terça-feira, 4 de setembro de 2018

O Livro das 1001 Noites: Volume 1 | One Thousand and One Nights: Part 1 - Opinião (Book Review)

O Livro das 1001 Noites - Volume 1

Nome do livro: O Livro das 1001 Noites - Volume 1
Nome do Autor: (Vários autores)
Ilustrações: Kruella
Editora: Expresso
Número de páginas: 110 páginas
Sinopse: «Se tiver existido mesmo, Xerazade terá sido a maior contadora de histórias de sempre. Mil e uma noites a fio, ela contou histórias ao Rei para salvar a própria cabeça - é essa a história de 'As Mil e Uma Noites', dos livros de referência de toda a história da literatura mundial. Como este é o primeiro dos tomos do livro que o Expresso vai editar, julgo que se impõe começar por resumir minimamente a história.
O Rei persa Xarir, da dinastia dos Sassânidas, descobriu que, nas suas ausências para a caça ou para a guerra, a sua mulher tinha por mau hábito adoptar como amante um escravo negro. Desvairado pela raiva, Xarir cortou a cabeça a ambos, mas isso esteve longe de apaziguar a sua fúria vingativa: tendo concluído que todas as mulheres o iriam igualmente atraiçoar, passou a reclamar uma virgem todos os dias - com a qual casava à noite, desflorava de seguida e entregava ao vizir do Reino, na manhã seguinte, para que ele a degolasse, antes que ela tivesse tempo de o atraiçoar.
- no Prefácio de Miguel Sousa Tavares»

Ao longo dos anos, todos nós fomos ouvindo histórias que sabemos pertencerem à obra As Mil e Uma Noites, como Simbad o Marinheiro, Aladim e Ali Babá e os Quarenta Ladrões. Consequentemente, sempre tive curiosidade em ler esta obra. No entanto, este desejo foi dificultado devido à obra ser extremamente longa e de não se saber verdadeiramente qual é a versão original. Sabe-se que muitas das histórias mais famosas foram adicionadas nas diferentes traduções com o passar do tempo e que outras se perderam, portanto este afigurou-se como outro problema. No entanto, recentemente, o jornal Expresso decidiu lançar uma das versões desta magnífica obra, dividida em sete partes, com ilustrações diferentes e lindas, e eu não resisti. 
Antes de mais, tenho de referir que eu não sou a maior fã de notas introdutórias escrita por autores que não os da obra em questão, pois muitas vezes não passam de histórias do autor e/ou algum comentário básico da obra que em nada acrescenta à história. Além de que, muitas vezes, parece que o autor que escreveu a nota introdutória se está apenas a 'aproveitar' do trabalho e esforço de outros autores. Assim sendo, não é algo que por norma aprecie. No entanto, e para minha surpresa, adorei o prefácio que aqui nos é apresentado, escrito por Miguel Sousa Tavares. Além de ser extremamente interessante, temos ainda a perspetiva do autor não apenas da obra mas também do que a mesma representa, o que é um bom pormenor. Agora estou curiosa para ver os prefácios dos outros autores presentes nos outros volumes da coleção. Tenho também de referir a ilustração da capa que foi feita por um artista português, neste caso a Kruella, e que é simplesmente perfeita para esta história. 
Relativamente à obra em si, e como devem saber, no Livro das 1001 Noites temos um rei persa que, com raiva da traição da sua esposa, e pensando que todas as mulheres lhe fariam o mesmo, decide todas as noites casar com uma mulher diferente e, de manhã, mandar degolá-la. É neste cenário que surge Xerazade, filha do vizir, e que pede ao pai para a apresentar ao rei acreditando ser capaz de mudar o destino das mulheres do reino. Assim, Xerazade começa a contar histórias pela sua sobrevivência. 
E é isto mesmo que acontece. Temos um conjunto diverso e distinto de histórias e, pelo meio, alguns momentos da relação entre a Xerazade e o rei.  
Exatamente por ser um livro quase de contos, eu não esperava gostar tanto como gostei. Além de ter sido muito interessante ver a cultura árabe (muito presente em cada história), o próprio enquadramento diferente destas mesmas histórias dentro do mesmo livro torna esta obra muito diversificada e diferente, ao mesmo tempo, o leitor sente uma constante ansiedade por um regresso ao presente para ver o desenlace da vida da narradora. Como temos histórias soltas e sem qualquer ligação entre si, não há muito mais que eu possa acrescentar. Termino apenas por dizer que, pelo menos este primeiro volume, eu recomendo muito - é uma leitura rápida, interessante e bastante diferente. 
Boas leituras.
(4 em 5 estrelas)

2 comentários:

  1. Um dos sonhos da minha vida é ler esse livro (a história inteira), ouvi a ''lenda'' em pequena e fiquei fascinada pela inteligência da Xarazarde. Infelizmente, nunca me cruzei com um exemplar.
    Mas fico feliz em saber que gostaste! talvez esteja na hora de eu retomar a pesquisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já te disse que tens de experimentar! É interessante e engraçado, acho (espero) que não te vás arrepender

      Eliminar