domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mensagem - Resenha

Mensagem


Sinopse: "Esta edição da Mensagem procura restituir o texto à sua pureza inicial, tal como foi pensado por Fernando Pessoa. Para isso, seguimos não apenas a grafia da primeira edição, mas incluímos ainda as correções que constam na errata dessa edição e as que o poeta, pelo seu punho, acrescentou ao seu exemplar.
O leitor poderá, assim, usufruir da leitura da Mensagem exatamente como Pessoa a quis dar ao público."
Nome do livro: Mensagem
Nome do Autor: Fernando Pessoa
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 105 páginas
Resenha: Devo começar por dizer que já não é fácil dar a opinião quando se trata de um livro de poemas soltos, e que torna-se mais difícil ainda quando o poeta é alguém tão complexo como Fernando Pessoa. 
A obra Mensagem é, de facto, uma obra grandiosa. 
O livro é divido em três partes que são também dividida. Na primeira parte são retratados aqueles que deram glória à Nação portuguesa (seja através do seu sofrimento ou dos seus feitos), a segunda parte é focada nos descobrimentos e a terceira parte é focada na reencarnação de Porugal. Posso dizer que, sem sombra de dúvida, a minha parte preferida é a primeira e a que menos gostei é a terceira. 
Normalmente, e depois de perceber todos os poemas, eu daria a um livro com uma mensagem tão boa e grandiosa como este cinco estrelas. Então porque não dei? Exatamente porque é preciso saber muita história para perceber grande parte dos poemas (especialmente os da primeira parte, sendo que nos outros só é preciso saber o mito de D. Sebatião) e pelo facto de serem poemas muito complexos e que, logo a seguir a o lermos, pode não fazer muito sentido. 
Na primeira parte basta sabermos um pouco dos feitos da personalidade que o poema retrata para conseguirmos perceber o poema, a segunda parte é, na minha opinião, a que é perciso saber menos, é apenas necessário conhecer o mito sebastianista e um pouco sobre os descobrimentos, uma vez que todos os poemas giram em volta deste tema. 
A parte mais difícil de compreender é, na minha opinião, a terceira parte. Embora não seja preciso saber tanto história como na primeira ou na segunda parte, é realmente difícil de compreender. Alguns poemas como O Encoberto são simplesmente horríveis para compreender. 
Assim sendo, é impossível eu dar mais a minha opinião uma vez que são poemas individuais, posso apenas dizer que é uma obra incrível e que, mal se sabe a história por detrás das figuras e dos momentos da obra torna-se um livro espetacular. 
Recomendo sim. 
(4 em 5 estrelas)

1 comentário: