quarta-feira, 5 de setembro de 2018

The Sims Book Tag

Olá! Este mês decidi que, para atualizar o blog com os posts em falta, iria postar uma publicação por dia. No entanto, como este é um desafio complicado (e eu não queria sofrer sozinha), convidei uma blogger de quem gosto muito para me acompanhar, a Tânia Dias do Thinking Like a Fangirl. Dentro deste desafio, decidimos que, a cada 5 dias, iríamos publicar uma tag escolhida alternadamente por cada uma de nós e, esta primeira tag, foi escolhida por mim. 
Como amante dos Sims desde pequena, e sabendo que a Hailey in Bookland tinha criado uma tag assim, tive de a escolher e, como de costume, criar as minhas imagens personalizadas para cada uma das perguntas da tag. Antes de verem as minhas respostas, aproveitem só por ver as respostas da Hailey (aqui) assim como as respostas da Tânia (aqui). Sem mais demoras, vamos à tag. 

O Sim Original - A melhor estreia de um autor
Resultado de imagem para Red Queen da Victoria Aveyard fanart
Aqui o primeiro livro que me vêm à cabeça, e apesar de não ser uma opinião partilhada por todos os leitores, é o Red Queen da Victoria Aveyard. 
Neste livro, que se passa num mundo onde as pessoas são divididas consoante a cor do seu sangue, acompanhamos Mare, uma rapariga de sangue vermelho e, consequentemente, da plebe, que um dia descobre que, apesar da cor do seu sangue, tem os mesmos poderes que os de sangue prateado. A partir daqui, uma aventura complexa inicia-se.
Apesar de, como já referi, muita gente não gostar deste livro (e o criticar por muitas razões que eu nem compreendo), esta é uma história que eu gostei bastante de ler e, como tal, considero que foi uma excelente estreia para esta autora.

O Ceifador - A morte mais triste de uma personagem
Para esta categoria, tive quase para escolher o livro The One da Kiera Cass mas, nesse caso, o fator mais forte não foi só a tristeza, mas também a surpresa. Assim, opto antes por dois livro que li em diferentes momentos da minha vida mas que terminei ambos a chorar. 
Resultado de imagem para the book thiefO primeiro é o A Rapariga Que Roubava Livros (The Book Thief no original), que segue a vida de uma pré-adolescente/adolescente que, durante a 2ª Guerra Mundial, num cenário de caos, vai descrevendo não apenas a sua vida quotidiana, o medo vivido, mas também o seu percurso até se tornar a rapariga que roubava livros. Obviamente que, tendo em conta o cenário em que se passa esta história, o livro tem um sentimento muito profundo e, além de triste, acaba por ser bastante chocante. No entanto, é um livro que recomendo muito.  
Imagem relacionadaOutro livro que já me fez chorar imenso (e que ainda faz cada vez que o decido reler), é o Ponte para Terabithia que, contrariamente ao anterior, não tem um cenário tão denso, acaba por ser mais uma história focada na amizade, mas que, com o desenrolar da ação, consegue ser quase tão destruidor para o leitor. Por coincidência, ambos os livros mencionados foram alvo de adaptações cinematográficas, ambas bastante boas, e que, como os livros, são de partir o coração e eu recomendo muito. 

Sims Presos - Uma personagem que só atrapalhou
Imagem relacionada
Para esta categoria poderia escolher imensos livros, há sempre alguma personagem usada para simplesmente atrapalhar a história e obrigar o autor a estendê-la. No entanto, uma personagem que me irritou bastante neste aspeto foi, sem dúvida nenhuma, o Aspen da série A Seleção. 
Para quem não sabe, esta série decorre num futuro distópico onde as pessoas estão divididas consoante os seus trabalhos e, consequentemente, pelos seus rendimentos e riqueza. É neste contexto que, para manter o povo feliz, a realeza decide que a futura rainha por casamento deverá ser escolhida num concurso do género do nosso The Bachelor. Na pré seleção para para o concurso denominado de 'A Seleção', a nossa personagem principal é escolhida e a partir daí muita coisa acontece. No entanto, há aqui uma personagem, o Aspen, que, para mim, passou a série toda a  servir apenas para ser irritante. 

Simlish - Um livro com uma escrita incrível
Resultado de imagem para peter pan fanartAcredito sinceramente que o Peter Pan seja o livro que, neste mundo, menos precise que eu explique do que se trata. Assim sendo, vou só referir que a história original, escrita por J. M. Barrie, apresenta apenas algumas diferenças comparativamente às versões mais recentes, mas que é extremamente viciante e que eu recomendo muito a qualquer pessoa. 

Packs de Expansão - Uma série onde os livros vão ficando melhor
Resultado de imagem para bedwyn sagaPara mim, esta é das categorias mais difíceis. Primeiro, porque eu não sou muito de ler séries pois, quando começo uma, sinto que tenho de a terminar, e não quero estar a iniciar uma série que posso não gostar. Por outro lado, quando leio séries, é natural gostar mais do primeiro livro ou, ainda mais comum, achar o segundo livro tão bom como o primeiro. Por estes motivos, foi difícil para mim escolher uma série. A única que me vem à cabeça, é a Bedwyn Saga da Mary Balogh, uma série de romances de época onde cada livro segue a vida de cada um dos seis irmãos da família Bedwyn. Apesar de o livro que eu menos gostar (e mesmo assim gostei bastante, dei quatro estrelas) ser a meio da série, o último livro foi o meu favorito e, consequentemente, esta é a minha escolha para uma série que vai melhorando. 

Romance dos Sims - O pior caso de insta love
Resultado de imagem para colleen hoover ugly love
Para minha grande tristeza, para esta categoria, vou ter de escolher um livro da Colleen Hoover. Este foi a minha segunda tentativa com a autora e, apesar de eu ter gostado, senti que tudo se passou depressa demais. Parecia que imensa coisa já tinha acontecido, muitos sentimentos à mistura, e afinal tinham decorrido apenas algumas semanas desde que as personagens se tinham conhecido. Consequentemente, eu senti que houve aqui um insta love acentuado, apesar da relutância de uma das personagens. 


Batota - Um livro (contemporâneo) que foi completamente irrealista
Resultado de imagem para if i stay gayle forman
Um livro que eu senti que foi extremamente irrealista foi o Se Eu Ficar da Gayle Forman. 
Aqui nós acompanhamos a Mia, uma rapariga apaixonada pelo violoncelo e com uma família unida mas fora do normal, até que um dia, um acidente de carro, leva-a a perder tudo. 
Neste caso, quando eu digo que senti que ele foi irrealista, nem me refiro ao que acontece depois do acidente, mas à forma como a personagem encara toda a situação e como reage frente à dor. Tudo isto foi, para mim, extremamente irrealista e, infelizmente e contrariamente à opinião comum, eu não gostei deste livro. 


Precisa de Enchimento - Uma personagem que tomou todas as decisões erradas
Resultado de imagem para stolen in the night patricia macdonaldUma personagem que tomou todas as decisões erradas na minha opinião foi, sem dúvida, a Tess, a personagem principal do livro Raptada na Noite da Patricia MacDonald. Neste policial, acompanhamos a história de duas irmãs. Um dia, durante um acampamento, uma irmã é raptada e, posteriormente, encontrada morta, e Tess, a irmã que ficou para trás, identifica o raptor da irmã. Anos mais tarde, um teste de ADN demonstra que o homem identificado não foi, na verdade, o assassino da irmã, então Tess inicia uma longa viagem a tentar perceber o que realmente aconteceu. Este livro, de uma maneira geral, irritou-me bastante, assim como as suas personagens que além de ignorarem pormenores completamente óbvios, confiam em quem acabaram de conhecer, o que, tendo em conta a situação, não deveriam e demonstram uma descrença enorme nas autoridades que sempre os apoiaram e ajudaram. Basicamente tudo o que não se deve fazer/ser numa situação idêntica. Assim, a Tess (e basicamente todas as outras personagens deste livro) ganha a coroa de personagem que toma as decisões mais erradas. 

Erro Código 12 - Uma série que começou bem mas que piorou
Resultado de imagem para maximum ride fanartPara esta categoria eu decidi escolher uma série que eu gosto bastante e que, apesar dos livros que eu já li terem ratings altos, ainda nenhum chegou aos pés do primeiro. Estou a falar da série Maximum Ride do James Patterson, onde acompanhamos um grupo de crianças e adolescentes geneticamente modificados para se assemelharem a pássaros. Apesar da premissa soar estranha, esta é uma série extremamente engraçada e interessante e eu acredito, sinceramente, que nos próximos livros da série acabe por haver outro livro tão bom como o primeiro, isso só não aconteceu até ao momento. 

O Vórtice dos Sims - Um livro/série que te absorveu completamente
Resultado de imagem para o boss vi keeland fanartUm dos livros que, recentemente, mais me absorveu foi o Boss Man da Vi Keeland, o Boss em Portugal. Como dá para perceber pelo título, este é um romance de escritório. No entanto, a escrita da autora, juntamente com as personagens engraçadas, fazem deste livro uma leitura extremamente viciante e, como tal, eu fui completamente absorvida da primeira até à última página. 



E esta é a minha resposta à The Sims Book Tag. Desta vez vou optar por não marcar ninguém mas já sabem que se quiserem participar é só dar os devidos créditos à criadora da tag e ao sítio onde viram a tag. Assim sendo, sintam-se livres para responder!
Boas leituras. 

5 comentários:

  1. Olá :)
    Olha que Tag engraçada :). Acho que a vou levar e responder (um dia - a lista que tenho para responder está interminável). Não li grande parte dos livros que mencionas.
    Concordo contigo em relação ao livro "A Rapariga que roubava livros". Também chorei imenso com livro e com o filme.
    "If I stay" só vi o filme. Gostei, mas não fiquei com vontade de ler o livro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, super recomendo, é realmente uma tag diferente e engraçada! A Rapariga que Roubava Livros é de partir o coração, ambas as versões. O If I Stay não é, na minha opinião, tão incrível como dizem, e eu ainda gostei mais do filme do que do livro...
      Obrigada pelo comentário e beijinhos 😘

      Eliminar
    2. Deixaste-me com ainda menos vontade de ler o livro. :P
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Concordo IMENSO com Ugly Love. Mas todos os livros da CoHo tem insta-love... *rolls eyes*
    Sobre a Seleção... O Aspen, para mim, foi a única personagem que valia alguma coisa xD
    E fiquei curiosa com o último que mencionas... I guess agora já tenho algo para ler ;p thank you very much

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Aspen valia alguma coisa? Tânia Maria, olha a nossa amizade a ir em direção torta 😂😂 ele só me irritava 😂 Já te disse e continuo a dizer, tenta o Bossman, que é bom!!

      Eliminar