a avaliação final do livro e, pelo menos na minha opinião, tendo em atenção o contexto do livro, tem até lógica.
Quanto ao final, quando este chegou, encontrei-me numa situação rara: apesar de ter amado o livro, conseguia também apontar pequenas questões que normalmente me fariam diminuir o rating para 4.5 (ou até mesmo 4) estrelas. Mas não consegui. Não apenas por todos os pontos positivos enumerados anteriormente, mas mais pelos sentimentos que a história me provocou. Senti mil e uma sensações diferentes, e isso cobriu qualquer outro pequeno problema que tenha tido com o livro.
Como já referi, a autora criou um excelente livro e eu fiquei, honestamente, fã do seu trabalho. Por estes motivos, obviamente, que recomendo muito este livro. 
Por último, deixem-me só realçar esta capa maravilhosa pela qual eu me apaixonei. Um grande obrigada à autora pela oportunidade que me deu de dar a minha opinião e por me apresentar a este mundo pelo qual eu me apaixonei. 
(5 em 5 estrelas)

 


Sem comentários:

Enviar um comentário