segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias - Resenha

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

Sinopse: "Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta arrojada com os membros do seu clube em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Parte então à aventura, acompanhado pelo seu criado. Para vencer o desafio, teria de estar de volta a Londres no dia 21 de Dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos. Porém, Fogg é acusado de estar por detrás do assalto ao Banco de Inglaterra, o que fará com que o detective Fix parta no seu encalço, perseguindo-o para onde quer que Fogg vá. Do Egipto à Índia, e depois para a China, Japão, Estados Unidos (São Francisco e Nova Iorque) e de volta a Inglaterra, somos levados numa viagem através de vários continentes, em diversos meios de transporte existentes na época - vapores, comboios, carruagens , e até mesmo elefante -, numa jornada emocionante que desperta o nosso espírito de aventura e nos leva de volta à infância."
Nome do Livro: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias
Nome do Autor: Júlio Verne
Editora: RBA
Número de Páginas: 255 páginas
Resenha: Como penúltimo livro que eu ia ler este ano eu decidi ler um clássico, e que clássico melhor para ler que "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias"? No geral eu gostei da história mas ela não me conseguiu cativar muito. Porque já que é uma história tão interessante? Eu explico, é que quando eu era pequena, dava na televisão um filme de animação inspirado nesta obra, e eu lembrava-me perfeitamente do final. Então isso tirou-me certa curiosidade.
O livro segue o cavalheiro Phileas Fogg que se aventura à volta do mundo, com o prazo de 80 dias, para provar que isso é possível, Fogg mostra ser uma pessoa muito fechada para si mas com uma coragem e honra incrível, assim como o seu controlo sobre situações difíceis; o seu criado, Jean Passepartout, este criado é uma personagem um pouco inocente e engraçada em certas partes e que se torna leal ao seu chefe de uma forma nobre; o Detetive Fix, um inspetor da polícia que vai andar atrás de Fogg pelo mundo todo na tentativa de o prender por achar, de forma errada como se vê logo a princípio do livro, que Phileas Fogg tinha assaltado um banco e que a viagem era só uma desculpa para fugir para outro pais; e a Sra. Aouda, uma jovem indiana salva da morte por Fogg e Passepartout e que os acompanha até ao fim da jornada.
A edição que eu li deste livro é simplesmente linda, a capa em si só em muito bonita, e depois ainda tem algumas ilustrações ao longo do livro que eu vou mostrar no final  deste post.
Eu tive dois problemas a ler este livro. O primeiro é que tudo está descrito em milhas, então eu não conseguia ter bem noção do espaço que era. O segundo é que eles falaram de vários sítios que geograficamente eu não sei onde ficam, então, eu tive de ler com um mapa ao meu lado, e é um pouco chato ter de parar a leitura para saber em que parte do globo eles vão.
Tirando isso é um bom livro e um excelente clássico. Até me surpreendeu o facto de não ser daqueles clássicos chatos que nos dão vontade de dormir.
Boas leituras :)

Trailer da adaptação do livro para cinema:



Sem comentários:

Enviar um comentário