sábado, 30 de maio de 2015

Os 13 Porquês - Resenha

Os 13 Porquês

Sinopse: "Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta da sua casa um misterioso pacote com  o seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O rapaz ouve as gravações e dá se conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paixoneta -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."
Nome do livro: Os 13 Porquês
Nome da Autora: Jay Asher
Editora: Atica Editora
Número de páginas: 128 páginas
Resenha: Estava com imensas expectativas quanto a este livro e talvez isso tenha tirado um pouco a magia à história. 
O livro conta a história de Hannah que, quando se suicida, deixa fitas dirigidas a 13 pessoas que a levaram a suicidar-se. A premissa da história é muito chamativa, mas também foi por ela que eu ganhei mais expectativa do que devia, pois entrei no livro a pensar que íamos ter uma história de luta, para nos tornarmos uma pessoa melhor, aceitando os nossos erros, e não foi nada disso que aconteceu.
Em geral, tive diversos problemas com o livro. Relativamente à história em si, o principal foi mesmo os 'períodos mortos', em que o livro estava um bocado chato e parecia que nunca mais andava. Existiam partes sim que me puxavam, mas haviam outras que nem davam vontade de pegar no livro, tanto que eu arrastei a leitura por meses, e o livro não é assim tão longo.  
Depois tem outro problema: eu não acho que os motivos dela tenham sido assim tão maus, na verdade, acho que quanto à personagem principal, ela até tinha era motivos contrários, mas isso já entra mais na vertente dos spoilers então vou parar antes de falar demais. 
Ao mesmo tempo, não gostei de como a personagem principal, Hannah, planeou toda esta vingança, tornando o seu suicídio em algo minoritário no meio de tudo o que estava a acontecer. 
De uma maneira geral, é um livro com uma boa história sim, mas acho que o autor a podia ter explorado melhor, especialmente a temática em si, em vez de tentar escrever apenas uma história que ficasse bonita. 
Como sabem, eu adoro tirar frases de livros, e o livro em si tem diversas frases que gostei, e estas foram especialmente interessantes pois retrataram o pensamento de alguém que está a planear o fim,  e a dor do processo, mas nem isso foi suficiente para me fazer gostar mais da história. 
Não digo que não deviam ler o livro pois existem muitos gostos diferentes, mas não era algo que eu iria recomendar.

Quotes/Melhores momentos:
  • «Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.»
  • «Traição. É um dos piores sentimentos.» - Página 8
  • «Afinal, quantas vezes temos uma segunda chance? » - Página 10
  • «A verdade é que vocês não se vão esquecer.» - Página 15
  • «A cada lado das fitas, uma velha recordação é virada do avesso. Uma reputação é retorcida, transformando as pessoas em indivíduos que não reconheço.» - Página 56
  • «Eu precisava de tirar uma folga... de mim mesma.» - Página 76
  • «Quando alguém tem uma imagem excepcional, as outras pessoas só estão à espreita para acabar com ela. Estão só à espera aquele defeito fatal aparecer.» - Página 84
  • «Queria que a vida permanecesse bem ali... em pausa.» - Página 105
  • «Irei à escola, atrasada demais para a primeira aula, e passaremos um último dia juntos. A única diferença é que eu saberei que é o último dia. 
    • Vocês não.» - Página 108
  • «Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. 
    • Eu queria morrer.
    • Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério.» - Página 107
  • «E vocês tratarão-me como sempre me trataram. Vocês vão se lembrar da última coisa que me disseram? 
    • (...) Da última coisa que fizeram comigo? 
    • (...) E qual foi a última coisa que eu vos disse? Porque, confiem em mim, quando eu disse sabia que era a última coisa que eu diria na vida.» - Página 108
  • «Eu estava ali por ti, por ti, e tu mandaste-me embora.» - Página 113
  • «-Preciso que a coisa pare.
    • -O que precisa de parar?
    • -Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida.» - Página 114

Sem comentários:

Enviar um comentário