domingo, 23 de setembro de 2018

A Thousand Rooms - Opinião (Book Review)

A Thousand Rooms


32721282Nome do livro: A Thousand Rooms
Nome da Autora: Helen Jones
Editora: Createspace Independent Publishing Platform
Número de páginas: 226 páginas
Sinopse: «You don't wake up expecting to die...
Katie is thirty-two, single, and used to work in advertising. She's also dead. A lost soul hitching rides with the dying, trying to find her way to... wherever she's supposed to be.
And whoever she's supposed to be with.
Heaven, it seems, has a thousand rooms. What will it take to find hers?»

A Thousand Rooms é um livro escrito por uma indie autor e acompanha a temática da vida e da morte.
Neste livro, acompanhamos Katie, uma mulher adulta na casa dos seus 30 anos que, um dia, ao atravessar a rua, é atropelada e morre. Em vez de simplesmente desaparecer, Katie torna-se um fantasma e é forçada a ficar a ver a vida das pessoas à sua volta, sem saber o que é suposto acontecer com ela ou o que deve fazer. 
E é exatamente este percurso que o leitor recebe: acompanhamos a Katie enquanto ela tenta compreender o que se passa, quem ela é agora, enquanto ela vê a vida das pessoas à sua volta se desenvolver depois da tragédia e uma disputa interna, muito baseada em memórias, sobre o que ela devia, ou não devia, ter feito em vida. 
O título do livro deve-se à ideia de que o Céu tem mil quartos e que Katie tem de descobrir o certo. 
Esta obra é composta apenas por cerca de 230 páginas, sendo, portanto, um livro de tamanho reduzido e, consequentemente, não há muita informação que eu possa fornecer sem ser considerado spoilers.
De uma maneira geral, A Thousand Rooms foi uma obra que apreciei bastante. A luta da personagem principal para compreender a realidade que a rodeia, e como lidar com os acontecimentos recentes, foi muito bem construída e interessante, assim como ver a primeira reação das pessoas à sua própria morte e a luta interna entre o que deveria ter sido ou não. Ao mesmo tempo, é bastante interessante a visão diferente que nos é apresentado do céu e do que acontece após a morte. No entanto, e exatamente por o livro se basear muito na descoberta e compreensão do que se passa pela personagem principal, o livro acaba por decorrer de uma maneira mais lenta, não sendo, neste caso, algo mau, pelo contrário, permite-nos sentir o que a personagem sente de uma maneira mais forte e, durante 150 páginas, a história vai ficando cada vez melhor.
Para mim, o único problema foram mesmo as últimas 100 páginas onde senti que a história perdia muito a atenção do leitor. No entanto, acredito sinceramente que o resto da história, e a sua mensagem, compense estas últimas páginas mais arrastadas.
Assim sendo, é um livro que recomendo para pessoas que prefiram um género literário mais ligado à auto-descoberta e a temática vida/morte.
Boas leituras.
(3.5 em 5 estrelas)

Sem comentários:

Enviar um comentário