sábado, 30 de maio de 2015

Os 13 Porquês - Resenha

Os 13 Porquês

Sinopse: "Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta da sua casa um misterioso pacote com  o seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O rapaz ouve as gravações e dá se conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paixoneta -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."
Nome do livro: Os 13 Porquês
Nome da Autora: Jay Asher
Editora: Atica Editora
Número de páginas: 128 páginas
Resenha: Estava com imensas expectativas quanto a este livro e talvez isso tenha tirado um pouco a magia à história. Porque vendo agora de fora, é realmente um livro espectacular com muita coisa para nos fazer pensar.
O livro conta a história de Hannah que se suicida e deixa fitas dirigidas a 13 pessoas que a levaram a suicidar-se. Só a premissa da história já é muito chamativa é verdade, mas também foi por ela que eu ganhei mais expectativa do que devia.
O problema do livro para mim foram meio que 'períodos mortos', em que o livro estava um bocado chato e parecia que nunca mais andava. Existiam partes sim que me puxavam, mas haviam outras que nem davam vontade de pegar no livro, tanto que eu arrastei a leitura por meses, sim, meses, e o livro nem 150 páginas tem. 
Depois tem outro problema: como uma pessoa que já teve muita merda a acontecer na vida (desculpem a expressão direta), mesmo muita merda, eu não acho que os motivos dela tenham sido assim tão maus, na verdade, acho que quanto à personagem principal, ela até tinha era motivos contrários, mas isso já entra mais na vertente dos spoilers então vou parar antes de falar demais.
É um livro com uma boa história sim, mas acho que o autor a podia ter explorado melhor.
Todos devem ler na mesma, existem muitos gostos diferentes, mas não era algo que eu iria recomendar.

Quotes/Melhores momentos:
  • «Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.»
  • «Traição. É um dos piores sentimentos.» - Página 8
  • «Afinal, quantas vezes temos uma segunda chance? » - Página 10
  • «A verdade é que vocês não se vão esquecer.» - Página 15
  • «A cada lado das fitas, uma velha recordação é virada do avesso. Uma reputação é retorcida, transformando as pessoas em indivíduos que não reconheço.» - Página 56
  • «Eu precisava de tirar uma folga... de mim mesma.» - Página 76
  • «Quando alguém tem uma imagem excepcional, as outras pessoas só estão à espreita para acabar com ela. Estão só à espera aquele defeito fatal aparecer.» - Página 84
  • «Queria que a vida permanecesse bem ali... em pausa.» - Página 105
  • «Irei à escola, atrasada demais para a primeira aula, e passaremos um último dia juntos. A única diferença é que eu saberei que é o último dia. 
    • Vocês não.» - Página 108
  • «Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. 
    • Eu queria morrer.
    • Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério.» - Página 107
  • «E vocês tratarão-me como sempre me trataram. Vocês vão se lembrar da última coisa que me disseram? 
    • (...) Da última coisa que fizeram comigo? 
    • (...) E qual foi a última coisa que eu vos disse? Porque, confiem em mim, quando eu disse sabia que era a última coisa que eu diria na vida.» - Página 108
  • «Eu estava ali por ti, por ti, e tu mandaste-me embora.» - Página 113
  • «-Preciso que a coisa pare.
    • -O que precisa de parar?
    • -Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida.» - Página 114

Sem comentários:

Enviar um comentário