segunda-feira, 29 de abril de 2019

Um de Nós Mente | One of Us is Lying - Opinião (Book Review)

Um de Nós Mente

Título do livro: Um de Nós Mente
Título original: One of Us is Lying
Nome da Autora: Karen M. McManus
Editora: Gailivro Editora
Número de páginas: 334 páginas
Sinopse: «Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola. Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo numa sala, e ele morre diante das suas vítimas.
Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são:
A melhor aluna da escola, Bronwyn, que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale. A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper. Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga. A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.
Que segredos queriam esconder para eliminar Simon?
Quem será o culpado?»


Depois do sucesso que foi 'Um de Nós Mente' no booktube internacional, senti imensa curiosidade pelo livro e, apesar de não ser um mau livro, também não fiquei completamente impressionada. 
No livro acompanhamos exatamente o que a sinopse promete: um grupo de quatro pessoas, completamente diferentes entre si, que têm um grande ponto em comum - estavam os quatro no mesmo sítio quando uma quinta pessoa, que iria revelar (ou já tinha revelado) segredos sobre todos eles, morre. Assim, inicia-se um longo percurso para tentar perceber quem é o assassino de Simon. 
O meu principal problema com o livro deu-se na primeira metade por questões que eu achei irrealistas. Primeiro, os professores pareceram-me demasiado exagerados. Depois, a política pareceu-me completamente desprovida de conhecimento de como resolver um caso: agiam de forma errada com os estudantes, tentavam culpar todas as pessoas e nem sequer consideravam outras hipóteses, mesmo havendo provas contrárias às hipóteses que eles consideravam, então passaram a grande maioria do livro a irritar-me. 
No entanto, nem tudo foram pontos negativos nesta primeira parte do livro. Os múltiplos POV tornaram a ação mais interessante, e fizeram-nos duvidar e confiar em todas personagens em simultâneo, o que aumentou o suspense, e o próprio crime em si é intrigante. Simultaneamente, o livro lê-se muito rápido. 
O desenrolar da história que se segue é interessante (se ignorarmos os polícias irritantes) e as constantes provas contra as diversas pessoas deixam o leitor muito curioso. No meu caso, e eu acho que acontecerá o mesmo a um leitor atento, a resolução do crime tornou-se bastante óbvia a cerca de 20% do final, o que faz perder o elemento surpresa. 
Quando cheguei ao final, e falando do que acontece entre as personagens e para a vida das personagens, eu achei que não foi a solução mais lógica ou real, não achei um final perfeito, no entanto é aceitável.  
Assim sendo, Um de Nós Mente não é, de todo, o melhor policial ou o melhor Young Adult que já li na vida, mas é sim um livro com uma história interessante e que se lê rápido, e como tal eu recomendo, mas acho que não faz jus à hype que se criou em volta dele. Recomendo quem o vá ler a iniciar sem expetativas, vai apreciar muito mais a história.   
Boas leituras. 
(4 em 5 estrelas)

Sem comentários:

Enviar um comentário