domingo, 9 de julho de 2017

Fences - Opinião (Film Review)

Fences

Resultado de imagem para fences film poster
Enquanto via a lista de nomeados para os Óscares, deparei-me com este filme e, depois de ver o trailer, decidi ir ao cinema assistir a esta obra de arte. 
Vedações, como é chamado em Portugal, é a história de uma família de cor negra, os Maxson, que vivem nos Estados Unidos dos anos 50 e que experienciam complicações que resultam das personagens complicadas que nos são apresentadas. 
Resultado de imagem para fences filmPrimeiro de tudo sinto que tenho de referir que a história é uma reprodução cinematográfica de uma peça de teatro, o que eu apenas descobri após assistir o filme quando decidi ver opiniões favoráveis e desfavoráveis do filme e fui pesquisar as nomeações do filme. 
Em geral, temos um elenco fantástico, sendo de destacar, obviamente, os grandiosos Denzel Washington, que faz de Troy, o pai da família e personagem central da ação, e a Viola Davis, que faz de sua mulher. Ambos tiverem apresentações completamente incríveis e tão reais que chega a arrepiar. Vou também destacar Jovan Adepo que faz de Cory, o filho do Troy, e que também demonstrou ser um ator incrível. 
Contrariamente à maioria dos filmes que se passam no século XX, aqui a questão da luta desta família contra o racismo da época não é o foco principal, sendo, no entanto, uma parte importante. Ou seja, temos esta questão presente mas existem muitas outras, como os traumas do passado e as lutas familiares. 
Resultado de imagem para fences filmO meu único problema com o filme foi verdadeiramente o facto de que tudo ocorre de forma muito lenta. Temos poucos cenários e a própria ação vai acontecendo lentamente, sendo que, por vezes, temos uns 15 minutos apenas de uma conversa entre duas ou três personagens. No entanto, e tendo em conta a perspetiva pós assistir o filme todo, percebo que é necessário assim o ser para criar mais impacto. E, por um lado, um filme com um cenário tão simples acaba por ser uma lufada de ar fresco de todos os filmes carregados de efeitos especiais que vemos hoje em dia. 
Relativamente ao final, deixem-me começar por dizer que eu sou daquele género de pessoas que é raro chorar em filmes, no entanto, este foi impossível aguentar-me devido ao impactante final que nos é apresentado. 
Por curiosidade, este filme foi nomeado para melhor filme, melhor atriz coadjuvante com a Viola Davis, melhor ator com Denzel Washington e melhor roteiro adaptado (atualização pós-Óscares: das quatro nomeações, o filme ganhou o prémio para o qual a Viola Davis estava nomeada). 
Assim sendo, é um filme que, obviamente, recomendo imenso, apesar de que devem ter em atenção que a ação é mais lenta do que a dos filmes a que estamos habituados.
(9 em 10 estrelas)


Sem comentários:

Enviar um comentário