domingo, 20 de janeiro de 2019

Ponto Sem Retorno - Opinião (Book Review)

Ponto Sem Retorno

Título do livro: Ponto Sem Retorno
Nome da Autora: Gabriela Simões
Editora: Edições Vieira da Silva
Número de páginas: 238 páginas
Sinopse: «Giselle Levy é meio-bruxa e vive isolada do mundo com o seu avô, escondida do olhar do rei. É cuidadosa e astuta, contudo, numa tentativa de sobreviver, foi apanhada e chantageada por um dos príncipes de Kendrad, Cristian, que promete não a entregar, se ela for trabalhar para o palácio. Num dilema, ela coloca em perigo a sua identidade e passa a trabalhar no palácio, onde terá de lidar com as constantes tentativas de sedução do príncipe Cristian, os misteriosos olhares de príncipe Eli, os encontros escondidos com o seu melhor e único amigo, Rylan, e um rei desumano com segredos obscuros. Giselle vive numa constante incerteza e angústia de ser descoberta, amargurada pelo facto de não poder ser livre, encontra uma misteriosa sala, com um poderoso encantamento que poderá mudar tudo. Assertiva, inteligente e defensiva, irá deparar-se com uma escolha que mudará para sempre a sua vida e a ideia que tem si própria. »

Para quem está minimamente envolvido na comunidade literária portuguesa ou brasileira, deve já ter ouvido falar deste livro ou ter visto a sua capa. Quero, antes de mais, agradecer à autora, Gabriela Simões, por me ter enviado o livro para eu fazer esta opinião. 
Primeiramente, tenho de mencionar que, para quem não sabe, passei a grande maioria de 2018 numa grande reading slump e, infelizmente, calhou de começar este livro na altura em que a reading slump estava ainda a começar, o que me fez arrastar esta e todas as minhas outras leituras durante meses. Em outubro de 2018, comecei, finalmente, a sentir vontade de ler e aproveitei logo para continuar a ler um livro pelo qual estava tão curiosa: Ponto Sem Retorno da Gabriela Simões, e deixem-me que vos diga que não só adorei o livro em geral, mas principalmente a parte final. 
Em Ponto Sem Retorno, nós acompanhamos Giselle, uma meia bruxa que, por a magia ser ilegal no seu mundo, se esconde, juntamente com o seu avô, numa pequena cabana afastada da povoação do reino onde se insere. No entanto, ninguém se pode esconder para sempre e a nossa protagonista acaba por ser vista e despertar a atenção de quem ela menos quer. Como consequência de um conjunto de acontecimentos, e ainda sem ninguém saber o grande segredo que ela esconde, Giselle passa a ter de trabalhar no castelo enquanto tenta manter a sua identidade em segredo, enquanto tenta garantir a sua sobrevivência e a do seu avô e ainda perceber quem ela é e o que os governadores tanto tentam esconder. 
Relativamente à história, os meus principais problemas centram-se na primeira parte do livro. Nesta primeira parte, temos, na minha opinião, alguns acontecimentos que são demasiado rápidos, e que eu gostava que tivessem sido mais desenvolvidos e que a autora nos tivesse dado mais tempo para assimilar tudo. Foi também durante esta parte que eu tive alguns problemas com as personagens, e principalmente com a Giselle, que agiram, na minha opinião, demasiado por impulso e de forma um pouco irrealista. 
No entanto, e mesmo durante estes momentos em que considerei que a história não estava tão boa, houve uma personagem que se destacou, que foi o Cristian, uma personagem que eu gosto muito e de quem eu espero conhecer mais no próximo livro. 
Um ponto muito positivo sobre o livro, e que é consistente durante toda a leitura, é o sistema de magia. Não é uma ideia completamente nova, mas está muito bem construída e integrada na história. Dito isto, gostaria apenas que o livro fosse um bocado maior, para dar mais tempo ao leitor de conhecer melhor o sistema de magia e de se ligar mais às personagens.  
Focando agora na segunda parte do livro, que foi aquela que eu mais gostei, eu penso que se nota nitidamente a evolução na escrita da autora: as personagens vão ficando/tendo ações mais realistas, os acontecimentos decorrem no seu próprio tempo e mesmo os problemas que eu tive na primeira parte do livro vão diminuindo no decorrer da história até desaparecerem completamente. 
Assim, quando estava a chegar ao final, eu já estava completamente apaixonada pela história, e o final é, honestamente, muito bom e muito bem escrito. Terminei o final com aquela sensação de "preciso do próximo, já" e mesmo nas semanas que se passaram depois de terminar a leitura, continuo a ter a mesma sensação, porque é uma história que fica com o leitor. Entretanto o segundo livro já foi anunciado, chama-se Mundo Novo (podem ir acompanhando a informação sobre o lançamento no instagram da autora @writer_gabby) e se acharam a capa deste livro linda, esperem só para ver o que ai vem. 
Como já devem ter percebido, Ponto Sem Retorno é um livro que eu recomendo muito, é uma leitura agradável e que vai melhorando. Dito isto, mal posso esperar para ler o próximo e rever as personagens pelas quais me apaixonei neste livro. 
Boas leituras.
(4 em 5 estrelas)

  • «Vivo agora aprisionada entre duas mentiras e as chamas dum futuro pouco brilhante, que clamam desesperadamente o meu nome.» - Página 65

Sem comentários:

Enviar um comentário