segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Divergente - Resenha

Divergente

Leitura Atual

Sinopse: "Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anula, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família.. e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. 
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo e que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que acaba... ou acabar por destruí-la.
Uma escolha define as tuas amizades. Uma escolha determina as tuas convicções. Uma escolha condiciona as tuas lealdades... para sempre. Uma escolha pode transformar-te."
Nome do Livro: Divergente
Nome da Autora: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Número de Páginas: 352
Coleção: Divergente
Resenha:
Antes de mais tenho de dizer que provavelmente já toda a gente ouviu falar do filme Divergente, e se quem estiver a ler esta resenha tiver visto o filme, pode esquecer, a história base é a mesma, obviamente, mas certas partes foram completamente alterados ou excluídos mesmo no filme.
Divergente conta a história de Beatrice, uma rapariga de 16 anos num mundo onde as pessoas estão divididas em facções. Quando uma pessoa nasce está automaticamente numa facção, mas aos 16 anos têm de escolher se quer permanecer onde está ou escolher uma nova, caso escolha uma nova deve virar as costas à família e envolver-se na sua nova facção. Se falharem no teste de iniciação  da sua facção eles tornam-se sem facção, basicamente tornam-se sem-abrigos. Para os ajudarem a escolher eles fazem um teste que no livro é em parte diferente do feito no filme. No final desse teste em vez de Beatrice saber a que facção ela deve realmente pertencer, é lhe dado um diagnóstico inconclusivo. Ela é o chamado de Divergente, encaixa-se em mais do que uma facção. Ser Divergente naquela sociedade é algo muito perigosos e todos os divergentes estão a ser aniquilados, então Tori, um membro dos audazes, a aconselha a fingir não o ser e não o revelar a ninguém. É aí que as confusões começam.
O livro é mesmo um bom livro, não minto quando o digo. O livro traz surpresas e ação e ao mesmo tempo romance, mas sem ser daquele que até enjoa num livro de ação, daquela leve mas ao mesmo tempo intensa, aquela que até dá gosto de ler.
Devo dizer que o livro me surpreendeu porque eu esperava algo do género dos Jogos de Fome (ou Jogos Vorazes), na verdade quando eu ouvi falar deste livro pela primeira vez foi numa revista em que falavam de livros em que os autores se tinham inspirado em Jogos de Fome (ou Jogos Vorazes), então eu fiquei com a ideia de que ia ser algo muito parecido, mas enganei-me, a única coisa que estes têm em comum é o facto de que ambos são de ficção em tempos em que a sociedade é organizada em grupos, sendo que neste livro é em facções e nos Hunger Games é em distritos.
Eu fiquei muito viciada neste livro, muito mesmo, na verdade li o livro em uns 2 dias e fiquei a morrer de vontade de pegar logo no segundo.
O livro mostra como cada um vive se seguir-mos só um dos valores cultivados em cada facção: amizade, coragem, honestidade, a inteligência e o altruísmo. Numa sociedade onde ser diferente não é ser aceite, onde cada um pode ser apenas uma coisa, e onde ser diferente é como que atacar o sistema.
Tris consegue cativar o leitor mas irrita um pouco a pouca coragem que ela têm por vezes nela própria, não me levem a mal, ela é corajosa, muito mesmo, mas às vezes ela parece a pessoa mais medricas do mundo e isso é um bocado irritante, agradeço por isso acontecer pouco.
Mas de todos a personagem mais cativante é mesmo Quatro (ou Four no nome original), nós desenvolvemos um amor especial por ele e isso deixa-nos a torcer por eles juntos logo desde o princípio.
Muita gente vai odiar-me por isto, mas entre Divergente e Jogos de Fome (ou Jogos Vorazes) eu prefiro definitivamente Divergente, Divergente a nível de ficção é do melhor mesmo. Recomendo completamente.
Boas Leituras leitores. 

Quotes/Melhores momentos: 
  • «Apaixono-me sempre por esta vida. Mas é quando tento vivê-la que tenho problemas.» - Página 24
  • «Tudo - as nossas casas, a nossa roupa, o modo como nos penteamos - foi pensado para nos ajudar a esquecermos-nos de nós próprios e a proteger-nos da vaidade, da cobiça e da inveja, que são apenas forma de egoísmo. Se tivermos pouco e quisermos pouco e se formos todos iguais, não teremos inveja de ninguém.» - Página 27
  • «Amanhã o altruísmo e a coragem vão entrar em conflito dentro de mim e a verdade é que só uma destas qualidades pode vencer.» - Página 33
  • «Os seres humanos não toleram o vazio durante muito tempo.» - Página 40
  • «Preferia estar morta do que vazia.» - Página 47
  • «O abismo recorda-nos que é muito ténue a linha que separa a coragem da idiotice.» - Página 55
  • «Os que anseiam pelo poder e o conseguem acabam por viver no terror de o perderem.» - Página 57
  • «-Gosto de pensar que quando detesto alguém estou a ajudar essa pessoa - contrapõe Christina. - É uma maneira de lhe lembrar que ela não foi uma dádiva de Deus à Humanidade.» - Página 75
  • «Devemos ser capazes de tudo. É algo que me agrada. Porque pode chegar o dia em que não haja lanternas, armas ou uma mão que nos guie.» - Página 106
  • «Penso nesse dia da mesma maneira que poderia pensar no fim do mundo: nada mais importará depois dele.» - Página 125
  • «Sinto que, dentro de mim, tudo está vivo e a mexer, como se o meu corpo estivesse a ser carregado com electricidade: todas as veias e todas as fibras, todos os ossos e todos os nervos. Sou a adrenalina em estado puro.» - Página 163
  • «Ele não compreendia, e não se esforçava por compreender.» - Página 164
  • «O céu nocturno está vazio e silencioso e, pela primeira vez em quatro dias, é assim que também sinto a minha mente.» - Página 190
  • «-Por enquanto é mais importante para ti estares em segurança do que afirmares a tua razão. Compreendes o que eu estou a dizer? (...) Mas, por favor, quando tiveres uma oportunidade... Destrói-os.» - Página 206
  • «É grande, afectuoso e desastrado. Não, era. É a mudança que traz a morte: de é para era.» - Página 218
  • «Está a sorrir, na minha memória. Com o lábio revirado. Com dentes certinhos. Com um brilho nos olhos. A rir-se, a provocar-me, mais vivo nas minhas recordações do que eu na realidade estou. Era ele ou eu. E eu escolhi-me a mim própria. Mas sinto que também morri.» - Página 320
Trailer da adpatação do livro para o cinema: 



Quotes/Melhores momentos do filme:
  • «O futuro é daqueles que sabem a onde pertencem.» 
  • «O mundo inteiro está a mudar e tu tens de decidir a quem ser leal.»
  • «Não teram medo de falhar. Vocês escolheram-nos. Agora nós escolhemos-vos a vocês.»
  • «A raça humana destruiu a paz.»
  • «Deixamos tudo para trás, e encontramos-nos um no outro.»

Sem comentários:

Enviar um comentário