sábado, 9 de abril de 2016

A Cabana - Resenha

A Cabana

Sinopse: "As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada.Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana.
Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre."
Nome do livro: A Cabana
Nome original do livro: The Shack
Nome no Brasil: A Cabana
Nome do Autor: WM. Paul Young
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 244 páginas
Resenha: A Cabana era aquele livro que eu tinha iniciado à muito tempo e que, um dia, num ato de "tenho mesmo de o terminar", o recomecei (apesar de estar cheia de medo de, mais uma vez, não gostar e acabar por ter de ler um livro inteiro sem gostar). Mas o livro realmente surpreendeu-me.
O livro segue a vida do Mackenzie, um homem que sofreu um grande trauma quando, ao acampar com os filhos, Missy, a sua filha mais nova, é raptada e apenas é encontrado um cenário brutal numa cabana que indica que Missy foi assassinada. Um dia, Mackenzie recebe uma carta assinada de "papá" a pedir para se encontrarem na cabana. Mackenzie vai então a essa cabana onde se dá uma longa conversa com Deus (não é spoiler não, está literalmente escrito na capa da edição da Porto Editora).
Sendo que eu sou um bocado cética no que toca a algumas partes da religião e já por causa disso eu estar ligeiramente pé atrás quando ao desenrolar do livro, este livro surpreendeu-me em bastantes aspetos.
Primeiro temos a reação das personagens face à dor que a mim me pareceu bastante real. O Mackenzie para mim foi uma personagem real em todos os aspetos, não houve momento nenhum em que eu achasse que as reações eram completamente falsificadas.
Depois temos o facto de ser uma ideia completamente diferente do normal. Este livro quase que parece um daqueles feitos para fazer as pessoas gostarem de Deus, mas com uma história realmente por detrás.
A história do livro em si é uma história realmente comovente e arrepiante, apesar de que chega a um ponto do livro (pelo menos no meu caso) e, que eu sabia mais ou menos o que ia acontecer, assim como o final.
No entanto, não foi por isso que deixou de ser um bom livro e houve outros momentos em que me surpreendeu. Infelizmente eu não consegui nenhuma quote.
Em novembro de 2016 está previsto sair o filme baseado neste livro, The Shack, e eu estou curiosa relativamente a como vão conseguir adaptar esta história.
Este livro é considerado de desenvolvimento pessoal (um dos subgéneros da autoajuda) e eu não concordo, mas é onde ele está inserido.
Recomendo o livro completamente, mesmo para os mais céticos como eu.
(3.5 em 5 estrelas)

Sem comentários:

Enviar um comentário