quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cidades de Papel (Paper Towns) - Livro vs Filme

 vs 

(Antes de ler isto, aconselho que leia o livro e/ou veja o filme pois o texto a seguir vai conter spoilers de ambos)
Cidades de Papel é realmente um livro espetacular e o filme é muito bom, se o virmos sem ler o livro. Mas, para leitoras como eu, que o filme é preciso ter pelo menos grande parte dos factos do livro, este filme esteve muito mal. 
Não me interpretem mal, nem achem que nem eu tenho a certeza se gostei ou não, porque eu realmente gostei do filme, só não o achei nada fiel ao livro. 
A princípio as alterações nem são assim muitas. Acontece que em vez de 11 coisas para fazer no plano de vingança, no filme passam para 9, ou pelo facto de eles no livro irem ao Sea World e no filme não (o que, a propósito, no livro é um ponto bastante interessante). 
Depois as alterações começam a ser ligeiramente maiores. Como pelo facto de que no livro ele demora imenso a perceber essa história de uma cidade de papel ser uma cidade que um cartógrafo pôs no mapa para o caso de alguém copiar o seu mapa. Pois no livro, ele demora imenso a descobrir isso, e chega uma altura em que ele realmente acha que a vai encontrar morta numa "cidade de papel", ou seja, numa urbanização que nunca foi acabada, que era onde ele antes achava que ela estava. 
Mas a 2/5 do final, o filme muda a história toda. 
A princípio, quando eles descobrem onde ela está, eles sabem até que horas é que ela lá vai ficar porque ela referiu isso no comentário que fez na página desse sítio, o que não acontece no filme. 
Então, quando o Quentin decide ir, ele vai buscar os amigos à formatura na van que a mãe lhe deu, não no carro da mãe. Além disso, eles vão todos com a roupa da formatura e sem nada vestido por baixo devido a uma promessa que tinham feito. Isso é realmente um momento engraçado do livro que foi ignorado. O que me meteu mais confusão foi o facto de a Ashley ir, ela no livro quase nem nunca aprece, e definitivamente não vai na viagem. 
A pior mudança é no fim, quando eles chegam à Cidade de Papel e ela não está lá, quando no livro ela está. E no filme, eles abandonam o Quentin e voltam para o baile de finalistas, enquanto que no livro eles ficam sempre juntos. 
Separadamente, o filme é muito bom, mas comparando ao livro, passa completamente ao lado. 
Então, recomendo que leiam o livro e vejam o filme, e façam a vossa própria opinião.

Resenha do livro AQUI
Resenha do filme AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário