sábado, 15 de março de 2014

TAG Arco-íris Literário

A TAG Arco-Íris Literário, consiste em escolher da nossa estante, um livro que represente cada uma das cores do Arco-Íris, assim sendo:


  • Vermelho
Para a cor vermelha, eu escolhi um livro que tem apenas a lombada vermelha, o livro "Adrian Mole na Crise da Adolescência" de Sue Townsend

 "Em plena adolescência, Adrian Mole continua, no segundo volume desta divertida série, profundamente atormentado pelos dramas e peripécias que se sucedem na sua vida. Como se não bastassem as borbulhas inconvenientes, as intermináveis discussões dos pais e os arrufos com a sua amada Pandora, vê-se, sem aviso prévio, perante a mais inesperada das notícias - vai ter um irmão e... quase em simultâneo, um meio-irmão!! O que poderia acontecer-lhe de pior? Hilariante e enternecedor, Adrian Mole continua a cativar sucessivas gerações de leitores em todo o mundo."
  • Laranja
Para a cor laranja, eu escolhi o livro de "Os Cinco na casa do Mocho", este livro para muitos não é laranja, visto que existe várias edições deste livro. Este livro é de 1977, então é normal haver diferentes edições. 


"A Cada do Mocho é uma estranha e solitária mansão erguida no alto de um monte estranho e isolado, onde apenas habita um banco de mochos. 
Ninguém decerto gostaria de lá viver. E, no entanto, é ali que vamos encontrar prisioneiros os já famosos Cinco. Com eles está o Ricardo, um rapazito filho de um homem que tem muitos inimigos.
Mas como foram os pequenos ali parar? Bom... Tudo começou quando durante as férias da Páscoa, conheceram o Ricardo, que um grupo de patifes quer raptar, para exigir resgate ao pai.
Tendo caído na ratoeira que lhes armaram, é o próprio Ricardo que, depois de vencer o medo, apelando para toda a sua coragem, vai ser o factor decisivo no salvamento de todos."
  • Amarelo
Para a cor amarelo, eu escolhi um livro de Jorge Amado, "Tieta do Agreste". A versão que eu tenho tem a lombada amarela, assim a fugir um bocado para o mais claro, mas continua a ser amarelo.


"Não é por culpa sua que Tietra se vê envolvida nos dramas e nas contradições deste nosso mundo, dramas e contradições onde há tanto de trágico como de grotesco. Não é por culpa sua, nem por culpa do autor, que daí lava as suas mãos. O mundo é o que é, e o escriba limita-se a narrar o que lhes contaram, prevenindo desde logo que não assume qualquer responsabilidade... Mas não deixa de convidar o leitor a tomar posição e a elucidá-lo, se disso for capaz..."
  • Verde
Como livro verde, eu escolhi o mais recente dos livros da minha estante, "Às Vezes o Mar Não Chega" de Sofia Marrecas Ferreira, que é um livro com uma capa super fofa. 


"Ambrósia suspeitou que o sei destino e do das mulheres do Monte das Pedras estavam para sempre ligados ao do Monte do Fidalgo, embora não soubesse exatamente como. Mas era uma coisa assim, um presságio que reconhecia e que pairava no ar, no desenho das estrelas, na respiração da terra, no palpitar das searas, das nuvens do céu, nas lágrimas que entornava e que davam de beber às rãs. Por isso, pensava que Deus a queria ali, grande como um gigante e velha como um século, para olhar pelo futuro das três irmãs e, quem sabe, para protegê-las de si próprias.
Três irmãs apaixonadas pelo mesmo homem. Uma jovem adolescente, Amália, que tem por única companhia a sua boneca Contratempo. Uma cigana centenária, Ambrósia, que tem o coração do tamanho do mundo e é capaz de ler nas suas próprias lágrimas as pulsões mais profundas daqueles que a rodeia."
  • Azul
Para livro de cor azul, eu escolhi "A Noiva do Cowboy", de Patricia Muller, uma escritora portuguesa. Este livro é a continuação do livro "Tu, Eu e o Bairro". Este livro não é totalmente azul, mas a lombada e grande parte da capa, é baseada na cor azul, então escolhi este. A minha edição deste livro inclui um CD com uma música dos Da Weasel (Visto que no livro ela vai aparecer num Videolclip deles), tal como pode ver:

"Do chat para a vida real. Bruno e a Juliana já trocam os nicks por um encontro em carne e osso, as expectativas são altas. O resultado é o que se pode adivinhar. Depois, começam os problemas. Ciúmes, amizade, música, noites. Quem vai sair bem desta história? A Alícia acha que não vai ser ela. Os pais proibiram-na de namorar com o Hugo. É a altura de tomar decisões. O que fazem hoje determina o que vão ter amanhã. Neste segundo volume da colecção aranha verde, o tempo não pára."
  • Azul Anil
Eu não sabia bem que cor era o azul anil, então eu penso que seja algo entre o azul escuro e o roxo, e que melhor livro dessa cor além do incrível "Ponte para Terabithia" da Katherine Paterson?!

"A Leslie chamou 'Terabithia' à sua terra secreta e emprestou ao Jess todos os livros que tinha sobre Nárnia, para que ele aprendesse como as coisas se passavam nos reinos mágicos... 
Esta é a história de uma amizade que muda as vidas da Leslie e do Jess, dois estudantes do quinto ano que acreditam que no coração do bosque existe um mundo de aventuras chamado 'Terabithia'. Um romance de aventuras e amizade que se transformou num clássico da literatura Norte-Americana."
  • Violeta
Para a cor violeta eu podia escolher entre vários livros, mas este é o mais relacionado com o violeta, o livro "Ainda sonho contigo" da Fannie Flagg.

"Brenda telefona eufórica a Maggie. À cidade americana onde vivem, vem um espectáculo turco com que sonham há anos. Brenda tem dois bilhetes e quer que Maggie vá com ela. Maggie bem tenta recusar, mas Brenda diz que ela tem de ir e desliga. Maggie ainda pensa ligar de volta, mas como é que diria a uma querida amiga que nesse dia já estará morta porque vai suicidar-se? Que mal faria se adiasse o suicídio por um dia e fosse ver o espectáculo antes de se matar?
Maggie já concorreu a Miss America. Agora é a melhor vendedora de casas da cidade. Talvez por isso pareça sempre tão feliz. Mas o melhor da sua vida passou e vive sozinha. No jardim, gostaria de ouvir os risos de dois ou três filhos, mas não tem nenhum. Para quê, então, continuar a viver?
Ainda Sonho Contigo é o romance em que descobrimos que todos, mortos ou vivos, temos um segredo. Um romance de coragem e mistério, contado com um humor encantador. Maggie, protagonista deste romance, com data marcada para se suicidar, é a mulher por cuja ternura e humanidade todos nos vamos apaixonar."


E é isto, espero que tenham gostado.
A TAG foi criada pelo ArrictineReads (Veja o vídeo Aqui)
Se fizer esta TAG, deixe o link nos comentários para eu dar uma espreitadela. E se souberem uma tag literária, digam-me por favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário