quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Rapid Fire Book Tag

Olá!
Como já tem sido costume este mês, aqui estou eu para responder a mais uma tag. Mais uma vez, a tag foi escolhida pela Tânia Dias do blog Thinking Like a Fangirl (podem ver o post dela aqui). 
Dá para ver que esta tag é bastante grande e, como tal, quando estava a fazer as imagens, esqueci-me completamente de adicionar o nome do blog mas, se as usarem, não se esqueçam de dar os créditos!
Quanto à tag em si, como já devem ter visto, é chamada de tag Rapid Fire Book Tag e foi criada originalmente pelo canal GirlReading. No total, a tag tem 24 perguntas de resposta rápida. Como a tag é longa, vamos a isso:

E-Book vs livro físico
Acho que esta pergunta é já uma longa discussão entre os leitores. No entanto, a minha opinião é, desde que me lembro de ler, a mesma: odeio ler em e-book, acho que a leitura é muito mais lenta e nunca consigo gostar tanto de um livro, e é um formato que uso apenas quando não há outra opção. Assim sendo, mil vezes o livro físico contra o e-book.

Paperback (capa mole) vs Hardback (capa dura)
Mais uma vez, esta é uma longa e antiga discussão dentro da comunidade e, neste caso, a minha opinião acaba também por ser um pouco dividida. De uma maneira geral, prefiro os livros em hardback: esteticamente são bem mais agradáveis, são mais resistentes e até para ler é mais fácil. No entanto, são bem mais difíceis de transportar. Assim, a minha resposta final é que prefiro hardbacks para ler em casa e paperbacks para levar para algum sítio. 

Comprar livros online vs comprar livros na loja
Também aqui eu me sinto dividida. Ou seja, de uma maneira geral, prefiro comprar livros pessoalmente por diversas razões. No entanto, é online que, por norma, se encontram os melhores preços. Então, se tivesse de escolher apenas uma opção para o resto da minha vida, diria comprar online. 

Trilogias vs séries
Aqui nem há qualquer dúvida: se for fantasia, trilogias. Se for romance, séries. Isto porque na fantasia os autores tendem a estender a história e isso acaba por adicionar diversos 'momentos mortos' ao longo dos livros, logo, prefiro trilogias (e mesmo nestes casos o segundo livro já costuma ser apenas uma ponte para o terceiro). No entanto, nos romances, onde por norma cada livro retrata uma pessoa diferente, eu prefiro séries. 

Heróis vs vilões
Sem dúvida, heróis. Isto porque os vilões, mesmo quando se conseguem redimir bem para com o leitor, até chegar esse momento, já me devem ter irritado umas cinquenta vezes, logo, prefiro os heróis. 

Um livro que queres que toda a gente leia
Eu aqui dou sempre duas opções de livros incríveis que eu gostava sinceramente que toda a gente lesse: A Rapariga Que Roubava Livros e o Por Favor Não Matem a Cotovia (mais recentemente, Mataram a Cotovia), dois livros incríveis com temas pesados mas escritos de uma forma muito interessante. 

Recomenda um livro que não tem a fama que merece
Da última vez que respondi a esta pergunta, respondi Um Homem Com Um Garfo Numa Terra de Sopas do Jordi Sierra i Fabra, mas, para ser diferente desta vez, escolho a Ponte Para Terabithia, um livro incrível que originou um filme incrível e que, apesar de toda a gente já ter ouvido falar, poucos verdadeiramente o leram. 

O último livro que terminaste
O último livro que eu terminei foi o Norte e Sul, um clássico que se passa na Inglaterra pós-Revolução Industrial e que, por ser muitas vezes comparado com o Orgulho e Preconceito eu tive de ler. De uma maneira geral, foi uma leitura que apreciei muito. 

O último livro que compraste
O último livro que eu comprei foi um livro que me foi recomendado por um familiar, o Crime do Padre Amaro do Eça de Queirós, um autor do qual eu já li (penso que) quatro livros e com quem tenho uma relação de amor/ódio. 

A coisa mais esquisita que já usaste como marcador de livro
Aqui eu não consigo pensar numa resposta específica porque eu utilizo, muitas vezes, o que está à mau, desde coisas normais como papeis, a outros livros, utensílios de cozinha e até mesmo peças de roupa, como meia. No geral, utilizo o objeto mais perto e, como tal, já usei algumas coisas bem esquisitas. 

Livros usados: Sim ou Não?
Absolutamente. Não tenho nenhum problema com livros usados. Na verdade, compro bastantes vezes. A única questão que faço é que tenham a espinha/lombada intacta, de resto, não tenho nenhum problema em comprar livros em segunda mão.

Top três de géneros favoritos
O meu género favorito é o romance (especialmente os históricos/de época e os New Adult), seguido de fantasia e, por último, policiais. 

Emprestado ou comprado
Sem dúvida comprado. Odeio ler livros emprestados, não só porque tenho medo de estragar, mas também porque não posso sublinhar (a lápis) frases para depois ir reler. Logo, prefiro, sem dúvida, comprar o livro e depois ler. 

Personagens ou plot
Plot, sem dúvida. Já li diversos livros com personagens fracas e/ou irritantes e, mesmo assim, gostei. No entanto, nunca consegui apreciar um livro com personagens muito boas e um plot fraco, as personagens podem ser incríveis, mas se for para não fazerem nada, prefiro que elas me irritem mas que tenham uma boa linha de ação. 

Capítulos curtos ou longos
Eu prefiro, e sempre preferi, capítulos curtos. Descobri isto ao ler James Patterson e foi, na verdade, uma das coisas, além das reviravoltas, que mais me atraiu para o autor. Logo, capítulos curtos, sem dúvida. 

Livros curtos ou longos
De uma maneira geral, eu prefiro livros de tamanho médio - não são demasiado apressados nem arrastam demais. No entanto, se tivesse de escolher apenas entre livros curtos ou longos, eu tenho de dizer livros longos, prefiro que a história acabe por arrastar do que ser apressada. 

Nomeai os três primeiros livros em que consegues pensar
  1. Dear Martin da Nic Stone
  2. Hunger Games da Suzanne Collins
  3. Hate List da Jennifer Echols
Livros que te fizeram chorar
Penso que já referi anteriormente no blog que, até hoje, apenas dois livros me fizeram verdadeiramente chorar. O primeiro foi o Ponte Para Terabithia, que, todas as vezes, me faz chorar imenso. O segundo livro, que me fez chorar menos que o anterior, foi o A Rapariga Que Roubava Livros.

O nosso mundo ou mundos fictícios
O nosso mundo, sem dúvida. Gosto bastante de ler sobre mundos fictícios, mas esses estão mais presentes, como seria de esperar, nos livros de fantasia, e esse é apenas um dos géneros do meu top 3 de géneros, logo, se tiver de optar, prefiro o nosso mundo. 

Audiobooks: Sim ou Não
Sei que também esta temática é uma longa discussão entre a comunidade literária. Muitos odeiam audiobooks e consideram que não é ler, outros que sim. Eu estou do lado que adoro audiobooks e sim, conto-os como ler um livro. 

Julgas um livro pela capa?
Acho que, de uma maneira ou de outra, toda a gente julga um livro pela capa. Um livro com uma capa bonita acaba por atrair mais. No entanto, um livro pode ter uma capa muito bonita mas, se a sinopse não me atrair, não compro o livro, de todo. 

Livros adaptados para filmes ou para séries
De uma maneira geral, prefiro a adaptação de livros para filmes. Quando são adaptados para séries, a história costuma ser 'puxada' ao máximo, o que arruína sempre a história. Quando são adaptados para filmes, tem tendência a correr melhor. Logo, adaptação para filme. 

Um filme ou série que prefiras ao livro
Resultado de imagem para pride and prejudice 2005
Penso que nunca vi uma adaptação de um livro que fosse melhor do que o livro. No entanto, uma adaptação que, aos meus olhos, se equipara ao livro, é a adaptação de 2005 de Orgulho e Preconceito, protagonizada pela Keira Knightley e pelo Matthew Macfadyen.


Séries ou apenas um livro
Se eu tivesse de optar por, para o resto da minha vida, ler apenas séries ou standalone's, eu iria ter um sério problema a decidir. Assim de repente, talvez eu optasse por séries, só mesmo para dar tempo às personagens de se desenvolverem, mas não sei se não mudaria de opinião. 

E assim termino mais uma tag. Como de costume, já sabem que, se a tag vos interessar e quiserem responder, sintam-se à vontade. 
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário