segunda-feira, 1 de maio de 2017

Estranhos ao Luar/Stranger in the Moonlight - Opinião (Book Review)


If you can't read this in english, please click on the title of the post and try again

 Ler em Português      Read in English

Estranhos ao Luar

Nome do livro: Estranhos ao Luar
Nome original do livro: Stranger in the Moonlight
Nome da Autora: Jude Deveraux
Coleção: Edilean
Editora: Quinta Essência
Número de páginas: 308 páginas
Sinopse: «Quando Kim Aldredge tinha oito anos, conheceu um rapaz de doze chamado Travis, que estava de visita à sua cidade natal de Edilean, na Virgínia, com a mãe. Embora essa visita tivesse lugar sob circunstâncias misteriosas, isso não impediu que as crianças se tornassem amigas. Durante duas semanas maravilhosas, andaram de bicicleta, jogaram basebol e leram em voz alta para o outro. Tudo coisas comuns para Kim, mas para Travis bastante extraordinárias. E Travis ajudou Kim a descobrir o seu amor pela criação de jóias, a paixão que se tornou a sua profissão. Antes de partir, ele disse-lhe que um dia iria voltar, e durante anos Kim guardou a foto de ambos, abraçados e sorridentes.Travis é agora um advogado bem-sucedido em Manhattan, mas há coisas na sua vida que ele não quer tornadas públicas. E embora tenha viajado por todo o mundo, ainda pensa no verão passou em Edilean e na rapariga que lá conheceu. Essas semanas mudaram a sua vida para sempre. Quando Travis descobre que a mãe regressou a Edilean e tenciona voltar a casar, decide que está na hora de voltar também: não apenas para investigar o futuro marido da mãe, mas para finalmente cumprir a promessa que fez a Kim tanto anos antes...»

Opinião: Vi este livro do qual nunca tinha ouvido falar uma vez na livraria e, ao ver que era um romance daqueles todos fofos que eu adoro, não resisti e tive de o comprar. Melhor ainda: este livro insere-se numa série de livros em que cada livro retrata a vida amorosa de uma determinada personagem, e por esta altura já toda a gente sabe que eu adoro esse tipo de séries.
Então, relativamente à história, temos a Kim, uma rapariga da cidade de Edilean (cidade essa que dá nome à série), que, quando tinha oito anos, conhece um rapaz chamado Travis que estava a passar férias na cidade com a mãe e, durante duas semanas, tornam-se grande amigos. No entanto, do nada ele tem de partir e promete voltar, mas tal não acontece durante muitos anos. Entretanto o livro passa-se muitos anos depois, quando o Travis é já o advogado bem-sucedido que decide voltar à cidade de Edilean para conhecer o futuro marido da mãe e ver como a sua amiga de infância está.
A premissa chamou-me a atenção mas eu senti que ia ter problemas com um pormenor: o facto de que eles se conheceram quando ela tinha 8 anos (ele era uns anos mais velho) e, apesar de ser normal guardar recordações, é estranho lembrar-se constantemente disso como se tivesse sido um momento de grande clima aos 20. E foi exatamente este o meu maior problema com o livro. Eu percebo que as personagens tenham uma ligação forte do passado, percebo mesmo, mas tendo em conta a idade deles na altura, os anos que passaram e a situação em que se encontram no início do livro, acho que, além de ainda se prenderem demasiado a essas duas semanas, confiam segredos enormes demasiado depressa.
E isto acabou por me fazer sentir que alguns momentos eram, em geral, demasiado irreais, o que é algo que eu detesto sentir num livro e, infelizmente, ao fim de umas dezenas de páginas, eu não estava a gostar tanto do livro como gostaria de estar. No entanto, ao ignorarmos este pormenor inicial, o livro fica gradualmente melhor e mais engraçado, além de a relação das personagens se começar a fortalecer de uma forma mais real. E a autora acabou sim por conseguir surpreender quando eu menos estava à espera, o que é sempre bom.
O meu problema com o livro voltou mais para o final quando eu achava que o livro realmente estava a melhor e, do nada, problemas que se arrastaram por anos resolvem-se num instante e as personagens têm determinadas ações que não parecem combinar com a personalidade delas.
No entanto, como eu não esperava muito mais deste livro, até que gostei. Além disso, fiquei feliz de não me dar spoilers dos outros livros da série que não li mas que tenciono ler e fiquei super curiosa para ler o próximo livro que é sobre o irmão da Kim de quem eu queria saber mais neste livro. Apesar dos seus problemas, que me irritaram, é um livro rápido de se ler e, salvo exceções e determinadas ações, gostei bastante das personagens.
Boas leituras.
(3.5 em 5 estrelas)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Talvez a infância seja o reflexo da nossa personalidade em estado puro.» - Página 53

Sem comentários:

Enviar um comentário