quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Admirável Mente - Opinião (Book Review)

Admirável Mente

Nome do livro: Admirável Mente
Nome do Autor: Miguel Seara
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 218 páginas
Sinopse: «Quem se esqueceu de te lembrar? Quem se lembrou de te esquecer? Sol alto e intenso. Céu carregado de um azul puro, feliz de existir. Quem és - penso. Teu rosto terno, sereno, indefeso - convoca-me. Olhar penetrante e inarredável - denúncia do teu íntimo profundo. Lábios carnudos, róseos, milimetricamente contornados - apelo categórico até ao limite de mim. Matrika era o nome, soube depois. Lenço envolto sobre ti. Gorro de tom vivo - vermelho de velasquez. Abracei-te num olhar, esforcei-me por. Prometi-te um futuro, imaginei-me a. Não sabia que dizer, lembro-me que. Busca absoluta da palavra oculta. Palavra final de mim. Procurava-a, ainda que. Nenhuma inteiramente o dissesse. E agora, todo eu imóvel, suspenso no absoluto do instante, ergo-me longamente na dissipação melancólica da recordação. Penso-te à hemisférica distância - aérea saudade. Silêncio breve. Urgência de ti. De súbito a noite cai. Aqui as noites também caem. Evolar de uma triste lua. Puxo de um cigarro. Fumo-o. Engancho o dedo. Solto-o. Atiro-o para longe, até ao infinito de mim. Mas não o piso. Não. Não piso o que foi, ainda que mais não seja. A vida é isto mesmo - tamanho desespero-, eu sei. Não mais te verei, embora nunca realmente deixe de te ver.»
Quem me conhece sabe que tenho tendência a apoiar autores portugueses e, quando vi este livro, escrito de uma maneira diferente das minhas leituras habituais, ainda por cima escrito por um autor português, senti que tinha de o ler. 
Admirável Mente é um livro composto por duas partes: a primeira metade são textos, muitos deles a contar a própria experiência do autor ou a sua visão sobre uma determinada temática e, a segunda metade, são poemas. 
Exatamente devido ao género do livro, a minha opinião é diferente para os poemas e para os textos, assim como, para ser mais justa na minha classificação final, optei por dar um rating a cada parte e depois fazer a média. 
Primeiramente, a parte dos textos. Posso desde já dizer que esta foi, sem dúvida, a parte que mais gostei no livro. Rapidamente percebi que o autor, além de ter experiências incríveis e histórias fantásticas para contar, tem um talento enorme em transpor os seus sentimentos em palavras, e foi exatamente isto que aconteceu na primeira parte: o autor apresentou-nos históricas com conteúdo, bem escritas e com temáticas diversificadas e bem exploradas. Assim, eu optei por dar um rating de 4.5 estrelas a esta parte. 
Relativamente à segunda parte, eu iniciei-a já com algum receio por um simples motivo: eu gosto de poesia, mas não é qualquer tipo que me conquista e a verdade é que, apesar de eu ter gostado da poesia que nos é apresentada neste livro, não me conquistou completamente. Ou seja, eu senti realmente que o autor tem jeito para a poesia, no entanto, e apesar de ter gostado, sinto que, além destes poemas não se enquadrarem a 100% no meu gosto, o autor tem ainda muito talento para desenvolver neste género e ai sim, acredito sinceramente que vá adorar a sua poesia futura. Assim sendo, optei por dar 3.5 estrelas a esta parte. 
Tendo em atenção os ratings que dei a cada parte, o meu rating final para este livro é de quatro estrelas: é bastante bom, o autor tem imenso talento (e eu acredito que nas suas obras seguintes vá demonstrar ainda mais) e é um livro que se lê bastante rápido. Assim sendo, obviamente que recomendo. 
Boas leituras.
 
(4 em 5 estrelas)

  • «Sabemos que tudo passa. E que tudo, de algum modo, permanece.» - Página 10

2 comentários:

  1. AHHHHHHH Um livro da chiado!!!
    Não sou muito fã deste tipo de livros, mas achei a capa mesmo bonita!!

    ResponderEliminar